Dicas e informações sobre casa e construção

Como comprar um apartamento para moradia?

Veja as dicas para quem deseja comprar um apartamento para moradia, dicas sobre apartamento na planta, novos e usados. Confira algumas informações úteis sobre esse tipo de compra.

Existem pessoas que preferem mora em casa e outros em apartamentos, seja qual for a preferência o importante é comprar um imóvel adequado para moradia. A compra de um apartamento para morar requer alguns cuidados para evitar dores de cabeça no futuro. Na lista abaixo relaciono algumas dicas para pessoas que desejam comprar um apartamento para fins de moradia, então pode ser que alguns detalhes apresentados abaixo podem ser úteis na decisão da compra.

Basicamente você pode optar pela compra de um apartamento na planta, um apartamento novo ou usado.

Apartamento na planta

Comprar um imóvel na planta pode ser uma opção mais barata e com melhores condições de aquisição, contudo é o tipo de investimento que requer bastante atenção pois você estará comprando um imóvel que ainda não existe, na prática você estará comprando uma promessa de um apartamento. Neste caso para minimizar os riscos recomendo que você avalie o seguinte os fatores:

  • Você conhece a construtora e o histórico dela neste tipo de operação?
  • Você tem pressa em receber o apartamento? Se sim, este tipo de compra pode não ser o melhor.
  • Você consegue interpretar bem as informações que lhe foram passadas de como será o seu apartamento. Isto é importante para evitar surpresas no futuro.
  • Você visitou o apartamento decorado e considerou bem o espaço dele com a necessidade que você terá para seus móveis, por exemplo?

Prédios de apartamentos

Apartamento novo

Outra alternativa é você comprar um apartamento novo que já esteja construindo obviamente, neste caso você não corre tanto risco como no exemplo anterior já que o apartamento está ali você pode avaliá-lo da melhor maneira possível. Contudo é o tipo de imóvel que é mais difícil de encontrar visto que a maioria dos imóveis novos geralmente são vendidos na planta, portanto para encontrar apartamentos novos para venda o ideal é consultar os sites de imobiliárias que geralmente têm algumas ofertas deste tipo de imóvel. Normalmente de pessoas compraram na planta para investimentos e agora estão vendendo ou pessoas que mudaram de planos e agora precisam vender o apartamento que compraram  também na planta.

Apartamento usado

A terceira alternativa para você comprar um apartamento para morar é optar por imóveis usados, neste caso a oferta é bem maior e você encontrará bastantes opções em sites de imobiliárias da sua cidade. Neste caso os cuidados que você precisa ter é com a conservação do apartamento e do próprio prédio, pois em alguns casos a estrutura do prédio às vezes tem algum tipo de comprometimento, assim como do apartamento também. Outro fator importante para avaliar é o histórico de moradia naquele prédio, neste caso o melhor é conversar com moradores mais antigos para saber qual a rotina e os problemas que acontecem ali. A vantagem de comprar um apartamento usado, especialmente se ele for um apartamento mais antigo, é que estes imóveis geralmente são grandes, diferente dos apartamentos novos que estão cada vez menores.

Observações

Algumas observações importantes que você precisa considerar para todos os casos são as seguintes:

  • Custo com o condomínio. Note que este é um gasto contínuo e portanto deve ser levado em conta. Há casos em que o valor do condomínio é bem alto e pode se tornar uma despesa bastante onerosa para muitas pessoas.
  • Gastos com infraestrutura. Especialmente para apartamentos novos e na planta pois para entrar no imóvel ainda necessitará de algumas infraestruturas cujo gasto será arcado pelos moradores.
  • Melhoria no próprio imóvel. É comum fazermos algumas adaptações quando compramos um imóvel e isto se aplica tanto a casas como apartamentos. Mas no caso de apartamentos novos, por exemplo, é comum as construtoras entregarem sem acabamento, isto é: piso, armários e outras coisas.
  • Vagas de garagem. Um dos grandes problemas de apartamentos é a pouca quantidade de vagas de garagem. Normalmente só há uma vaga por apartamento e como é comum haver pelo menos dois carros em cada família, este é um item bastante importante para se considerar.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade