Pintar uma casa tem uma tarefa que você mesmo pode fazer e assim economizar um bom dinheiro já que o custo com a pintura é relativamente alto. Mas para fazer uma boa pintura são necessários alguns cuidados de um pouco de prática para evitar erros básicos que podem dar a ideia de um trabalho mal feito. Eu optei por fazer a pintura da minha casa que estava em fase de término da construção, uma vez que o dinheiro tinha acabado e não dava mais para contratar um pintor, com isso tive que aprender bastante coisa e gostaria de aproveitar aqui para dar algumas dicas que aprendi para que você mesmo saiba como pintar sua casa.
Gostaria de reforçar algumas coisas:
Este vídeo mostra os preparativos para pintar uma parede, como a lixação para remover as partes ásperas, aplicação da massa corrida e ainda a aplicação do fundo preparador antes da pintura.
Este vídeo mostra como pintar uma casa, a relação de ferramentas necessárias na preparação e na pintura e a aplicação da tinta na parede. Ele mostra como fazer os recortes que são as partes ligadas ao rodapé e os cantos entre as paredes e entre o teto.
Evidentemente que cada profissional tem sua própria maneira de trabalhar e é sempre bom conhecer ao máximo para podermos adaptar a nossa realidade. No link abaixo você encontrará uma série de vídeos mostrando como pintar uma parede. Veja e aprenda para que você mesmo possa pintar sua casa.
https://www.youtube.com/results?search_query=como+pintar+uma+parede&sm=3
Sim, com certeza! Você pode contratar um bom pintor que fará um bom serviço e logo faz muito sentido isso.
O problema é que isto também vai custar caro e assim como aconteceu comigo, quando você termina a construção, a grana fica curtíssima, isto se sobrar alguma coisa. Então, em muitos casos a alternativa é colocar a mão na massa e faz o trabalho.
Há também no Brasil um pouco desta falta de cultura do faça você mesmo. Se você observar em outros países, como nos Estados Unidos, as pessoas tem o hábito de fazer pequenas reformas, pintura de casa ou outros serviços sozinhos. Veja no vídeo abaixo um exemplo bem interessante de como o americanos fazem essas reformas.
A propósito, vale muito a pena seguir o canal do Gavin que é um americano que fala muio bem português e ensina muito sobre o idioma inglês e também sobre a cultura americana.