Dicas e informações sobre casa e construção

Placa de eucatex ou madeira para painel de ferramentas?

Veja algumas dicas de como montar um bom painel de ferramentas para uso em casa visando organizar ferramentas e demais objetos de uso comum no dia a dia.

É verdade que existem pessoas mais ativas que outras, são aquelas do tipo faz tudo, mas há aqueles casos que paga até para trocar lâmpadas.

Ter ferramentas em casa é uma coisa necessária, afinal é comum surgirem necessidades no dia a dia em que envolvam a necessidade de chaves e outras ferramentas para fazer pequenos consertos.

Uma coisa é ter muitas ferramentas, outra é onde e como guardar para quando precisar, elas estejam de fácil alcance. Assim, existem várias formas de manter esta organização e uma das mais comuns é ter um painel onde elas possam ser penduradas e assim ficar visivelmente acessíveis.

Painel de ferramentas

Quando você vai a uma oficina mecânica por exemplo, já deve ter notado que um ponto forte da oficina é como as ferramentas são organizadas e creio que a maioria opta pelo painel de ferramentas na parede.

Este método é muito bom e pode ser aplicado em casa também. Mas como fazê-lo e qual material é mais indicado?

Há pelo menos três boas opções para uso doméstico, vamos assim dizer:

Painel de madeira

Um painel de madeira pode ser uma boa opção, porém não é o mais barato. Ele pode ser do tipo canelado que é mais indicado para colocar os suportes, como é feito em lojas, por exemplo. Mas pode ser feito de madeira mesmo, seguindo outros modelos.

Painel de palete

Seguindo uma linha mais rústica é possível criar o painel de ferramentas com palete de madeira. É uma ideia interessante e econômica, mas precisa de um pouco de criatividade para fazer um painel interessante.

Painel de placa Eucatex

Outra boa alternativa são as placas de Eucatex que é talvez a opção mais simples, rápida e econômica de fazer um painel de ferramentas em casa.

Fiz isso em minha casa, pois tinha construído um quarto para guardar objetos e comprei uma placa de Eucatex daquelas que já vem furadinha e fixei na parede com suportes de MDF. Feito isso, bastou comprar os suportes de ferro que são baratinhos e fixa-los nos furinhos da placa.

Pronto. Agora é só pendurar as ferramentas

Um detalhe importante é que esta placa apesar de ter suas vantagens é fraca e se for pendurar muita coisa pesada, pode ser que ela não suporte. Neste caso a fixação dela na parede precisar ser mais bem feita também.

Madeira ou Eucatex?

Como visto acima, ambas podem ser usadas e ambas têm suas vantagens.

Creio que a madeira é mais indicada para situações onde será colocado muita coisa e com mais peso ou onde você deseja planejar o painel para tipos diferentes de ferramentas.

O Eucatex ganha pela praticidade e simplicidade de colocação ou até de uso, mas não é indicada para muito peso.

Conclusão

O importante é alisar bem a sua necessidade e optar pelo modelo mais adequado para criar um painel de ferramentas que seja útil e ajude na organização das suas ferramentas e demais objetos de uso comum no dia a dia.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade