Dicas e informações sobre casa e construção

Válvula Hydra ou Caixa Acoplada? O que é melhor para o vaso sanitário

Quais são as vantagens e desvantagens de usar válvula Hydra ou Caixa Acoplada para o vaso sanitário do banheiro de uma casa? O que é melhor em termos de manutenção, por exemplo?

A construção ou reforma de uma casa é algo que exige muita dedicação, não só na execução do trabalho como no planejamento das etapas. Os detalhes de cada cômodo ou de cada objeto precisam ser discutidos e analisados separadamente e respeitando as devidas particularidades de cada um. Um desses detalhes é no caso do vaso sanitário, por exemplo se você vai optar por usar uma válvula hidra ou se usará o caso com a caixa acoplada.

Veja aqui algumas imagens de válvula hidra e aqui imagens de caixa acoplada.

Válvula Hydra

Vaso com válvula hydra

A válvula Hydra é aquela que é usada na parede diretamente no encanamento de água liberando a água para o vaso quando acionada e bloqueando a passagem da água logo em seguida. Este tipo de válvula foi muito usada antigamente nas construções, mas tem sido pouco recomendada atualmente. O principal problema dela é a manutenção que é comum e também o fato dela estar integrada na parede o que poderia gerar maiores problemas em caso de troca, por exemplo.

Vantagens:

  • Ela libera mais água para a descarga e com isso você não terá problemas de resíduos parados no vaso por falta de força da água para tirar;
  • Pode ser usada com vários simples, o que pode tornar a compra desses mais baratos;
  • Entre outros.

Desvantagens:

  • Se a ligação da água for direta da rede, isto significa que em falta de água na rua você não terá como dar descarga. O que pode ser um problema maior em locais onde a falta de água é mais comum;
  • Em caso de problemas, as vezes é preciso quebrar a parede, mas isto só em situações muito específicas;
  • A válvula é mais propensa a problemas de funcionamento do que a caixa acoplada;
  • Entre outros.

Modelos e funcionamento

Veja nas imagens desta galeria os diversos modelos de válvula hydra, muitas delas explicando o funcionamento interno, as partes que compõe a válvula e outras informações úteis e ilustradas.

Caixa Acoplada

Vaso com caixa acoplada

A caixa acoplada é aquela que é usada em conjunto com o caso sanitário e fica em cima dele. Esse parece ser o modelo mais indicado e usado nas novas construções de casas e apartamentos. A vantagem é a  fácil manutenção e a pouca possibilidade de problemas já quem tudo é mais acessível nela.

Vantagens:

  • Devido a sua popularidade e uso nos dias atuais, há uma variedade muito grande de modelos, cores e formatos que podem ser perfeitamente integrados ao design do seu banheiro, tornando assim não só um objeto de uso, mas integrado a decoração;
  • O funcionamento é mais simples e em caso de problemas, não há necessidade de quebrar parede, revestimentos ou outra parte do banheiro, já que tudo fica expostos e fácil de ser feito manutenção;
  • Atualmente há opções de caixas acopladas ecológicas que utilizam botões duplos para serem usados no numero 1 e 2. Em cada um deles ocorre uma quantidade de água que é liberado, tornando assim o consumo de água mais racional;
  • Entre outros.

Desvantagens:

  • A principal desvantagem é que normalmente ela não dá muita pressão da água e em muitos casos não consegue tirar todos os dejetos em uma única descarga. É fato que existe critérios de engenharia para a instalação do vaso e principalmente como a ligação à rede de esgoto é feita, mas ainda assim a pressão da água não é tão forte como ocorre nas válvulas hydra.

Links úteis:

Problemas iguais

Quando o assunto é água, pouca coisa parece estar livre de mal funcionamento, afinal, basta uma simples fissura para que a água comece a infiltrar. Em épocas de mudanças bruscas de temperaturas, uma borracha que serve de base para a colocação da caixa acoplada, por exemplo, as vezes gera vazamento, o mesmo pode acontecer com as válvulas hydra que tem também uma borracha  que pode ceder com o constante uso e gerar um pequeno vazamento. Mas ainda assim a caixa acoplada ainda é a melhor opção pela facilidade de manutenção, estética e outros fatores.

Perguntas e respostas

É mais comum usar caixa acoplada ou válvula hydra?

A caixa é mais comum. Talvez por sua maior facilidade de instalação e manutenção. Conforme visto acima há vantagens e desvantagens deste modelo, mas ainda assim ele se destaca. A válvula hydra talvez seja mais comum em construções mais sofisticadas, mas nas casas e apartamentos de padrões mais baixos e médio, creio que ainda seja a caixa acoplada.

Todos os modelos de caixa acopladas são ecológicas?

Não. Apenas os modelos que tem o chamado duplo acionamento, ou seja, o botão de apertar para dar a descarga é duplo, sendo que um deles libera mais água do que o outro. A essa economia de água é que se deve o termo ecológica.

Qual dos modelos é mais barato?

Com certeza a caixa acoplada é mais barata. Isto porque ela já vem pronta, bastando assentar. Já no caso da válvula precisará de bastante encanamento e mais mão de obra para assentar. O tempo empregado também é muito maior, logo é mais vantajoso do ponto de vista econômico e também no racionamento de tempo de construção.

Por que o vaso entope muito?

Quando o problema de entupimento for frequente é preciso investigar as causas, mas certamente está relacionado com a baixa pressão da água que não consegue levar todos os dejetos de uma única vez. Quem usa válvula hydra geralmente não tem esse problema, pois a pressão da água é bem forte.

Também é preciso identificar o que está sendo jogado no vaso, pois existem coisas que se jogar vai entupir mesmo. Papel higiênico é aceito com moderação, mas ainda assim eles podem ser um dos motivos de entupimento.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade