Dicas e informações sobre casa e construção

O que é caixa de passagem para ar condicionado e para que serve?

Ter um aparelho de ar condicionado em casa é uma alternativa cada vez mais necessária, frente às altas temperaturas que temos nos últimos anos em boa parte do país.

Então, muitos optam por comprar o ar condicionado, mas é na hora da instalação que surgem alguns problemas que poderiam ser facilmente evitados quando a pessoa construir ou reformar uma casa.

A caixa de passagem para o ar condicionado é uma dessas soluções que ajuda muito e na falta dela, pode ser uma dor de cabeça grande ou mesmo ter uma instalação “mal feita”, não por conta da qualidade do serviço do instalador, mas das condições do local onde foi instalado.

Dois casos verídicos

O primeiro caso aconteceu em uma casa que eu aluguei e logo que mudei para ela percebi que era muito quente. Era uma casa em L e não havia circulação de ar, então comprei um ar condicionado e chamei um instalador.

Mas chegando lá percebemos que não havia um lugar adequado para instalar e depois de pensar um pouco a solução foi instalar em um local “mais adequado” e passar a tubulação por cima do telhado para levar até a evaporadora do outro lado da casa. Um horror!

O segundo caso foi na primeira casa que construí. Como não tinha muita experiência com construção, não atentei para isto e na hora de instalar o ar condicionado, não havia como fazer direito, de novo. A solução foi furar o teto e passar a tubulação pelo telhado até a evaporadora. Ficou horrível a aparência!

Caixa de passagem

Na segunda casa que construí a coisa foi diferente. Agora embasado nas experiências ruins que tive anteriormente e na orientação do instalador, optei por usar a caixa de passagem pa o a condicionado.

Ela nada mais é do que uma caixa de plástico, extremamente barata e que é colocada na parede da mesma forma que se colocada as caixinhas de tomadas e interruptores. A única diferente é que como ela é bem maior, ocupará um espaço mais significativo.

Mas não é só isso. Como você deve saber o ar condicionado elimina muita água e portanto é necessário ter um cano de escape para essa água.

Ao colocar a caixa de passagem, já é colocado também o conduite para passar o cano que é bem fino, por sinal. Sem contar que pode ser feito já também a pré-instalação do ar condicionado, deixando os onduites para a passagem da tubulação que liga a parte interna do ar com a parte externa. Tudo isso, via caixa de passagem.

Como podem ver na imagem acima, depois de colocada e rebocada a parede, ela vai fica quietinha lá esperando para colocar o ar condicionado.

Veja aqui outras imagens de caixa de passagem para ar condicional

Qual a principal vantagem da caixa de passagem?

Quando for feito a instalação não é necessário quebrar parede, fazer furo nenhum e a instalação além de ser muito mais simples, tem um resultado estético e funcional muito melhor.

Quando colocar a caixa?

O ideal é que seja feito na construção, pois você já terá de colocar as caixinhas de tomadas e portanto ela será apenas mais uma. Não vai onerar em nada o custo da instalação e como eu disse anteriormente, o preço dela é muito baixo.

Também pode ser feito em caso de reforma de uma casa, onde já vai ter quebradeira mesmo e assim você aproveita para deixar pronto.

Onde colocar?

Eu coloquei em todos os cômodos, exceto na cozinha e banheiro. Coloquei na sala, escritório e nos três dormitórios. Por hora usei três e tem duas que ainda não foi usada, mas quando eu quiser colocar o ar condicionado, ela já está lá no seu devido lugar.

Se você não gosta que ela fique aparecendo, enquanto ainda não tiver o ar condicionado, é possível encobri-la com gesso ou mesmo com massa corrida. Neste caso é importante saber exatamente onde ela foi colocada para quando precisa você saiba onde quebrar o gesso ou a massa. Nada que uma foto anterior à aplicação do acabamento não resolva.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade