Dicas e informações sobre casa e construção

Descarga com válvula, caixa acoplada e caixa de descarga

Conheça as vantagens e desvantagens de descarga com válvula, caixa acoplada e caixa de descarga. Veja a nossa análise o os exemplos de cada um desses produtos para o vaso sanitário.

O sistema de descarga em um vaso sanitário é um item de grande importância no banheiro de uma casa, afinal ele cumpre um papel importante para a higiene das pessoas. Há basicamente três tipos de acionamentos de descargas e cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Veja abaixo a análise e os exemplos de cada um.

Descarga com válvula

A válvula de descarga é um modelo que já foi muito usada no Brasil e de certa forma ainda é. O mecanismo é instalado na parede por onde passa o cano de água que dá acesso ao vaso sanitário, desta forma, quando acionado ele libera a passagem da água permitindo a descarga no vaso, em seguida ele fecha a passagem da água e assim evita o vazamento e o consequente desperdício.

  • Vantagem: É uma descarga com boa pressão de água.
  • Desvantagens: Gasta mais água e é mais difícil de fazem manutenção.

Banheiros com válvula

Este tipo de banheiro foi um dos mais utilizados até a chegada dos vasos com caixa acoplada.Embora tenha caído um pouco em desuso, ainda é possível encontrar este modelo para vender.O vaso sanitário da válvula geralmente tem um tamanho menor,já que a válvula de descarga está embutida na parede.No entanto,o grande problema com este modelo é que, para realizar qualquer tipo de manutenção, é necessário quebrar a parede para alcançar o tubo.Outra desvantagem do vaso sanitário com válvula é o alto consumo de água, já que cada descarga pode consumir até 14 litros de água potável.Mas pode ser uma boa saída se o banheiro for muito pequeno.

Veja aqui exemplos de válvulas de descarga

Caixa de descarga

A caixa é usada quando não foi feito a tubulação de água dentro da parede e para evitar quebrar a parede, coloca-se uma caixa para armazenar a água e quando necessário puxa-se uma cordinha que abre a parte de baixo da caixa liberando a água para a descarga. Este modelo é mais usado em banheiros improvisados.

  • Vantagem: Não é necessário quebrar a parede e quase não dá manutenção.
  • Desvantagens: Faz muito barulho ao acionar a descarga e fica com uma estética ruim, já que a caixa e o cano da descarga ficam aparente.

O banheiro com caixa anexa é um dos mais utilizados atualmente.Eles estão disponíveis em inúmeros modelos,cores e marcas diferentes.A vantagem disso em relação à embarcação com válvula embutida é a facilidade de manutenção e economia de água, principalmente nos modelos que possuem duas opções de descarga: 3 e 6 litros.A desvantagem é que ela tende a ser maior que o modelo anterior,ocupando mais espaço dentro do banheiro.

Veja aqui exemplos de caixa de descarga

Caixa acoplada

Este é o modelo mais usado hoje. A caixa que armazena a água para a descarga fica acoplada ao vaso e o acionamento é feito por uma válvula na parte superior da caixa. Hoje, ela conta inclusive com acionador duplo que permite liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga.

  • Vantagens: É moderna, tem acionador duplo e fácil manutenção.
  • Desvantagem: Não dá muita pressão na descarga e portanto em alguns casos é preciso acionar uma segunda vez para limpar todos os dejetos.

 

Veja aqui exemplos de caixa acoplada

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade