Dicas e informações sobre casa e construção

Areia vermelha ou grossa, lavada e outros tipos usadas para construir

Veja os dois tipos mais comuns de areia que são usadas na construção civil que são as areias vermelha ou grossa, lavada ou fina. Veja a aplicação de cada uma dela na construção.

Areia é um dos materiais mais usados na construção civil e sua importância é fundamental para as construções de alvenaria o que são as mais comuns aqui no Brasil. Existem vários tipos de areia para diversos tipos de aplicações na construção de uma casa ou muito edifício qualquer. Sua aplicação pode ser feito para a mistura do concreto usado para fazer o contrapiso ou laje, mistura da massa para reboco na parede, massa para assentamento de blocos ou tijolos, entre outras aplicações. Existem vários tipos de areia, mas as mais comuns são: areia grossa ou vermelha de areia fina vou lavada.

Areia grossa ou vermelha

A areia grossa recebe também o nome de vermelha por ela ser um pouco misturada com terra e é o tipo mais usado para o fazer o concreto para contrapiso ou laje. Ela é diferente da área lavada, pois tem mais liga.

Normalmente o seu uso é bem comum na fase inicial da obra para fazer a alvenaria, concretagem dos diversos espaços da casa, construção de muros, entre outros.

Areia Fina ou lavada

areia lavada

Este tipo de areia como o próprio nome diz é mais limpa e normalmente sua retirada é em margens de rios proveniente da lavagem natural pelas águas dos rios e portanto ela não tem mistura de terra.

A compra de área é por metro cúbico e em alguns casos é necessário uma quantidade mínima de m/3 para que seja feita a entrega.

Preço

Na construção civil a areia é vendida por metro cúbico e o valor varia de local para local. Em 2013 na minha cidade o valor do m/3 variava em torno de R$ 70,00 tanto para a grossa como a lavada.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade