O sistema de descarga em um vaso sanitário é um item de grande importância no banheiro de uma casa, afinal ele cumpre um papel importante para a higiene das pessoas. Há basicamente três tipos de acionamentos de descargas e cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Veja abaixo a análise e os exemplos de cada um.
A válvula de descarga é um modelo que já foi muito usada no Brasil e de certa forma ainda é. O mecanismo é instalado na parede por onde passa o cano de água que dá acesso ao vaso sanitário, desta forma, quando acionado ele libera a passagem da água permitindo a descarga no vaso, em seguida ele fecha a passagem da água e assim evita o vazamento e o consequente desperdício.
Este tipo de banheiro foi um dos mais utilizados até a chegada dos vasos com caixa acoplada. Embora tenha caído um pouco em desuso, ainda é possível encontrar este modelo para vender. O vaso sanitário da válvula geralmente tem um tamanho menor, já que a válvula de descarga está embutida na parede. No entanto, o grande problema com este modelo é que, para realizar qualquer tipo de manutenção, é necessário quebrar a parede para alcançar o tubo. Outra desvantagem do vaso sanitário com válvula é o alto consumo de água, já que cada descarga pode consumir até 14 litros de água potável. Mas pode ser uma boa saída se o banheiro for muito pequeno.
Veja aqui exemplos de válvulas de descarga
A caixa é usada quando não foi feito a tubulação de água dentro da parede e para evitar quebrar a parede, coloca-se uma caixa para armazenar a água e quando necessário puxa-se uma cordinha que abre a parte de baixo da caixa liberando a água para a descarga. Este modelo é mais usado em banheiros improvisados.
O banheiro com caixa anexa é um dos mais utilizados atualmente.Eles estão disponíveis em inúmeros modelos, cores e marcas diferentes.A vantagem disso em relação à embarcação com válvula embutida é a facilidade de manutenção e economia de água, principalmente nos modelos que possuem duas opções de descarga: 3 e 6 litros.A desvantagem é que ela tende a ser maior que o modelo anterior, ocupando mais espaço dentro do banheiro.
Veja aqui exemplos de caixa de descarga
Este é o modelo mais usado hoje. A caixa que armazena a água para a descarga fica acoplada ao vaso e o acionamento é feito por uma válvula na parte superior da caixa. Hoje, ela conta inclusive com acionador duplo que permite liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga.
Veja aqui exemplos de caixa acoplada
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega