Dicas e informações sobre casa e construção

Amolador afiador de facas elétrico e manual

Conheça os vários tipos de objetos que são usados como afiadores ou amoladores de facas, tesouras, foices e outros objetos de corte que usamos em casa, oficina e outros locais de trabalho.

Uma boa faca ajuda muito nas atividades domésticas em casa. Quem vive na cozinha sabe muito bem a dificuldade que é preparar os alimentos e executar as tarefas comuns com faca ruim que não corta bem.

Mas além de ter uma boa faca é preciso que ela esteja bem afiada, pois na medida em que você vai usando ela perde o corte e por isso é importante ter por perto um amolador ou afiador de facas para auxiliar nesta tarefa.

Devemos, contudo, diferenciar as facas que necessitam de serem afiadas para ter bom corte, daquelas que não precisam, como é o caso das facas de mesa e alguns modelos do tipo serrote.

Diferença de amolar e afiar

De certa forma são termos sinônimos, pois o dicionário Pliberam não mostra muita diferença entre eles, inclusive coloca afiar como sinônimo de amolar. O termo afiar significa “dar fio” ou aguçar, sendo que a primeira definição é mais apropriada para nosso caso.

Tipos de amoladores

Existem diferentes objetos usados para afiar faças e outros objetos de corte, como tesouras, facão, foice, enxada, cutelo, entre outros. Há modelos elétricos e outros de uso manual. Abaixo uma relação dos tipos mais comuns:

Afiador de pedra

A pedra comum foi o modo mais usado antigamente para amolar ou afiar objetos de corte. Existem inúmeras pedras bem duras que podem ser usadas para este fim. É importante apenas observar que nem todas as pedras servem para este fim, já que algumas são muito moles.

Amolador de pedra esmeril - elétrico e manual

amolador de esmeril

A pedra mais usada para fazer os amoladores mais modernos é sem dúvida o esmeril. Esta pedra é extremamente dura e tem a Grécia e a Turquia como os maiores exportadores deste mineral.

Na indústria ele pode receber outros minerais compostos para a fabricação de amoladores industriais ou elétricos de várias aplicações. Neste caso a pedra é adaptada a um conjunto e tem um motor elétrico para girar em alta velocidade, produzindo assim uma forte área de atrito sobre o objeto submetido a ela.

Mas existem as pedras de esmeril de uso mais caseiro e muito útil para uso em casa para afiar facas e outros objetos cortantes.

Veja vários exemplos de amolador de esmeril, tanto os modelos industriais, bem como a pedra e afiadores.

Observação sobre o esmeril: As lixas são muito usadas em diversos segmentos e podem ser de uso manual ou com o auxílio de uma máquina lixadeira. As lixas geralmente são feitas de pedra esmeril e tem diferentes gramaturas para atender a diversas aplicações, como lixar paredes, madeira, ferro e outras superfícies.

Chaira ou afiador

A chaira é um tipo de afiador que é muito usado por açougueiros, por exemplo, para afiar facas constantemente. É um modelo industrial que tem um cabo para segurar e uma aste que pode ser de aço usado para amolar.

Galeria de fotos de amolador de facas chaira.

Bicicleta adaptada

Algumas pessoas bem criativas adaptam uma bicicleta ou pelo menos parte dela para criar um amolador manual bastante eficiente e engenhoso. Acontece que as pedras redondas preciso girar em boa velocidade para criar o atrito necessário para amolar, especialmente os objetos mais difíceis. Assim eles usam o mecanismo da bicicleta como os pedais, a corrente e o eixo para dar movimento a pedra.

Veja algumas imagens desses amoladores de bicicleta

Modelo industrial

O modelo industrial é o mais indicado para um processo mais rápido e com melhor resultado. Há muitos modelos disponíveis e cada um atende a uma determinada necessidade.

Há vários modelos de amoladores industriais ou elétricos para uso em empresas, oficinas ou mesmo em casa. Um motor elétrico é usado para gerar grande movimento da pedra e alto poder de atrito.

Lima - amolador manual

Talvez muitos não conheçam, mas existe um objeto interessante chamado de “lima” que é usado como amolador. Ele é uma peça industrial feito de aço e que nele são forjados pequenos entalhes, como se fossem dentes. Ao aplicar com força sobre o objeto desejado os dentes de aço desgastam o objeto permitindo assim afiá-lo.

A lima já foi muito usada por agricultores para amolar manualmente as enxadas, foices e outros implementos agrícolas. Ainda é possível encontrá-lo em lojas de ferragens ou de materiais para agricultura.

Para quem não o conhece, acesse aqui as fotos deste interessante amolador.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade