Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Prenda o cano de água do reservatório

Veja esta dica que mostra como é importante atentar para a questão do encanamento e como ele pode interferir no resultado final da obra se pequenos detalhes não for atentado.

Quando terminei de construir minha casa perguntei ao pedreiro se o serviço dele tinha garantia e prontamente ele disse que não, pois uma vez feito não haveria no que dar problemas e portanto não haveria a necessidade de garantir. Achei estranho, pois como pode um serviço não ter garantia.

Barulho em cima da laje

Logo que mudei percebi que havia ocasionalmente um barulho em cima da laje em alguns momentos e depois de analisar um pouco conclui que o barulho era causado pelo cano que ligava a rede externa à caixa d´água, pois era exatamente quando usávamos torneiras ou vaso sanitário que usava água da caixa que o barulho aparecia.

Cano vibrando

Conversei com o pedreiro e ele me informou que era o cano que ficava vibrando quando a água estava passando e que isso era em função da pressão da água. Até ai tudo bem, mas não dava para ficar com aquele incômodo e depois de muitas tentativas, convenci ele a resolver o problema. Embora eu quisesse que o cano fosse preso para evitar a vibração, ele preferiu colocar algumas espumas em baixo dele para amortecer as vibrações e evitar o barulho que ocorria em contato com a laje.

Aparentemente o problema foi resolvido, mas ainda acredito que o ideal é que ele fosse preso. Desta forma fica a dica para você que está construindo: tome cuidado com encanamento e evite deixar o cano solto pois com a pressão da água ele poderá começar a vibrar e ai os resultados podem não ser muito bons, com muito barulho no momento da passagem de água.

Atualização - 2020

Aparentemente o problema não é tão isolado como eu imaginei que fosse, isto porque em 2015 construir uma nova casa e mudei para lá. A princípio não houve problema nenhum, contudo o meu chuveiro ficou ligado com água da caixa e da rua, mas pelo fato da água da rua dar um pouco mais de pressão sempre usávamos a água da rua.

Contudo lembro de um dia que recebemos visita em casa e na hora de tomar banho, uma das visitas que não sabia ligou a torneira da água da caixa enquanto estava tomando banho e eis que surge um problema. Começou um barulho bem grande e quando fui verificar o que era constatei que era o cano de água que estava vibrando com a saída de água da caixa.

O problema voltou acontecer em alguns momentos pontuais, sempre que usávamos a água da caixa com pouco mais de intensidade e isto me levou a ter de fazer uma intervenção no sentido de prender o cano para que as vibrações parassem.

Ainda não entendi bem a razão disso, porque em outras situações as vezes o cano fica solto e não vibra, mas em alguns casos por alguma razão bem sensível ele acaba vibrando e gera um barulho bem alto e a sensação de que algo vai quebrar, embora seja apenas uma vibração.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade