Dicas e informações sobre casa e
construção

Como fazer mudanças para apartamento, com e sem elevador?

Veja os diversos aspectos que devem ser observados quando se pretende fazer a mudança para um apartamento. O planejamento precisa ser bem-feito para não ter problemas.

Fazer mudança de endereço não é uma das coisas que agrada a maioria das pessoas. Para ser bem sincero, acho difícil encontrar alguém que goste de fazer mudanças.

Desmontar móveis, embalar objetos em geral, encaixotar, transportar tudo para um outro local e depois remontar novamente é uma tarefa bem complicada e dá muito trabalho, sem contar que é muito cansativo.

Mas as coisas ganham outra proporção quando a mudança envolve apartamento. Já fiz muitas mudanças para casas, mas recentemente me mudei para um apartamento e gostaria de fazer alguns comentários baseado na minha experiência, inclusive.

Dias e horários

Se você pretende fazer mudança para apartamento uma das primeiras coisas que você precisa considerar no seu planejamento é o dia e horário em que isso pode ser feito.

Não é como fazer mudança para casa em um bairro aberto, onde você muda no final de semana ou até a noite se precisar. Normalmente nos condomínios, sejam eles de casas ou apartamentos, as mudanças são permitidas durante a semana, ou seja, de segunda a sexta-feira e em horário comercial.

Mas as limitações não terminam aí, existem casos em que você não pode chegar com a mudança no horário do almoço ou por exemplo chegar com a mudança muito próximo das 5h00 da tarde, pois nesse caso obviamente não daria tempo de você descarregar e talvez não fosse autorizado a entrada.

Agendamento

É bem possível que em alguns casos as mudanças só possam ocorrer com agendamento de dias e horários.

Foi mais ou menos o que aconteceu comigo que mudei recentemente para um apartamento. Não se tratava necessariamente de um agendamento, mas você tinha que avisar a portaria quando pretendia fazer para que eles pudessem verificar se já não tinha outras mudanças programadas para esse dia.

Pois se descarregar uma mudança já é um complicador em alguns locais, imagina duas ou três ao mesmo tempo.

Locais para descarga

Resolvido a questão do dia e do horário entra agora uma questão mais operacional. No condomínio onde eu moro, funciona da seguinte forma o procedimento para a descarga da mudança:

O caminhão tem que parar na rua na frente da portaria e descarregar ali. Os móveis e objetos devem ser conduzidos com o carrinho de mão até a base do elevador que fica no primeiro subsolo. É uma distância considerável.

Próximo ao elevador existe uma área equivalente ao espaço de uma garagem mais ou menos, onde os móveis devem ser acomodados.

Assim que o caminhão estiver totalmente descarregado ou simultâneo ao descarregamento, pode se iniciar a subida dos móveis pegando daquela área próximo ao elevador.

Contudo esse é um procedimento nosso e é importante observar que cada condomínio tem suas próprias regras quanto a este item.

Apartamento sem elevador

Se a mudança for feita para um prédio que não tem elevador, as coisas ficar um pouco mais difíceis.

Normalmente os prédios de até quatro andares não tem elevador e nesse caso não tem alternativa a não ser subir toda mudança pela escada.

Este é um planejamento que precisa ser feito de antemão, pois vai precisar de bastante mão-de-obra pra fazer esse serviço, especialmente com as peças maiores e mais pesadas.

Apartamento com elevador

Nos apartamentos cujas torres têm elevador as coisas ficar um pouco mais fáceis e neste caso deve ser observado pelo menos três aspectos importantes:

  1. Elevador de serviços: Normalmente os prédios têm dois elevadores, sendo um social e outro de serviço. Apenas o elevador de serviço pode ser utilizado para transporte de mudança.
  2. Carga máxima permitida: Deve ser observado a capacidade máxima do elevador em termos de peso. Embora itens de mudanças não gerem tanto peso, ainda assim é um item a ser considerado.
  3. Tamanho do elevador: Também precisa analisar a questão do tamanho do elevador, pois existem algumas peças de móveis que normalmente não cabem nos elevadores, especialmente se ele for um pouco pequeno.

Então ideal é fazer um planejamento prévio, medindo a largura e altura da porta de entrada do elevador, bem como o seu espaço interno. Depois Faça a medida dos móveis maiores e conclua se será possível entrar com eles no elevador ou não.

Uso da escada

Caso não seja possível transportar algumas peças no elevador, alternativa é ir pela escada e aí dependendo do andar a coisa fica um pouco mais complicada.

Meu caso, por exemplo, era o 11º andar e eu tinha um sofá muito grande que certamente não caberia no elevador. Então alternativa foi chamar um profissional que trabalha com reforma de estofados e ele desmontou o sofá, pois algumas partes eram desmontáveis, e aí foi possível fazer o transporte.

Já na questão com os móveis planejados teve algumas peças que não coube no elevador e precisou subir pela escada.

Planejamento

Mudanças de casas exigem planejamento. Mudanças para apartamento exigem planejamento mais bem feito ainda.

Então o ideal é você verificar com o condomínio para onde você vai transportar a mudança a fim de verificar as regras quanto a esta questão.

Os itens que coloquei acima são uma referência e precisam ser observados caso a caso, mas é muito mais complicado fazer mudança para apartamento do que simplesmente de uma casa para outra casa em um bairro aberto ou mesmo em um condomínio fechado.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.