Dicas e informações sobre casa e construção

Janelas de ferro ou alumínio: qual é melhor?

Qual é o melhor modelo de janela para prevenir da corrosão dos materiais e garantir boa durabilidade das janelas de uma casa, inclusive levando em conta também o fato estético. Vale a pena colocar janelas no estilo de porta balcão?

Desde que comecei a planejar a construção da minha casa, muita coisa começou a entrar em choque, isto é, em quase tudo havia uma decisão a tomar entre um material ou outro, um tipo de mão de obra ou outra, um modelo de projeto e outro e assim por diante. Como na vida, tudo parte de escolhas que fazemos, na construção civil não é diferente.

Muito antes de começar a construção minha esposa já havia decidido por janelas de alumínio; eu não tinha uma opinião muito formada sobre o assunto e ainda pensava na beleza das janelas de madeira e nos tradicionais modelos de ferro, comum em boa parte das casas que já havia morado. Por fim e como era de se esperar optei pelo alumínio, mas minha ou nossa escolha levou em conta fatores que podem não servir para todas as pessoas e portanto decidir entre as esquadrias de alumínio e ferro é algo que depende de cada pessoa.

Janelas de Alumínio

Janela de alumínio

Tem como vantagem a durabilidade pelo fato de não sofrer com a corrosão ou ferrugem. É o tipo de esquadrias que as pessoas costumam usar em cidades litorâneas onde o sal provocado pelo mar acaba corroendo muita coisa, inclusive portas e janelas. Neste caso o alumínio é uma solução.

Mesmo para quem não mora na beira da praia, como eu, e não tem o problema com o sal, o alumínio ainda é uma boa alternativa contra ferrugem, especialmente em locais onde a janela fica exposta chuva ou a umidade.

As esquadrias de alumínio tem outra grande vantagem que é o fato delas já virem com os vidros e embora elas pareçam mais caras no início, mas se considerar que não precisará colocar vidro e pintar verá que o custo final pode ser até mais em conta do que alguns modelos de ferro.

Janelas de ferro

Janela de ferro

São as mais tradicionais e há bons produtos e outros nem tanto. Aqui a janelas para todos os gostos e bolsos. Os modelos mais caros como os da Sasazaki costumam ser boas opções. Normalmente as janelas de ferro exigem certa manutenção como pintura, colocação de vidros e periodicamente repintura para prevenir as ferrugens e a deterioração que é comum do ferro.

O que precisa ser levado em conta que com o uso deste material são feitos produtos de alta qualidade e tem os modelos bem populares também. Esses últimos exigem atenção e uma boa pintura para evitar corrosão.

Conclusão

Como podem ver não há grandes diferenças e sim aplicações específicas, inclusive estéticas. No meu caso o fator estético foi um dos responsáveis pela escolha, mas é importante analisar não somente a aparência, como a durabilidade e aplicação do material.

Perguntas

Além do ferro e alumínio, que outro tipo existe?

Existe ainda os modelos de janela feitos de madeira, PVC e vidro. Mas este último modelo geralmente usa uma estrutura que normalmente é de alumínio. Aliás, o vidro é normalmente usado em conjunto com outras estruturas, como é o caso das janelas de madeira ou ferro, onde muitas delas tem fechamento de vidro.

Há uma tendência muito grande de janelas de vidro, pois é um material muito resistente e deixa o ambiente com ar de modernidade, o que bastante apreciado hoje em dia.

Qual a principal vantagem e desvantagem da janela de alumínio?

A vantagem é que é um material que não enferruja e portanto não vai sofrer corrosão. Com isso ela pode ser lavada, ficar expostas a chuva, sol e outros intemperes que não irá danificar-se. A principal desvantagem talvez seja o preço, que mesmo os modelos mais populares são bem caras se comparadas com os tipos de ferro, por exemplo.

Contudo o custo benefício é altamente positivo em função da durabilidade e da ausência de manutenção. Sendo assim, seu uso é muito recomendado.

Qual a principal vantagem e desvantagem da janela de ferro?

Creio que a principal vantagem seja o fato de ter uma variação de modelos muito grande com preços pata todos os gostos e bolsos. Com isso uma pessoa poderá comprar um modelo sofisticado para sua casa, enquanto que outra pessoa poderá comprar um modelo popular usando o mesmo material. A desvantagem é o fato de ser um material corrosivo e portanto requer manutenção, como pintura e conservação dela para evitar ferrugem.

Vale a pena inovar e colocar todas as janelas de vidro?

O vidro tem sido uma opção bastante viável e usada nos últimos tempos na construção civil. As janelas de vidro tornaram-se comum em construções do estilo moderno e combinam bem com diversos modelos arquitetônicos.

Optar por janelas de vidro é em primeiro lugar uma opção que deve ser feita se o seu uso trouxer ganho em termo de aparência e combinar com o estilo da casa. Mas também há outros fatores a considerar, como a questão da usabilidade. Usar vidro em dormitórios significa claridade a noite ou de manhã quando o sol raiar. Ou você investe em boas cortinas ou poderá ter este problema constante.

Alumínio branco ou o brilhante?

Com certeza o branco, isto se estivermos falando de janela. As janelas de alumínio branco já vem pintadas e prontas para o uso. Não resta dúvida que o aspecto dela é muito superior ao modelo brilhante do alumínio. O branco combina com qualquer ambiente e qualquer cor que você colocar na parede, tanto do lado de dentro como de fora.

Existe janela de ferro pintada?

Sim, existe, como os modelos mais sofisticados e de marcas como a Sasazaki, Gravia e outros. Essa pintura é eletrostática a pó e é a mesma feita no alumínio, então é um produto de alta qualidade, pois terá uma proteção superior aos modelos sem acabamento.

Há contudo de se observar que há modelos com outros tipos de acabamento também. Contudo, mesmo pintada é importante levar em conta que o material da janela é ferro ou aço e não alumínio.

Vale a pena colocar janelas no estilo de porta balcão?

Esta é uma pergunta bem complicada de responder, pois seria necessário analisar o contexto e as necessidades de cada um. Quando construí minha casa, esta era uma opção, mas entendi que não fazia muito sentido, por isso optei por usar janelas convencionais.

A janela tipo balcão pode ser útil quando o quarto dá acesso a uma área externa com piscina, por exemplo, ou em casos de sobrado quando se tem uma boa varanda.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade