Som alto do vizinho. Como resolver o problema do barulho com vizinhos?

O que fazer quando o vizinho não respeita e coloca o som muito alto? Casas noturnas, salões de festas, chácaras, entre outros. Quais as ações que podem ser tomadas contra o barulho?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 em seu artigo XII declara o seguinte:

Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Bem, diante desse e outros é possível afirmar que sua casa é território inviolável. A constituição brasileira também ressalta isso. Inviolável não só por acesso físico como também por ondas sonoras indesejáveis, como os famosos barulhos de som alto de vizinhos, sejam eles residências, salões de festas, entre outros.

Ter vizinhos barulhentos é algo que desagrada a muitos e creio que seja um dos maiores motivos de desavenças entre moradores próximos. Mas a questão é como resolver o problema do barulho com vizinhos? Como já passei por isso, creio que as alternativas abaixo devem ser consideradas para solucionar este incômodo problema.

vizinhos burulhentos som alto

Conversa amigável

Resolver as coisas pelo diálogo sempre foi a maneira mais barata, simples e que gera menos desgastes para todos. Há casos de pessoas que talvez não tenha a consciência do problema que estão gerando ou ainda tenham um pouco de respeito em si mesmo que poderia levá-los a mudar suas atitudes quando informados de maneira clara e educada de que estão causando algum tipo de perturbação social.

Este foi o caso que aconteceu comigo, pois tinha um vizinho que me perturbava muito com o som na casa dele. Isto aconteceu depois que comprei uma casa e me mudei para ela e ele já morava lá. Esperei um tempo na esperança de que ele passasse a ouvir músicas mais baixas em função de ter um novo vizinho, mas isso não aconteceu. Então falei com ele e expliquei que estava havendo um problema, ele entendeu e mudou o comportamento, embora sua esposa não tenha gostado muito.

Reclamação com as autoridades

Se a primeira opção não resolver, você tem o direito de ir falar com as autoridades competentes. Neste caso é importante analisar quem é seu vizinho. Se for um bar, casa de shows, salão de festas, etc, o melhor caminho é pela prefeitura que é responsável por fornecer os alvarás de funcionamento. A polícia militar também pode ser acionada em casos extremos. Existe ainda a promotoria pública que também poderá ajudar no caso.

Soluções acústicas

Para quem não quer ir pelo caminho das autoridades, já que nem sempre o problema é resolvido efetivamente por eles, é importante avaliar se alguma solução acústica não poderia ser adotada para minimizar os efeitos do som emitido pelo vizinho.

Eu procurei na época soluções desse tipo, conversei com arquitetos e especialistas em engenharia do som e vários apontaram algumas alternativas. O que notei é que nenhuma resolvia todo o problema, mas minimizava e os custos com adaptações no imóvel não me parecia muito atraentes.

Algumas soluções que encontrei foi:

Mudança de endereço

Por fim se nada do que foi dito acima funcionar e o problema do som alto for insustentável, a única alternativa que resta é mudar de endereço. Claro que o ideal seria o vizinho mudar, mas nem sempre isso acontece. Mudar por causa de vizinhos é algo bastante comum e certamente muitos têm tomado este caminho.

O que você precisa ficar atento é para não mudar para outro local que tenha o mesmo problema. Para isso pense em algumas coisas:




Uma resposta para “Som alto do vizinho. Como resolver o problema do barulho com vizinhos?”

  1. Luiz Oliveira disse:

    Já tive que mudar de dois imóveis por causa do barulho, música com aparelhagem de som pesado, e no último volume.
    Denunciar a SEMA, um dia funciona, outro não, e os fins de semanas que deveriam ser de descanso, vira inferno.
    Em diversas viagens a Itália em várias cidades, e também outros países, que já fiquei em longas temporadas como o Chile e a Inglaterra.
    Vemos como é diferente, mesmo em grandes cidades a noite o silêncio é total !!
    Eu e minha família juntamos mais este problema aos outros do Brasil.
    E decidimos.
    Estamos indo embora do país que nascemos !
    Já até compramos um apartamento, na Itália, e nossos filhos foram primeiro, já estão estudando na faculdade.
    Mais alguns anos consigo finalizar nossos negócios por aqui e adeus Brasil !!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade