Dicas e informações sobre casa e construção

O que é TV Smart? Ela tem Netflix e Youtube?

Veja uma análise sobre os novos modelos de televisores chamados de Smart TV, os benefícios e as principais características como aplicativos Youtube, Netflix, Spotfy, Facebook Watch e o acesso a internet para reprodução de conteúdo.

Desde a sua invenção os aparelhos de televisão já passaram por muitas mudanças até chegar nos modelos atuais que temos hoje. Desde os modelos de tubo com imagens em preto e branco até as Smart TV com altíssima tecnologia de hoje, as diferenças são muito significativas.

Nos últimos tempos os aparelhos de TV incorporaram diversas tecnologias, bem como materiais e métodos de fabricação que deixou para trás a ideia de uma interação passiva onde a pessoa que sentava no sofá era um telespectador, como é mais conhecido. Hoje, ele é um usuário e isto tem muita diferença.

TV LCD, plasma, LED e mais recentemente as Smart TV. Todos esses termos diz respeito a algum tipo de evolução e nada indica que a coisa vai parar por aí.

Aplicativos Netflix Youtube smarttv

O que é uma TV Smart?

De maneira bastante simplificada, podemos dizer que uma Smart TV é um aparelho de televisão que tem sistema operacional, que pode se conectar a internet e com isso ela consegue executar aplicativos independentes, assim como acontece nos dispositivos de celulares, tabletes e similares.

As Smart TV vendo do mesmo conceito do smartphone, este último poderíamos definir como um celular que tem sistema operacional, assim o conceito pode ser aplicado também a TV como sendo um aparelho de TV que tem um sistema operacional próprio e pode ser conectado à internet, da mesma forma que um smartphone também pode ser conectado à internet.

Aplicativos

Se uma TV pode ser conectado à internet, é preciso de aplicativos instalados nela para poder explorar os recursos que a internet disponibiliza. Assim o fato dela ser possível a conexão internet é apenas o primeiro passo que a torna um modelo smart, pois sem os aplicativos isso não traria benefício algum.

Da mesma forma que o seu celular sem usar aplicativos, não traria nenhuma vantagem de estar conectado à internet.

Existem diversos tipos de aplicativos desenvolvidos para as TVs do tipo smart, dentre eles podemos destacar Netflix, YouTube, Spotify, dentre outros. Abaixo uma relação de alguns dos mais comuns:

  • Netflix: Netflix é o sistema de vídeos on-demand onde você consegue assistir filmes, documentários e séries acessando o catálogo disponível. O serviço é pago e pode ser acessado pela Smart TV, pelo celular ou pelo computador.
  • YouTube: o YouTube é o tradicional serviço de vídeo na internet que ficou muito popular nos últimos anos. A novidade é que existe um aplicativo dele para TV e o mesmo conteúdo que você acessa no seu computador ou celular, você pode acessar nas TV Smart.
  • Spotify: outro aplicativo muito famoso é o Spotify que é baseado no serviço de música e que tem versão também para TV. Assim se você quiser ouvir a suas músicas preferidas na sua TV basta acessar o aplicativo. Lembrando que ele tem uma versão gratuita e uma paga.
  • Globosat e Globo Play: outro aplicativo bastante comum é o Globo Play que disponibiliza o conteúdo da TV Globo para os aplicativos e assim você pode ver os programas anteriores. Se você é assinante de alguma TV por assinatura, poderá instalar o Globosat para ter acesso aos canais pagos da Globo, como o GNT, SporTV, Globosat Mais e outros.
  • Facebook Watch: Sim, existe também o aplicativo do Facebook, mas ele é voltado para a exibição dos vídeos que estão disponíveis na rede social, através da opção Watch. Quando você posta um vídeo no Facebook, ele coloca neste sistema de vídeo deles, que funciona de forma bem parecido com o Youtube.
  • Navegador: Ela tem também um aplicativo que um navegador para você acessar sites, assim como ocorre no seu celular ou computador. Eu não gosto, pois é muito difícil fazer isto pelo controle remoto, exceto se você conectar um teclado e mouse sem fio para fazer o controle. Também, o navegador é bem ruim, pelo menos o da minha TV é.
  • Outros aplicativos: Existem muitos outros aplicativos que podem ser diferentes de acordo com o modelo de cada TV. Dentre os mais comuns destacamos ainda o Fox, BBC News, Kids, Telecine, Fox Sports, dentre outros.

Conexão com a internet

Conforme explicado uma das principais características das TV Smart é o fato dela poder se conectar à internet e isto pode ser feito de pelo menos de três formas diferentes, sendo através do Wi-Fi, cabo ou de dispositivos de conexão.

1. Wi-Fi

Os modelos smarts conseguem conectar no Wi-Fi da sua casa da mesma forma que o seu celular conecta, portanto, uma vez que ela esteja ligada ela irá procurar pelo sinal do Wi-Fi e abrirá na tela as opções de conexão de maneira muito similar ao que acontece no seu celular quando você deseja conectar a uma rede disponível.

Pelo menos na minha casa esse modelo de conexão não funcionou muito bem, talvez porque a minha internet não seja das melhores e também pelo fato do roteador ficar um pouquinho longe da TV. Se o seu roteador estiver próximo da TV e a conexão for boa, acredito que esta seja a opção mais recomendada pra você fazer a conexão.

2. Cabo

Quando Wi-Fi não for uma opção viável, a alternativa é você puxar um cabo de rede do roteador até a TV isto funciona muito bem.

Foi o que eu fiz aqui em casa, como Wi-Fi estava tendo muitos problemas, passei um cabo de rede saindo do roteador e conectando direto na TV. Esse método é o que as empresas normalmente usam para conectar os computadores na sua rede local e tem uma estabilidade incrível. No meu caso deu tenho bastante trabalho pra passar o cabo, por questões estruturais, mas se você tiver inclusive construindo sua casa ou reformando, pense nisso e deixe um cabo passado para todos os pontos da TV.

3. Dispositivos de conexão

Esta não é uma forma convencional de conectar sua TV internet, na verdade ela é usada quando a sua TV não é smart e você quer reproduzir nela conteúdo da internet. Aí você utiliza um dispositivo que liga a TV e a internet, como é o caso do Chromecast ou do Android TV, por exemplo.

Existem outros modelos também, mas o Chromecast se tornou bastante conhecido e o que ele faz basicamente é transferir um vídeo do seu celular para ser reproduzido na televisão. Isso não faz dela necessariamente uma TV smart, mas consegue emular um acesso mediado a internet. O Android TV melhora um pouco isso, mas na prática faz a mesma coisa, ou seja, ele é um dispositivo que conecta a internet e transfere os vídeos para a reprodução na TV. Parecido com os consoles de videogames, como o X-BOX, por exemplo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade