Vazamento de gás, casinha de gás e cuidados com o botijão

O que fazer em caso de vazamento de gás? Veja as dicas do corpo de bombeiros e os cuidados que devem ser tomados para a instalação do botijão e o correto manuseio e uso dele.

A fatalidade que ocorreu com a neta do famoso pintor brasileiro Cândido Portinari expos um problema que sempre mereceu muita atenção e cuidados, o vazamento de gás. Segundo a notícia (leia aqui), a suspeita é que a moça tenha morrido em função do vazamento de gás do aquecedor que estava dentro do banheiro, mas em todas as residências existe o botijão de gás de cozinha ou o gás encanado ou da rua.

Botijão de gás

O botijão de gás é relativamente seguro e dada a quantidade de uso, muito pouco se ouve falar de acidentes com este tipo de artefato, mas se usado incorretamente ou diante de algumas situações hipotéticas, pode ser altamente perigoso. Casos de vazamento de gás, batida forte no botijão ou exposição dele dentro da residência são itens que merecem cuidados.

Casinha de gás

Um método bastante comum para minimizar problemas com vazamento e possíveis acidentes com gás é construir uma casinha externa e colocar ali o botijão. A ideia é tirá-lo de dentro da cozinha e na parte externa a ventilação é maior e em caso de acidentes, em tese, os danos podem ser menores.

Dicas de segurança

Veja abaixo algumas dicas de segurança relacionados a mangueira do gás, registro e outros itens. As dicas são do corpo de bombeiros e podem ser conferidas na íntegra no vídeo abaixo:

O que fazer em caso de vazamento de gás

Se perceber o vazamento de gás, especialmente se este estiver dentro de casa, siga os procedimentos abaixo:

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade