Ao construir uma casa todo cuidado é pouco quando o assunto é ventilação, afinal de contas morar em uma casa quente e abafada é uma experiência bastante desagradável e gera muito desconforto, especialmente nos meses verão onde a temperatura normalmente é bem mais alta do que nas demais épocas do ano. O consenso geral é de que se um cômodo tem portas e janelas isso facilita a ventilação, bem como a entrada de ar e consequentemente o ambiente fica mais fresco, mas será que um quarto que não tem janelas, por exemplo, é mais quente e abafado por esta razão?
Durante certo tempo este foi o receio que eu tive em relação ao closet da minha casa que estava em construção, afinal ele não teria janelas pois como ficaria aberto e portanto se tivesse janela pegaria muita poeira. Como nesse caso era necessário manter o fechado ao máximo, a única abertura que ele teria era da porta do quarto e assim ele ficaria sem nenhuma entrada de ar externa. Coloquei apenas alguns blocos de vidro para permitir a iluminação natural.
Eu tinha quase certeza de que ele ficaria extremamente quente e abafado, mas não foi necessariamente isso que aconteceu, a final a casa já está pronta e embora ele tenha de fato ficado um pouco mais abafado do que os demais quartos, não é nada que chega a ser preocupante. Mas depois analisando bem a situação concluir que a posição dele em relação à casa contribuiu para que isso não acontecesse, afinal ele não recebe o sol da tarde e está bastante protegido nesse aspecto. Já a sala e cozinha que tem boa ventilação mas recebe o sol direto da tarde se mostrou mais quente e abafado do que o próprio closet que não tem abertura nenhuma externa.
Esta é uma conclusão interessante e deve servir de atenção para quem pretende construir uma casa que é pensar na posição dos quartos, ventilação e entrada de ar. Nem sempre o fato de eu ter uma janela vai permitir um ambiente mais agradável. O grande problema está relacionado na verdade ao sol da tarde que acaba esquentando muito a parede é o telhado e isto acaba sendo transferido para ambiente interno especialmente a partir do final da tarde e à noite.
Os principais problemas que podem ocorrer em um quarto que não tem janela são os seguintes:
A ventilação cruzada é um recurso que permite que o ar circule dentro de um ambiente e para isso é necessário ter duas aberturas para que o ar entre de um lado e saia do outro, essas aberturas podem ser janelas, portas, claraboias e outros recursos que permita a movimentação do ar. Extremamente importante que qualquer ambiente tenha a possibilidade da ventilação cruzada, caso você queira um ambiente mais ventilado.
Sobre colocar portas ou não em um closet, isto pode variar bastante de acordo com o tamanho dele, o propósito e como ele foi projetado. Em casos onde ele é integrado ao quarto, muitas pessoas optam por não colocar porta para que assim haja uma melhor movimentação e permita uma circulação mais livres. Mas em outras situações, especialmente em caso de closets muito grandes, pode ser o último colocar uma porta para organizar melhor o ambiente.
Sim, o telhado pode influenciar bastante na temperatura interna de um cômodo qualquer. Primeiro é preciso considerar que o telhado recebe a incidência direta do sol e retém muito calor e este calor será transferido para dentro do ambiente, dependendo de como telhado foi feito. Atualmente tem se usado telhas ecológicas, como a telha sanduíche ou aplicação de uma manta térmica no telhado para evitar que o calor produzido no telhado possa ser transferido para dentro do ambiente.
Pode ser, mas isso depende muito do tipo do quarto que você esteja considerando. Algumas construtoras têm usado este recurso em banheiros de apartamentos, foi o que constatamos em uma visita que fizemos em um apartamento decorado que estava à venda aqui em nossa cidade. Um dos banheiros não tinha janela e usava exatamente o exaustor para tentar minimizar o problema, ainda que seja uma proposta ruim, para o banheiro faz sentido, mas não necessariamente para um quarto. Portanto embora seja uma alternativa, julgo que ela não seja a mais inteligente para ser aplicada em todos os casos. Além do banheiro, talvez uma dispensa ou algum local que você usa para depósito possa fazer sentido de usar um exaustor.