Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento de apartamento Rio de Janeiro pela Caixa

Veja como fazer um financiamento de apartamento pela Caixa no Rio de Janeiro, tanto na capital como em cidades do interior do estado fluminense.

A Caixa oferece várias opções para financiamento de imóveis no Brasil no caso de apartamento isto é possível em localidades onde a disponibilidade desse tipo de imóvel, como no Rio de Janeiro onde a uma concentração muito grande de apartamentos dado a características das cidades grandes que têm uma característica de verticalização muito maior do que nas pequenas cidades do interior.

Como financiar um apartamento no Rio de Janeiro?

Creio que o primeiro passo é encontrar um apartamento nas condições que você gostaria como a localização, valor, tamanho do imóvel e as características de moradia que ele oferece.

Depois o passo seguinte seria você acessar com o simulador da Caixa para fazer uma simulação de financiamento de seu apartamento no Rio de Janeiro. Com o simulador você precisa informar os dados do apartamento, bem como seus dados pessoais para que eles possam formar um perfil tanto do imóvel como do computador para determinar o valor do financiamento a taxa de juros que será cobrada, o valor mensal das prestações e outros dados necessários para a o comprador.

Pode ser um apartamento popular?

A Caixa trabalha também com o programa Minha Casa Minha Vida que é destinada ao financiamento de imóveis populares para famílias de baixa renda. O Rio de Janeiro tem diversas opções de apartamentos que podem ser financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, tanto para as pessoas baixa renda que a Caixa considera como renda familiar de até R$ 1.600 reais como também para os demais com renda até R$ 5.000 reais que também podem financiar pelo Minha Casa Minha Vida.

Como fazer uma simulação?

Acesse este link no site da Caixa informe os dados no simulador, lembrando o que é preciso informar onde o apartamento está localizado e neste caso pode ser na cidade do Rio de Janeiro como também em qualquer outra cidade do estado do Rio de Janeiro. Informe os demais dados que são solicitados para receber um relatório mostrando o valor máximo que pode ser financiado para o seu caso, o valor das prestações e outras informações que você precisar.

Feirões de imóveis.

É uma opção que oferece imóveis financiáveis com bons preços. Porque estes preços estão normalmente melhores? Em primeiro lugar é importante lembrar que boa parte destes imóveis presentes em feirões foram de alguém que não os conseguiu pagar as prestações, então o imóvel foi tomado e está para ser vendido para cobrir os custos. São os chamados leilões da caixa.

Esta opção deve ser vista com cautela, já que existe o risco judicial de evicção. Este risco consiste em o morador ainda ocupar o imóvel e entrar com uma ação e conseguir permanecer no imóvel. Segundo a caixa ela se responsabiliza totalmente pelo risco evicção, devolvendo completamente o valor ou cação dado em adiantado.

Como posso saber os imóveis em leilão disponíveis para compra no  RJ? Consulte este link e veja as opções para sua região.

5 Dicas importantes antes de contrair um financiamento habitacional.

  1. É muito importante ser prudente e repelir a ansiedade para conseguir um bom negócio. Lembre-se que é um investimento caro e de longo prazo então preste atenção no que está fazendo.
  2. Vai financiar um apartamento? Verifique o valor do condomínio e IPTU antes, eles vão somar mês a mês no valor do financiamento.
  3. Ao alugar uma casa, veja bem a localização. De nada adianta economizar na compra da casa e gastar uma hora no transito entre casa e trabalho. Veja qual vai ser o custo de deslocamento.
  4. Tem filhos em idade escolar? Verifique o preço das escolas no bairro do imóvel escolhido.
  5. Vai utilizar um leilão da caixa? Pode ser um excelente negócio, se prestar atenção em itens como risco jurídico, condições do imóvel e se há algum custo de corretor ou alguma taxa que não pode ser devolvida. Nem sempre o leilão permite financiamento, então se tiver um valor guardo é possível conseguir descontos reais de 40% do valor do imóvel.

Quando fazer um financiamento é um bom negócio?

  • Quanto o valor da prestação está e mesmo preço do aluguel.
  • Se procura por uma estabilidade maior que de a presente uma casa alugada, já que o dono tem o direito de pedir a casa a qualquer momento.
  • À medida que se tem certeza do bairro/ local onde vai morar.
  • Se você tem dificuldade em poupar dinheiro, um financiamento pode ser uma boa ideia, já que neste caso você fica obrigado a "comprar um pedaço da casa" todo mês.

 

REFERÊNCIAS

Site oficial da CEF, Programa minha casa minha vida. Acesso em 7/8/19. Link.

Leilões da caixa. Informações oficiais. Acesso em 7/8/19. Link.

Imóveis. Por Luiz Roberto Calado. Acesso em 7/8/19. Link.

Onde posso saber mais?

RJ leilões. Acesso em 7/8/19. Link.

Lista completa de imóveis disponíveis no leilão.  Acesso em 7/8/19. Link.

Blog especializado em financiamentos pela caixa. Acesso em 7/8/19. Link

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade