Dicas e informações sobre casa e construção

Dessalinização da água do mar para beber e outros usos

Veja neste artigo como é o processo de dessalinização da água do mar, como ele funciona e os principais benefícios que ele pode trazer a população. Veja também que a água que passou pelo processo de dessalinização pode ser utilizada para vários fins.

A água é um dos bens mais preciosos que há na natureza, sendo utilizado na realização de diversas tarefas todos os dias, e onde o ser humano estabelece uma relação de necessidade, sendo essencial ter água para beber, lavar, cozinhar, entre diversos outros tipos de funções do dia a dia, sem falar que o nosso próprio corpo não resistiria cerca de 5 dias sem a ingestão de líquidos, principalmente água.

Um dos processos onde há o tratamento de água para uso no dia a dia é a dessalinização, bastante usual, mas pouco difundido devido o alto preço que ele demanda com aparelhagem e organização do processo buscando sucesso em sua finalização.

A ideia de trabalhar a dessalinização, que é a retirada do sal da água do mar, foi pensada devido a escassez que a água doce se apresenta no planeta Terra, mostrando que em determinado momento pode se tornar necessário buscar outras formas de captação de água que não seja apenas pela água doce natural, mas pela salgada tratada com a retirada do sal que nela há.

Você sabe o que o processo de dessalinização, seus benefícios e finalidades? Se não, está no post certo. Hoje iremos falar um pouco sobre para você e te deixar por dentro desse assunto. Vamos lá!

O processo de dessalinização da água do mar

O processo de dessalinização da água do mar se trata da retirada de sal da água que se encontra presente nos oceanos, com a oportunidade de utilização de outras formas de captação de água, uma vez que no planeta Terra a maior quantidade de água existente não é doce, e sim salgada.

A água doce represente apenas cerca de 3,5% de toda a água presente na Terra, precisando assim de trabalhar formas de economia, sendo uma ideia necessária e bem difundida há muitos anos, mas com o passar do tempo se tornou necessário também pensar novas formas de tratamento de água, assim a preocupação com uma futura escassez desse recurso seria em menor impacto.

O processo pensando foi o de dessalinização, mas que ainda se encontra como algo distante porque, no desenvolvimento que hoje apresenta, traz uma necessidade de investimento muito alto para que o processo possa ser de qualidade.

Algumas características:

  • Apesar de viável é a água mais cara que temos. Em Israel o custo de um metro cúbico de água dessalinizada do mar gira em torno de 1 dólar;
  • Não deve ser a primeira opção, pois primeiro é preciso investir em evitar o desperdício e aproveitar ao máximo as outras fontes, como a água da chuva;
  • Existem outros processo de purificação, como a reutilização da água dos esgotos, que embora diferente quanto a origem, tem processo parecido;
  • Alguns países do Oriente Médio e da Oceania investem muito neste tipo de tecnologia, pelo fato de terem um volume de chuva muito baixo por ano.

Como funciona a dessalinização?

A dessalinização é um processo bem complicado, mas que trabalha especificamente com a captação de água do mar que passa por processos em equipamentos que trabalham com tecnologia de ponta, trabalhando em prol da retirada de grandes quantidades de sal dessa água.

Porém, para a retirada do sal da água do mar, não é submetido apenas um processo simples, mas sim uma série deles que após minuciosas observações e adequações necessárias se torna a água que conhecemos por água dessalinizada, utilizada para atividades em casas e outros espaços, mas que mesmo sendo indicada para beber deixa ainda essa ultima tarefa sobre encargo da água doce do planeta, enquanto ainda se encontra relativamente em boa quantidade.

Veja abaixo um vídeo que mostra como funciona o processo de purificar a água do mar em Israel:

Benefícios do processo de dessalinização

Os principais benefícios do processo de dessalinização se encontram na captação de outras formas de água, uma vez que a água “naturalmente pronta” para o consumo, que é a água doce, se encontra em menor quantidade na Terra e assim podem chegar a apresentar escassez em algumas regiões devido a distribuição natural desfavorecer alguns locais, ou ainda pelo mal uso, sem cuidados com economia, que causam a escassez de água e trazem os problemas decorridos dessa situação.

Para que serve a água que passou pelo processo de dessalinização pode ser utilizada?

A água que passou pelo processo de dessalinização pode ser usada para diversos fins, pois após tratada devidamente ela tem a oportunidade de ser consumida para beber, lavar, cozinhar, e os mais diferentes fins que a água é aplicada hoje em dia.

Pode ser usada também na agricultura, já que a irrigação é um dos maiores consumidores de água doce que temos.

Em linhas gerais, enquanto o processo ainda é bem caro e se encontra centrado em regiões específicas, a água doce é a opção correta, levando em consideração medidas de economia desse recurso. A ideia é que não se precise usar a água salgada dessalinizada para os fins convencionais, mas se isso ocorrer será de forma gradativa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade