Dicas e informações sobre casa e construção

Como escolher um terreno para comprar? Dicas!

Veja algumas dicas para ajudar na escolha de um terreno para comprar e construir a sua casa. Posição do sol da manhã e da tarde, desnível do terreno, posição e locação, entre outras dicas.

Comprar um terreno não é a mesma coisa que comprar um objeto qualquer em uma loja ou supermercado, geralmente as pessoas compram terrenos para construir uma casa e nela morar, talvez até pelo resto da vida, logo, uma escolha errada poderá trazer dores de cabeça por muito tempo e embora seja um investimento sem muitos riscos, no caso de compra para a construção de sua própria moradia, outros fatores precisam ser observados. Abaixo coloquei algumas dicas que acredito serem úteis para ajudar você a escolher um terreno para comprar.

Desnível

Terreno após demolição

Observe se ele tem desnível, para onde é o desnível e qual a intensidade dele. Desnível para o fundo do terreno tende a ser mais complicado, pois exigiria o aterramento para nivelar o mesmo a fim de construir. O aterramento requer o muro de sustentação ou arrimo e a construção do alicerce tende a ser mais complicada e cara.

O fator desnível irá impactar fortemente no custo da construção. Há casos em que se gasta muito para chegar no alicerce d casa. Quando o terreno é plano é bem mais fácil, rápido e barato o alicerce.

Sem contar que em casos de desnível muito acentuado, pode ter até problemas de acesso com carro, por exemplo. Então, atente bem a esse ponto.

O ideal é que o terreno seja plano, pois assim você terá bem mais facilidade para começar a edificação e o custo de preparo do terreno será muito menor. Mas como em boa parte dos casos isto não é possível, é importante considerar o custo que você terá para nivelar o terreno deixar pronto para a construção.

Tamanho

O tamanho do terreno deve estar de acordo com as suas pretensões em relação ao projeto de construção da casa. Se ele for muito pequeno você poderá ter dificuldades em fazer um projeto adequado, se for muito grande poderá ter problemas em como usar todo o espaço, , manutenção, valor do IPTU e outros. Tenha cuidado com terrenos muito estreitos como os famosos terrenos 5x30.

terreno estreito 5x30 5x25

O tamanho de um terreno tem grande impacto no seu preço, pois geralmente o preço de um terreno é calculado levando em conta o valor do metro quadrado na região x a quantidade de metros quadros do mesmo. Assim, terrenos maiores tendem a ser mais caros e menores, mais baratos.

Outro detalhe importante sobre o tamanho do terreno é que também ele terá impacto no valor do IPTU, já que a prefeitura também calcula o IPTU considerando o tamanho do terreno. Assim, terrenos maiores tem IPTU mais caros.

Vale ainda uma observação de que muitas cidades brasileiras, especialmente aquelas que tem um plano diretor, determinam um tamanho mínimo para novos terrenos e isso vale para os novos loteamentos que são feitos na cidade.

Como isto é uma legislação municipal, pode variar de um local para o outro, mas acredito que atualmente as prefeituras venham a adotar medidas em torno de 200 m² como um tamanho mínimo. Se isso for verdadeiro, corrigiria os problemas do passado onde foram feitos os terrenos com até 140 m mínimos e outras medidas muito pequenas que dificultavam bastante a construção de uma casa.

Localização

A localização é importantíssima, afinal é ali que você irá morar. Veja se nas proximidades há bares, casas de festas e outros com possibilidades de aglomeração de pessoas. Tenha o cuidado também com indústrias, já que muitas delas poluem, solta muito pó, mal cheiro ou emite muito barulho.

Embora a análise da localização e a definição se ela é boa ou não, seja de natureza subjetiva, é verdade que ela tem grande impacto na valorização do imóvel. Hoje, terrenos em condomínios fechados são mais valorizados do que em bairros abertos. Alguns bairros também são mais privilegiados e com isso tem valorização maior.

A localização impacta demais a valorização do terreno e consequentemente da casa que foi edificada ali. É um dos primeiros aspectos que as pessoas observam quando vão comprar um imóvel. Então este item precisa ser observado com bastante cuidado, não apenas pelo fato se ele vai oferecer boas condições para moradia, mas se a localização irá agregar valor ao imóvel ou será um problema caso você precisar vender.

Posição em relação ao quarteirão

Algumas pessoas defendem que por motivos de segurança é melhor ter o terreno no meio do quarteirão ou quando mais distante da esquina melhor. Antigamente as pessoas valorizavam muito terreno de esquina. Aqui a decisão é muito pessoal, mas é importante pensar nisso.

De qualquer forma, a posição dele no quarteirão pode ter alguma implicação sim em segurança, facilidade de acesso, como entrada e saída de garagem, maior privacidade, entre vários fatores locais que de alguma forma influenciarão a sua posição.

Talvez esse tempo seja um pouco discutível, mas de alguma forma a ideia é válida e precisa obviamente ser validada de caso para caso, pois o contexto é muito importante. De qualquer maneira fique atento a esse detalhe e procure observar se a posição do terreno em relação ao quarteirão terá algum impacto, seja ele pose positivo ou negativo.

Posição do sol

A posição do sol é um fator que muitos não levam em consideração, mas deveria. O sol da manhã é bastante útil para uma lavanderia por exemplo que geralmente usa para secar roupas. O sol da tarde é mais forte e ele deve ser considerado em caso da construção da casa, afinal a parte da casa que ficar exposta ao sol da tarde, tende a ser mais quente.

A posição do sol é um dos itens que os arquitetos observam na hora de fazer um planejamento para o projeto de uma casa.

Normalmente quando se faz um loteamento, na planta dele já está indicado uma bússola para determinar o chamado norte que é um referencial que os arquitetos podem usar para entender onde é o sol da manhã e onde é o sol da tarde em relação aquele loteamento como um todo. Assim eles podem planejar a melhor posição para os quartos, lavanderia, a cozinha e outros espaços de uma casa. Isso terá um impacto muito grande no conforto térmico que a casa terá e poderá tirar proveito da posição do sol para aquelas partes que mais precisam dele e os locais que precisam ser protegidos para não causar grande problema de aquecimento.

Conclusão

É claro que a lista não se esgota nos itens mostrados acima, afinal cada caso é um caso e por isso é muito importante namorar um pouco o terreno a fim de conhecê-lo melhor e com isso encontrar os pontos fortes e fracos antes de tomar a decisão pela compra do mesmo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade