Dicas e informações sobre casa e construção

É possível renegociar a dívida de um financiamento com a Caixa?

Existe possibilidade de renegociar uma dívida de um imóvel que foi financiado pela Caixa e agora está com as prestações atrasadas? Como proceder para enviar uma proposta à Caixa?

Comprar uma casa, financiá-la pela Caixa e pegar as prestações. Este é o ciclo da compra da casa própria para milhares de brasileiros que não tem dinheiro para pagar a vista o imóvel que precisam para morar ele e sua família. Mas nem sempre as coisas dão certo e no meio do caminho poderá ocorrer imprevistos e as vezes as prestações deixam de serem pagas para o uso do dinheiro em outros fins. Independente do motivo, nesses casos a pessoa estará em inadimplência com a Caixa e este problema poderá ser complicado se não for resolvido.

Problemas com dívidas

O que acontece se uma dívida não for renegociada?

Como descrito acima o não pagamento das prestações irá acarretar uma dívida que se não for renegociada levará a Caixa a executar a dívida e para isso a consequência lógica é a venda do imóvel através do leilão para o pagamento da dívida. Você já deve conhecer o famoso leilão de imóveis da Caixa, né? Pois é!

Você pode dar uma olhada nos imóveis que estão a venda para leilão aqui: https://www1.caixa.gov.br/simov/index.asp

A dívida é renegociável

Sim. Em essência e salvo em certas circunstâncias, toda dívida é renegociável. Os contratos da Caixa seguem esta mesma linha e podem ser renegociados. Mas a Caixa não estabelece quais os parâmetros exigidos para que uma negociação ocorra, ela se limita a oferecer uma página com informações e formulário onde você poderá enviar sua proposta de renegociação, este formulário pode ser acessado aqui: https://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/renegociacao-dividas. A verdade é que cada caso é uma caso e por isso talvez não seja possível criar parâmetros mensuráveis para cada caso. Uma coisa é certa, para que uma renegociação ocorra duas coisas precisam existir: a dívida e a vontade do cliente em resolver o problema.

Outro caminho seria você procurar diretamente a agência da Caixa onde foi feito o financiamento e falar com o seu gerente que irá analisar seu contrato e você poderá fazer uma proposta diretamente a ele.

Devo entrar na justiça?

Não antes de procurar uma agência da Caixa e tentar uma renegociação. O vídeo abaixo explica o problema que pode ser entrar na justiça, pois poderá levar muitos anos devido ao volume de processos desta natureza.

Algumas perguntas

Tentei fazer online e não gostei das opções, o que posso fazer?

Você poderá ligar no 0800 da Caixa e tentar melhorar a renegociação. O telefone para este tipo de contato é: 0800 726 8068. Opcionalmente você poderá procurar a gerência da sua conta e tentar resolver diretamente com eles.

Ao renegociar, posso aumentar o prazo de pagamento?

Em muitos casos isto é possível, mas vai depender de inúmeros parâmetros, como a quantidade de prestações que foram pagas, o tamanho da dívida, suas próprias condições, entre outras. Então cada caso é um caso.

Se eu renegociar, mas ainda assim não pagar, o que acontece?

Se você não honrar os pagamentos nem justificar isso, infelizmente a Caixa vai levar seu imóvel a leilão. Por isso é importante renegociar e fazer de uma forma que você realmente consiga honrar o compromisso assumido e assim evitar a perda do seu imóvel.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade