Dicas e informações sobre casa e construção

Quarto sem janela fica muito abafado e quente?

Construir um quarto com pouca ou nenhuma entrada de ar externo é um problema? Será que o ambiente fica mais e abafado do que os demais cômodos com boa ventilação?

Ao construir uma casa todo cuidado é pouco quando o assunto é ventilação, afinal de contas morar em uma casa quente e abafada é uma experiência bastante desagradável e gera muito desconforto, especialmente nos meses verão onde a temperatura normalmente é bem mais alta do que nas demais épocas do ano. O consenso geral é de que se um cômodo tem portas e janelas isso facilita a ventilação, bem como a entrada de ar e consequentemente o ambiente fica mais fresco, mas será que um quarto que não tem janelas, por exemplo, é mais quente e abafado por esta razão?

A preocupação

Durante certo tempo este foi o receio que eu tive em relação ao closet da minha casa que estava em construção, afinal ele não teria janelas pois como ficaria aberto e portanto se tivesse janela pegaria muita poeira. Como nesse caso era necessário manter o fechado ao máximo, a única abertura que ele teria era da porta do quarto e assim ele ficaria sem nenhuma entrada de ar externa. Coloquei apenas alguns blocos de vidro para permitir a iluminação natural.

O resultado

Eu tinha quase certeza de que ele ficaria extremamente quente e abafado, mas não foi necessariamente isso que aconteceu, a final a casa já está pronta e embora ele tenha de fato ficado um pouco mais abafado do que os demais quartos, não é nada que chega a ser preocupante. Mas depois analisando bem a situação concluir que a posição dele em relação à casa contribuiu para que isso não acontecesse, afinal ele não recebe o sol da tarde e está bastante protegido nesse aspecto. Já a sala e cozinha que tem boa ventilação mas recebe o sol direto da tarde se mostrou mais quente e abafado do que o próprio closet que não tem abertura nenhuma externa.

Uma recomendação

Esta é uma conclusão interessante e deve servir de atenção para quem pretende construir uma casa que é pensar na posição dos quartos, ventilação e entrada de ar. Nem sempre o fato de eu ter uma janela vai permitir um ambiente mais agradável. O grande problema está relacionado na verdade ao sol da tarde que acaba esquentando muito a parede é o telhado e isto acaba sendo transferido para ambiente interno especialmente a partir do final da tarde e à noite.

Algumas considerações

Os principais problemas que podem ocorrer em um quarto que não tem janela são os seguintes:

  • Iluminação: uma das funções da janela é prover a iluminação natural, ou seja, aquela que é obtida externamente através da luz solar ou do reflexo dessa luz nos outros objetos que temos em volta. Um quarto sem janela tende a ser mais escuro e a depender mais de iluminação artificial.
  • Temperatura: a janela também um importante recurso para prover a entrada de ar e assim melhorar o aspecto térmico do ambiente. Em quarto sem janela a tendência é que ele fique muito abafado, sem a circulação de ar e consequentemente a temperatura fica mais alta nesses casos. Assim, em muitas situações você acaba tendo que recorrer ao uso do ar-condicionado ou uso constante de ventilador.
  • Cheiro: um ambiente que não circula ar e que tem pouca luz natural, pode acumular algumas ocorrências de mofo, especialmente se tiver algum ponto de umidade, sem contar que pode gerar algum cheiro não muito agradável por não ter como circular o ar para purificá-lo. Em ambientes assim, as vezes é necessário usar produtos antimofo ou prover algum tipo de circulação de ar com uso de ventiladores para tentar minimizar o problema.
  • Pouca utilidade: Um quarto sem janela pode ter pouca utilidade em uma casa, exatamente por não ter os recursos necessários e citados acima. Como no meu exemplo eu usava para um closet e portanto até aí tudo bem, mas a lista de opções que você tem para usar um quarto sem janela é bastante restrita, por esse motivo deve ser muito bem analisado se deve ser feito ou não.

Perguntas e respostas

O que é ventilação cruzada e porque ela é importante?

A ventilação cruzada é um recurso que permite que o ar circule dentro de um ambiente e para isso é necessário ter duas aberturas para que o ar entre de um lado e saia do outro, essas aberturas podem ser janelas, portas, claraboias e outros recursos que permita a movimentação do ar. Extremamente importante que qualquer ambiente tenha a possibilidade da ventilação cruzada, caso você queira um ambiente mais ventilado.

Closet deve ser aberto ou fechado?

Sobre colocar portas ou não em um closet, isto pode variar bastante de acordo com o tamanho dele, o propósito e como ele foi projetado. Em casos onde ele é integrado ao quarto, muitas pessoas optam por não colocar porta para que assim haja uma melhor movimentação e permita uma circulação mais livres. Mas em outras situações, especialmente em caso de closets muito grandes, pode ser o último colocar uma porta para organizar melhor o ambiente.

O telhado pode influenciar na temperatura interna de um quarto?

Sim, o telhado pode influenciar bastante na temperatura interna de um cômodo qualquer. Primeiro é preciso considerar que o telhado recebe a incidência direta do sol e retém muito calor e este calor será transferido para dentro do ambiente, dependendo de como telhado foi feito. Atualmente tem se usado telhas ecológicas, como a telha sanduíche ou aplicação de uma manta térmica no telhado para evitar que o calor produzido no telhado possa ser transferido para dentro do ambiente.

Um exaustor poderia ser uma solução para um quarto sem janela?

Pode ser, mas isso depende muito do tipo do quarto que você esteja considerando. Algumas construtoras têm usado este recurso em banheiros de apartamentos, foi o que constatamos em uma visita que fizemos em um apartamento decorado que estava à venda aqui em nossa cidade. Um dos banheiros não tinha janela e usava exatamente o exaustor para tentar minimizar o problema, ainda que seja uma proposta ruim, para o banheiro faz sentido, mas não necessariamente para um quarto. Portanto embora seja uma alternativa, julgo que ela não seja a mais inteligente para ser aplicada em todos os casos. Além do banheiro, talvez uma dispensa ou algum local que você usa para depósito possa fazer sentido de usar um exaustor.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade