Dicas e informações sobre casa e construção

Porta de vidro de correr na cozinha, uma estratégia interessante

Veja uma estratégia para usar quando tem pouco espaço na cozinha e também o inconveniente que gerou quando coloquei uma porta de vidro Blindex de correr na cozinha da minha casa.

Na construção de uma casa existem muitos detalhes em que você precisa elaborar uma estratégia bem pensada e adotar uma solução viável ou usável no ambiente. Quem já construiu sabe que nem sempre temos todas as condições ideais para realização da obra, seja por falta de espaço, de recursos financeiros ou para atender a necessidade do imóvel, temos que adotar algumas estratégias que sair um pouco do tradicional.

Porta de correr de vidro

Na minha casa isso aconteceu com a porta da cozinha, uma vez que como o terreno não era esquadrejado, a cozinha ficou como um espaço muito pequeno para abertura da porta e dada as condições dela, caso eu colocasse uma porta de abrir convencional quando ela estivesse aberta iria fechar a passagem que dá acesso para sala de jantar. Logo percebi que não seria possível usar uma porta de abrir normal e foi aí que minha esposa atentou para o fato de que seria possível colocar uma porta de correr de vidro. Mas como espaço que eu tinha também era pequeno não dava para comprar as portas de correr pronta, nesse caso a estratégia foi então pedir para fazer uma porta de vidro blindex de correr sob medida. Neste caso podemos aproveitar bem o espaço deixar uma abertura razoável.

Inconveniente

Apesar de se mostrar uma estratégia bastante interessante resolver o nosso problema de espaço, a porta de vidro na cozinha trouxe um inconveniente o que é o fato de às vezes não perceber que a porta está fechada se tentar passar por ela. Como o vidro é transparente, então se não houver atenção você corre-se o risco de dar umas trombadas nela se até a possibilidade de quebrá-la. Eu dei a ideia para minha esposa agente colocar uma fita para servir como indicador ou pedir para fazer um jateamento para servir de identificação quando ela estiver fechada ou aberta.

Durabilidade

Um aspecto muito positivo das portas de vidros é a sua durabilidade, pois este material não se deteriora com o tempo, exceto em caso de quebra. Desta forma ele sobressai sobre a madeira que precisa de manutenção constante, do ferro que pode sofrer com ferrugem e de outros materiais usados para fabricação de portas.

Ao lado do alumínio, vidro é o material que oferece muita durabilidade e, portanto, bastante indicado para uma porta de cozinha, que certamente tem um uso muito intenso, requerendo assim vida útil longa.

Transparência e luz natural

Outro aspecto muito importante do vidro é a sua transparência e no caso de uma porta de correr na cozinha, você tem a vantagem de obter luz natural o que é bastante desejado para este ambiente. A cozinha não pode ser escura e usar luz artificial pode ficar mais caro, assim ter uma porta que proporciona a entrada de luz natural, sem dúvida nenhuma é uma grande vantagem.

Perguntas e respostas

O que são portas venezianas?

Portas venezianas também conhecidas como porta de correr são aquelas que funciona no estilo balcão e que ao invés de abrir fechar elas correm horizontalmente quer seja para direita ou para esquerda. Esse tipo de porta é bastante usado na separação de ambiente de uma casa, ou na porta da cozinha que dá acesso para uma área gourmet ou ainda a uma área de lazer. Ela tem como característica o fato dela precisar de um pouco de espaço lateral, exatamente para fazer a sua movimentação, mas economiza espaço de abertura e fechamento que é usual nos outros tipos de portas.

As portas de correr podem ser encontradas em quais tipos de materiais?

É possível encontrar no mercado essas portas venezianas em madeira, alumínio, aço ou então de vidro que tem sido bastante utilizado, mas neste caso geralmente ela é feita sob medida. Esta é uma grande vantagem uma vez que você pode aproveitar e montar uma porta de acordo com o espaço que você tem e para atender de maneira mais pontual problema em sua casa. Os modelos em aço, alumínio e madeira geralmente já vem pronta em tamanhos padrão.

Quais os cuidados para escolher uma porta para a cozinha?

A cozinha é considerada uma área molhada e portanto está mais diretamente sujeita a presença de umidade. Este é um aspecto bastante importante para se considerar e desta forma as pessoas geralmente evitam portas de madeira na cozinha. Sendo os modelos de ferro, alumínio e vidro as mais indicadas para este ambiente, exatamente pelo fato da unidade. Por ser uma área que também pode ter maior acúmulo de sujeira, como gordura, é comum as pessoas lavarem as portas e naturalmente a madeira não seria bem-vinda neste caso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade