Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento de apartamento na planta vale a pena?

Será que fazer o financiamento de apartamento na planta vale a pena? Quais as vantagens deste tipo de compra e quais os riscos que podem ocorrer nesta operação?

O investimento em imóveis é uma opção de investimento bastante usada por pessoas em todas as partes do mundo, no Brasil ela não é tão forte como acontece em outros países como Estados Unidos por exemplo, mas ainda assim ela já parece bastante forte especialmente nas grandes cidades onde a cultura por investimento em imóveis é um pouco maior, talvez graças à maior oferta desse tipo de imóvel. Dentre as opções de investimentos em imóveis existe o chamado apartamento na planta que acontece quando a construtora vende um apartamento antes mesmo de fazer a construção dele. Vamos analisar este tipo de investimento.

Apartamento na planta

Quando uma construtora pretende fazer a construção de um condomínio de apartamentos, antes mesmo de iniciar a obra eles já fazem todo o projeto e inicia a venda dos apartamentos baseado apenas na planta e em um apartamento decorado o que é montado para visitação dos futuros proprietários afim de conhecer como será o seu apartamento realmente. Mas não há nada para vender naquele momento a não ser uma promessa de que eles podem construir um prédio dentro das condições previstas, em um determinado tempo e fazer a entrega do apartamento pronto. Ao cliente cabe analisar a planta, localização, condições de pagamento não apareceu e outras características e decidir se deve comprar ou não.

Oportunidade de investimento

Para quem gosta de fazer investimentos em imóveis na maioria dos casos esta é uma das melhores opções já que você tem a valorização do imóvel mesmo antes do imóvel ficar pronto. Normalmente o prazo de entrega desse tipo de apartamento gira em torno de 3 anos e até lá o apartamento já terá valorizado e quando ele foi entregue a você normalmente o valor dele já está muito acima do valor que você pagou. Portanto do ponto de vista de investimentos é uma boa opção sim você comprar apartamento na planta e acredito que nesse aspecto vale a pena.

Quando não vale a pena?

Acho que não vale a pena quando a pessoa precisa comprar um apartamento para morar e tem um pouco de pressa, conforme mostrado já acima normalmente o prazo de entrega é em torno de 3 anos, mas pode demorar até mais uma vez que a entrega do apartamento não é feita com ele é totalmente pronto. Depois de receber o apartamento geralmente você precisa colocar piso e fazer acabamento em algumas partes o que poderá levar mais tempo ainda.

8 dicas para quem está pensando em comprar imóveis na planta

  1. Estar preparado para eventuais atrasos. Sim eles acontecem,  esteja preparado e disposto para lidar com isso.
  2. Preste atenção no contrato.
  3. Contrate apenas empreiteiras de confiança.
  4. Visite o local das obras enquanto a construção é feita.
  5. Defina bem todos parâmetros antes de aderir ao contrato.
  6. Exija uma planta com todas as medidas exatas dos apartamentos, para evitar alguma malandragem da construtora.
  7. Antes de aceitar o imóvel, faça uma vistoria no imóvel.
  8. Quando for entregue ou durante a construção peça um memorial com a planta dos sistemas hidráulico, elétrico e de esgotos. E também o manual do proprietário e manual de operações, usos e manutenção.

10 itens para ter no contrato de compra de imóvel na planta

  1. Modalidade de construção, ou seja, se será por empreita ou com base em preço de custo
  2. Multas por atraso na entrega das chaves
  3. Índice de correção aplicado depois da entrega das chaves
  4. Destinatário dos pagamentos: empreiteira ou pessoa
  5. Valor da parcela que será paga junto a entrega das chaves para a compra de equipamentos e mobílias destinados às áreas comuns.
  6. Qualidade e marcas dos materiais que serão utilizados na obra.
  7. Direito de visitas à obra.
  8. Matrícula do imóvel e também o registro de incorporação do registro em cartório.
  9. Em caso de desistência o valor da multa deve ser sobre o valor que já foi pago e não sobre o valor total do imóvel.
  10. É abusiva cláusula de contrato que determine a cobrança de juros antes da entrega das chaves  conforme portaria 3 de 15 de março de 2001, da secretaria de direito econômico do Ministério da Justiça, veja neste  link a portaria completa com outras cláusulas contratuais consideradas abusivas.

 

REFERÊNCIAS

BENEVIDES, Gilberto. Investir em imóveis: Entenda os segredos práticos deste mercado. Évora, 2017. Acesso em 7/8/19. Link.

MAINENTI, Geraldo. Guia valor econômico de imóveis. Globo Livros, 2002. Acesso em 7/8/19. Link

MEDEIROS, Flaviani Souto Bolzan et al. Análise comparativa entre a aquisição dos imóveis financiados e o valor dos aluguéis: um estudo do programa minha casa minha vida. 2015. Acesso em 7/8/19. Link.

SILVA, Osvaldo et al. Entrega de apartamentos comprados ‘na planta’: a satisfação do cliente e a reputação da empresa. Latin American Real Estate Society (LARES), 2011.

Onde saber posso saber mais sobre o assunto?

SEU BOLSO. Por Dony De Nuccio - Samy Dana. Acesso em 7/8/19. Link.

Investir em imóveis: Entenda os segredos práticos deste mercado. Benevides, Gilberto. Acesso em 7/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade