A construção de madeira é comum em muitos países, mas nem tanto no Brasil. Mas porquê ocorre isso e quais as vantagens e desvantagens deste modelo construtivo para o nosso país.
Home » Imóveis
Será que um chalé de madeira diminuiria o custo e o tempo de duração que é gasto em uma casa de alvenaria? Como sabemos que a resposta é sim, poderemos concluir que este modelo construtivo seja uma alternativa para ser usado em larga escala. Porém, ele tem suas vantagens e desvantagens.
Muitos brasileiros hoje optam por essa opção, por ser mais prático, rápido e até mais barato do que construir uma casa do zero, já que um chalé de madeira já vem pré-fabricada de sua fornecedora.
Hoje é possível vermos poucos chalés de madeiras pelas cidades do Brasil, são mais vistos em sítios, mais isso acontece pela má informação sobre esse assunto, e poucos detalhes sobre tal.
Quais são as vantagens em ter um chalé de madeira?
No Brasil a demanda por casas de madeiras é ainda bem pequena se compararmos os modelos de alvenaria que é quase unanimidade. Então é importante conhecermos os prós e contra para entendermos se vale a pena ou não investir neste tipo de construção. Veja algumas das suas vantagens:
- Conforto: Nada como entrar em sua casa após um dia longo e cansativo e se deparar com um ambiente aonde você encontra paz e conforto, muito aconchego e paz. Em um chalé de madeira por conta de sua aparência rústica, você encontra tudo isso, e para lugares frios um chalé desse pode te aquecer facilmente.
- Baixo custo: Agora vamos para a parte que acredito que muitos estejam bem ansiosos para entender, que é a parte do custo. Um chalé de madeira ele é mais barato pelo simples fato, de não dar gastos com coisas típicas de uma casa comum que são, cimento, tijolos pedreiros, arquitetos, entre outros gastos que aumentam de forma brusca os orçamentos.
- Tempo de construção: Diferente de uma casa de alvenaria que é quase impossível ficar pronta em um mês, o chalé de madeira estipula um prazo de um mês para entrega e conclusão da obra.
- Isolamento térmico: Muitos pensam que a casa de madeira, pode ser de grande vantagem somente no frio, pois madeira lembra frio não é mesmo? Mas não! A casa de madeira pode ser vantajosa para os friorentos e para os calorentos também. A madeira consegue ter esse controle térmico e proporcionar conforto para as duas estações.
- Durabilidade: Os materiais utilizados para construir uma casa de madeira são de qualidade, que uma tem durabilidade bem maior do que casas construídas a tijolos. E para as casas de madeira isso não ficou para trás, se for construído com algo de qualidade, ela promete durar longos anos.
Quais são as desvantagens?
Como nada é baseado em perfeição, a casa de madeira também oferece algumas pequenas desvantagens ao ser construída, abaixo vamos verificar algum desses pontos.
- Manutenção: Por se tratar de madeira, a manutenção não pode ser descartada, como pode ser descartada em uma casa convencional. A manutenção de um chalé de madeira, é na verdade uma prevenção contra os cupins que se instalam na madeira “velha”, por isso é necessário sempre uma manutenção
- Riscos: Aqui no Brasil felizmente não temos casos de furacões ou terremotos. Mas, vemos inúmeros casos de deslizamento, ventanias e casas sendo destruídas por conta desses fenômenos naturais. Por isso encontrar um lugar seguro para construir sua casa é o mais prudente.
- Ruídos: Madeiras sempre causam aquele barulho desconfortante, quando pisa no chão, quando se abre alguma porta, e isso pode se tornar uma desvantagem raivosa de seus moradores, que acabam se irritando com esse tipo de ruído diário.
- Temperatura: Apesar de termos afirmado no tópico de vantagens que ela tem bom controle térmico, muitos consideram que não é este o caso para os dias quentes. De certa forma, este pensamento está correto, pois nós vamos encontrar este tipo de construção em sua maioria em locais frios. No Brasil elas estão concentradas nos estados do sul e em cidades da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão e Monte Verde, por exemplo.
- Financiamento: Casas de madeira não podem ser financiadas pela Caixa, por exemplo.
- Desvalorização: Ainda devemos levar em conta que por ser mais raro, pode ser uma problema na hora da venda, já que muitas pessoas por não ter a cultura deste tipo de construção, pode não querer comprar, o que possivelmente tornaria mais difícil uma negociação.
É uma alternativa viável para o Brasil?
Como vimos acima, há vantagens e desvantagens e se considerarmos que a construção de madeira é uma opção para locais frios apenas, creio que ela se torna inviável para a maior parte do país que invariavelmente é quente.
Nos estados do sul, como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, há muitas construções neste modelo e nas cidades da Serra em Minas e São Paulo há também várias construções de madeira, o que reforça a tese de que o modelo é mesmo mais adequado para locais frios.
Diante disso é preciso ficar atento às vantagens e desvantagens e tomar uma decisão consciente. Até porque existe a questão da valorização do imóvel e a questão do financiamento que pode ser um problema em alguns casos.
Gostou? Compartilhe