Dicas e informações sobre casa e
construção

Diferença entre TV analógica, digital e HD, TV a cabo ou assinatura

Entenda os termos usados para definir os tipos de transmissão de sinais para aparelhos de televisão, como o sinal analógico, o digital e mais recentemente o HD. Veja também algumas dúvidas respondidas sobre a TV a cabo ou por assinatura.

Atualmente a tecnologia caminha a passos largos, novos produtos e tecnologias são lançados continuamente, e a TV não é exceção. Embora houvesse um longo período em que o sistema de transmissão era apenas o analógico, hoje contados com tecnologia de ponta, como a TV digital e HD. Veremos nesse artigo as diferenças entre esses termos para ajudar inclusive na compra de um novo aparelho, por exemplo.

TV analógica

A TV analógica que surgiu em 1924 é a mais conhecida, ela é usada pela grande maioria da população brasileira. Ela é a mais simples de todas que iremos citar neste artigo, faz transmissões através de ondas eletromagnéticas contínuas. A mesma precisa da uma antena para funcionar, as conhecidas escamas de peixe e raramente funciona com uma boa qualidade de som e imagem. Segundo o governo brasileiro, a TV analógica brasileira deverá ser aposentada em 2016.

TV digital

A TV digital surgiu no Brasil em meados de 2007, e de lá para cá vem ganhando cada vez mais espaço, ela tem uma qualidade de som e imagem superior a TV analógica citada acima anteriormente, porém, essa diferença não será sentida pelo usuário se os programas televisivos não repassarem o sinal digital para o consumidor. Em outras palavras é necessário que o canal que você está assistindo esteja transmitindo o programa em formato digital e que você tenha um televisor compatível com essa tecnologia.

Vale frisar que caso você tenha uma TV analógica e a queira transformar em digital, isto é possível, não é preciso comprar uma TV digital, basta a você adquirir um conversor digital. Além disso, as TVS digitais têm os mesmos códigos dos utilizados pelos computadores, isto é, a transmissão é digital, usando o mesmo conceito de transmissão de dados em uma rede sem fio bastante comum hoje em dia.

Veja no vídeo abaixo como sintonizar o canal da Univesp TV em sua TV digital:

TV HD

Um televisor HD-Ready tem qualidade para receber sinais digitais em até 720p ou 720i. Vale frisar que HD significa "High-Definition" ou alta definição, a qualidade da mesma é tanta que ela é capaz de reproduzir 1080p a até 1080i, porém, poderá perder um pouco de qualidade, para estes e outros formatos o ideal é ter uma TV em Full HD, que é atualmente as usadas no exterior, e é também a maior tecnologia entre as TVs existentes no mundo. No Brasil, com do tempo ela pode quem sabe dominar o mercado e passar a TV em HD.

Para ver um programa em HD é necessário que o seu televisor seja HD, que o canal esteja transmitindo em HD e que o programa tenha sido produzido com recursos de alta definição. Na prática, é o conjunto que funciona. As atuais operadoras de TV a cabo como NET, SKY, Claro TV e outras já disponibilizam diversos canais em HD, mas para isso você precisa ter assinado o plano que inclui esses canais.

Aliás, a tendência é que a maioria, senão todos os canais tenham a versão em HD. Sou assinante da Claro TV e a alguns anos era apenas pouquíssimos canais oferecidos em HD. Hoje, início de 2016, os seguintes canais já tem tanto a versão digital, como em HD:

  • Globo
  • OFF
  • Sportv 1, Sportv 2 e Sportv 3
  • GloboNews
  • GNT
  • BIS
  • MTV
  • +GloboSat
  • TLC
  • Discovery HomeHealth
  • ESPN, ESPN 2 e ESPN +
  • Fox Sports e Fox Sports 2
  • Band Esportes e Band News
  • Esporte Interativo e Esporte Interativo 2
  • NatGeo
  • Discovery, Discovery HD Theater e Discovery World
  • History e H2
  • Fox, TNT, Warner, Sony, Paramount, Megapix, Cinamax e outros canais de filmes
  • Discovery Kids, Gloob e outros canais infantis
  • Entre outros

O futuro da TV

A TV analógica já está obsoleta e parece que já foi ou será desligada no Brasil, isto é, não haverá mais suporte a este tipo de transmissão. A TV digital, embora seja o modelo até então mais usado já indica que será substituída também pela transmissão em HD. É uma questão de tempo apenas.

Vale lembrar que boa parte dos novos modelos de aparelhos de TV são Smart TV que significa que ela vem com a tecnologia que permite acessar conteúdos pela internet, como é o caso da Netflix, Youtube e outros players. Para que este recurso funcione é necessário ter acesso de boa qualidade a internet.

TV a cabo ou por assinatura

Vale a pena pagar TV por assinatura?

Acredito que pagar TV a cabo é uma alternativa que vale a pena sim se você gosta de ver TV. O problema da TV aberta é que a qualidade da programação está muito ruim e nada indica que irá melhorar, portanto ficar vendo esta programação de baixa qualidade não agrega absolutamente nada para você e sua família. Até existem alguns programas de qualidade razoável, mas de maneira geral a qualidade é muito ruim e portanto a alternativa para quem quer continuar vendo programas de TV é mesmo fazer assinatura de um pacote de alguma operadora de TV por assinatura.

Eu tenho um pacote de programação com mais de 150 canais e é verdade que alguns dias acabo passando todos os canais e também não encontro nada para ver, mas eu sou muito crítico em termos de qualidade de programas de TV. As vantagens da TV por assinatura é que você tem uma variedade de canais muito grande e você tem diversos canais segmentados que permite ter uma programação específica a qualquer hora do dia.

TV por assinatura e TV a cabo é a mesma coisa?

TV por assinatura de TV a cabo pode ser a mesma coisa ou pode ser diferente dependendo do que você está analisando. Elas podem ser iguais no sentido de que ambos são opções de tvs pagas, mas são diferentes pelo fato de uma tratar de um modelo de negócio e o outro de um modelo físico de distribuição de TV.

TV por assinatura significa aquela que você paga para receber em sua casa e é diferente da TV aberta que basta você colocar uma antena externa e ela vai ir a captar o sinal que estiver disponível na sua cidade ou na sua região. Já na TV por assinatura você deve contratar o serviço para que eu possa chegar até a sua casa.

A TV a cabo é uma das modalidades que as operadoras usam para levar a televisão paga até a sua casa, além dela existe também a opção por satélite que é bastante comum em regiões onde não existem cabos para levar os sinais até a sua residência.

TV a cabo versus TV via satélite: Qual é a melhor?

Basicamente as duas opções são bastante usadas no Brasil e não há muita diferença em termos de resultado final. Existem contudo algumas características que precisam ser avaliadas e que podem se apresentar um diferencial entre elas.

A TV a cabo é uma opção mais restrita e só irá funcionar em regiões onde a operadora tiver um cabo disponível na rua. Quando eu mudei de bairro na minha cidade tive que cancelar a TV a cabo que eu tinha por que o novo bairro não era atendido pelo sistema de cabeamento da NET e com isso não tive alternativa a não ser cancelar o serviço. Contudo eu acredito que a opção a cabo é melhor do que é opção por satélite.

A grande vantagem da TV por satélite é que você pode receber o sinal em qualquer lugar que você esteja, isto porque o sinal é recebido pela aquela mini antena diretamente do satélite não havendo a necessidade de haver disponibilidade no meu bairro é a rua onde você está. Como desvantagem existe fato de em dias de muita chuva normalmente o sinal pode cair, embora as melhores operadoras têm trabalhado muito bem essa questão.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.