Dicas e informações sobre casa e construção

O que é a sacada em uma casa ou apartamento?

Veja neste artigo a definição da sacada em uma casa ou apartamento e as principais finalidades dela, como descanso, leitura, secar roupas e outras. Veja o artigo a seguir.

A sacada é um adicional em alvenaria feito em torno de portas ou janelas em uma construção qualquer seja uma casa ou um apartamento. Os melhores exemplos são na verdade de apartamentos, já que as portas e janelas precisam de um espaço externo.Sacadas são frequentemente usadas como extensões para o espaço interno.A parede que separa as duas áreas pode ser removida,mas isso significa que a sacada teria que ser fechada.Muitas pessoas mantêm plantas envasadas na varanda, transformando-a em um pequeno jardim,uma bela adição a um apartamento.Mas se a varanda estiver conectada à cozinha, por exemplo, ela também pode ser usada para guardar  grandes aparelhos,como a máquina de lavar roupa.Uma sacada é uma plataforma que se projeta da parede de um prédio, apoiada por colunas ou suportes de console,e fechada por uma balaustrada geralmente acima do térreo.”

Acessibilidade

A sacada está sempre conectada a pelo menos um cômodo da casa ou apartamento.Normalmente,é uma extensão do espaço, mas também há casos em que a sacada está ligada ao quarto ou à cozinha.Em qualquer caso,você sempre tem que passar por um quarto para chegar à sacada.

A sacada tem várias finalidades que pode ser:

sacada de apartamento

Descanso

A sacada é um local para descanso no final da tarde ou a noite. Em dias quentes, por exemplo é um local bastante agradável durante a noite. Pode ser útil para conversas ou simplesmente apreciar a paisagem. Em cidades litorâneas, os apartamentos que dão frente para o mar são bastante valorizados dada a vista que eles proporcionam da sacada.

Leitura

Pode ser útil para leitura e estudo, especialmente quando o apartamento for pequeno e as dependências internas não proporcionar um local adequado para a leitura.

Secar roupas

Muitos usam para outras finalidades como secar roupas. Os apartamentos enfrentam um sério problema de espaço para esse tipo de serviço e em alguns casos a sacada pode ajudar a resolver este caso. Quando uma pessoa usar a sacada para secar roupas, por exemplo, precisa certificar que elas estejam bem presas para evitar de sair voando.

Entre outras finalidades.

Portanto, as sacadas "têm" uma grande responsabilidade:elas fornecem tanto sol quanto abrigo (varandas clássicas têm um teto próprio,conhecido como loggia);e eles fornecem acesso ao ar fresco através de portas com persianas.A sacada fechada cria uma ponte entre o interior e o exterior,protegendo os ocupantes das tempestades.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade