Dicas e informações sobre casa e
construção

Financiamento de imóveis novos ou usados, qual a diferença?

Vale a pena financiar um imóvel novo ou usado? Quais as diferenças entre eles e quais itens pode ser considerado vantagem em relação a eles. Veja nessa dica alguns dos principais pontos que você precisa saber a cerca do financiamento habitacional. Prazo de pagamento, taxa de juros, aprovação, lista de documentos, entre outros

A compra de um imóvel é uma tarefa delicada pois envolve a procura pelo imóvel, a negociação e quando não temos o dinheiro para pagar o imóvel a vista ainda temos outro delicado processo que é a obtenção do financiamento habitacional, geralmente na Caixa. Muitos podem se perguntar se existe alguma diferença em termos de financiamento entre imóveis novos e usados e a resposta é sim. Veja abaixo algumas considerações importantes sobre o assunto.

Taxa de juros

A taxa de juros pode ser diferenciada para financiamento de imóveis novos ou usados. Apesar de atualmente o simulador da Caixa mostrar a mesma taxa é bem possível que em alguns casos a taxa possa variar, sendo que os imóveis novos teriam uma melhor taxa. Antigamente era assim e a diferença de taxa para novos em relação aos usados era até significativa. Fique atento a isso.

Aprovação do financiamento

A segunda questão importante é em relação a aprovação do imóvel pela engenharia da Caixa. Eu não sei se você sabe disso, mas quando é feito um pedido de financiamento, basicamente três coisas são avaliadas: o comprador, o vendedor e o imóvel. Os dois primeiros são avaliados documentalmente, isto, restrições de crédito, problemas tributários e no caso do comprador avaliação de renda para averiguar a capacidade de pagamento do financiamento.

O terceiro item avaliado é o próprio imóvel que além de ter a documentação em ordem também precisa estar em condições físicas de ser financiado e ai é que entra a diferença entre um imóvel novo e usado. Geralmente casas novas são mais fáceis de serem aprovadas, pois se foi bem construída e tem um projeto aprovado na prefeitura, significa que é uma casa que tem uma vida útil longa e compatível com o tempo do financiamento. Já um imóvel usado precisa ser mais bem avaliado para tentar determinar qual seria a vida útil e se de fato ele está compatível com a expectativa do financiamento. Embora não seja regra, é natural pensarmos que uma casa nova tem maiores chances de ser aprovada pela equipe de engenharia da Caixa.

Opções disponíveis

Por fim é necessário considerar que dado ao crescimento imobiliário que ocorre no Brasil atualmente, a quantidade de imóveis novos acaba sendo um diferencial e talvez seja mais fácil encontrar casas e apartamentos recém-construídos ou em construção do que os mais antigos. Diversos empreendimentos estão sendo erguidos com padrões indo de populares a sofisticados para agradar e atender a todos os gostos e bolsos.

Eu acredito que faz muito mais sentido financiar um imóvel novo do que uma casa usada. É claro que há exceções e também pontos de vista diferentes que obviamente precisam ser respeitados, mas pensar que um financiamento pode chegar a 420 meses é um tempo que querendo ou não vai deteriorar o imóvel, portanto quanto melhor e mais novo for a casa ou o apartamento melhor ele poderá estar no término do contrato.

Resumão

Muitas são as dúvidas que uma pessoa poderá ter acerca de um financiamento habitacional como a taxa de juros, prazo de pagamento, valor das prestações, processo de avaliação do imóvel, entre outras coisas relacionadas a ele. Veja abaixo um apanhado das questões mais importantes sobre o assunto.

Taxa de juros

Os juros cobrados em um financiamento habitacional estão entre os mais baixos no Brasil, mas ainda assim eles variam muito de caso para caso. No programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, eles ficam em torno de 4.5% ao ano, mas nos demais casos podem chegar a 8.5% ao ano ou até mais que isso.

Prazo de pagamento

O prazo é bem extenso e pode chegar a 420 meses ou 35 anos. É muito tempo para pagar um financiamento e é preciso pensar bem antes de fazer, pois 35 anos é quase uma vida. Embora você possa fazer em um prazo menor.

Valor da prestação

O valor da prestação de um financiamento habitacional é calculado levando em consideração a renda da pessoa e a prestação não poderá exceder 30% da renda familiar comprovada.

Comprovação de renda

Neste caso a Caixa utiliza o que chamamos de renda familiar onde é possível juntar os rendimentos de todas as pessoas da casa e assim compor uma renda maior. Após comprovado, ela será usada como parâmetro para a formação do valor da prestação, conforme mostrado acima.

Documentação

Do comprador é exigido bastante documentação como CPF, RG, Comprovante de Renda, de endereço e várias certidões negativas. Do vendedor e do imóvel também é exigido, inclusive uma matrícula atualizada do imóvel que precisa ser solicitada em cartório.

Processo de avaliação e aprovação

Pode levar de algumas semanas e meses, isto poderá variar muito de caso para caso, mas não é um processo rápido. Durante este processo o engenheiro da Caixa irá até o imóvel para uma vistoria e se alguma documentação estiver incompleta ou com problemas, a Caixa irá notificar sobre este fato.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.