Quando precisei vender a minha casa, tinha em mente comprar outro imóvel para morar, mas optamos por comprar um apartamento que não estava totalmente terminado, isto é, estava no padrão de entrega das construtoras.
Normalmente as construtoras entregam o apartamento com acabamento nas áreas molhadas apenas, isto é, cozinha, banheiros e sacada. No restante, apenas no contrapiso.
Isto significa que você precisa colocar piso, fazer a infraestrutura para ar-condicionado, instalar aquecedor de gás, colocar gesso, instalar a iluminação, pintura, móveis planejados, etc.
Tudo isso demanda tempo e como tínhamos de entregar a casa que vendemos a opção foi alugar um espaço para guardar os móveis e objetos até que o apartamento ficasse pronto.
O termo guarda tudo é o que estou usando aqui, mas ele pode ter outros nomes. Na prática, são espaços que existem em algumas cidades destinados a locação temporária para fins de guarda de móveis e objetos em geral.
Aqui na minha cidade encontrei um desses espaços que é um barracão e dentro dele vários boxes feitos de containers (acho). Mas eles podem ser literalmente containers também. Aqui, pelo visto a pessoa utilizou os containers, mas fez algumas adaptações, como remover o teto e a base deles, aproveitando mais as partes laterais.
Eu paguei R$ 300,00 por mês para usar um desses boxes que tinha um tamanho de 2 metros de largura, 4 metros de comprimento e 3 metros de altura. Com isso, foi o suficiente para caber as minhas coisas.
O contrato era flexível e como eu usei por pouco tempo, nem chegamos a formalizar um contrato em papel.
Em tese qualquer coisa. No meu caso foram alguns móveis, já que boa parte ficou na casa. Além disso eletrodomésticos e os objetos pessoais de casa que foram embalados em caixas e etc. Na verdade eu levei quase toda a minha mudança para lá.
Pelo menos no meu caso não houve nenhum tipo de restrição ou imposição de algo que não pudesse ser guardado no box.
Sim, esta foi uma possibilidade que consideramos, afinal no box foi possível guardar as coisas, mas eu, minha esposa e meu filho tivemos de ir para um hotel. Com o aluguel de uma casa, seria mais cômodo já que poderíamos morar nela e guardar e usar os móveis ao mesmo tempo.
A grande dificuldade que encontramos foi conseguir fazer a locação temporária de casa. Nós precisávamos para um período muito curto, algo em torno de dois meses e ai as pessoas que tinham casa ou apartamento para alugar não quiseram fazer a locação.
Chegamos a conversar com algumas pessoas e ver alguns imóveis, mas não deu certo.
Não sei dizer ao certo, mas acredito que não. É mais provável que você encontre este tipo de serviço nas cidades de médio e grande porte, até por uma questão de demanda. De qualquer forma, caso você precisar, vale a pena procurar em sua cidade.
Procure por “guarda tudo”, “guarda objetos”, “guarda móveis”, “locação de boxes”, “locação de containers” ou termos similares. Se existir é possível que você encontre.
Esta é uma ótima pergunta e de fato precisa ser levado em conta. No meu caso, o espaço que continha os boxes ficava dentro de um condomínio fechado e com isso a segurança era um pouco melhor, uma vez que o acesso era controlado.
Inclusive, eu tinha restrição de dias e horários para poder acessar o espaço. Só era possível nos dias de semana, das 08 horas às 17 horas.
Caso você encontre um desses espaços em sua cidade, vale muito a pena avaliar a localização dele, bem como as condições gerais para determinar se é seguro ou não usar o espaço.
De maneira geral, eu achei que valeu muito a pena e que caso precisar, eu usaria novamente, pois foi de grande valia para mim.
O ponto ruim é que como tivemos de ir para um hotel, acabou ficando bem caro, pois os custos de estadia para três pessoas em hotel, fica bem salgado se você ficar muito tempo, como foi o nosso caso.