Dicas e informações sobre casa e
construção

Por que é necessário colocar tanto gesso em apartamento?

Ao reformar o apartamento precisei colocar muita sanca de gesso, sem contar as paredes de gesso que a construtora já tinha feito na construção do apartamento.

Quando você compra um apartamento na planta existe a expectativa pela entrega do apartamento pronto. Também deve existir um planejamento financeiro para a conclusão da obra, isto é, o apartamento é entregue sem acabamento ou pelo menos com acabamento só nas áreas molhadas.

O que acontece na prática é que você precisará fazer uma reforma bem significativa para deixá-lo pronto. Está reforma inclui colocação de piso, às vezes a troca de pias da cozinha e banheiros, instalação de aquecedor a gás, instalação de ar-condicionado, iluminação, móveis planejados e colocação de gesso.

Dependendo do que você pretende fazer em termos de reformas, poderá haver outras etapas ainda.

Na reforma que fiz no meu apartamento eu gastei bastante com colocação de gesso, isto sem contar que na própria construção do apartamento algumas partes já tinham sido feitas com paredes e sancas de gesso.

Mas então fica a pergunta: por que usar tanto gesso em apartamento?

Esconder as coisas. Creio que esta seja a resposta simples e direta para a pergunta acima. Mas vamos explicar isso melhor.

Um apartamento é diferente de uma casa. Eu já construir pelo menos duas casas e sei como funciona. Lá você rasgar parede, se precisar instalar o ar-condicionado pode deixar pendurado do lado de fora, se precisar furar uma parede de um lado para o outro não tem problemas e assim por diante.

Não é o que acontece em apartamento. Primeiro que você tem muita restrição quanto a rasgar parede. No meu caso algumas paredes podiam ser rasgadas, visto que algumas delas eram paredes de fechamento apenas.

Mas dependendo do projeto do apartamento, você não pode fazer isso e, portanto, terá bastante limitação quanto ao tipo de reforma que poderá fazer.

Instalação de ar condicionado

Um exemplo simples e a instalação de ar-condicionado. No meu caso existe uma área técnica onde você pode deixar as máquinas condensadoras (externas), mas precisa levar a tubulação do ar-condicionado dali até os pontos interno onde as máquinas evaporadoras ficaram.

Isto significou passar essa tubulação pela sala, um pequeno corredor, no banheiro social e no banheiro da suíte e depois distribuindo pelos quartos. Tudo isso para que essa tubulação não fiques exposta do lado de dentro do apartamento, portanto, cria-se uma sanca de gesso para escondê-lo.

Iluminação

O mesmo acontece com iluminação. A menos que você queira usar apenas os pontos de iluminação que a construtora deixa, mas se quiser colocar spots, pendentes em locais diferentes ou outros pontos de iluminação precisará levar fios até lá. Para que esses fios não fiquem expostos no teto é preciso também escondê-los com sanca as de gesso.

Estratégia da construtora

Mas eu percebi que a própria construtora já utilizou essa estratégia aqui. Pelo menos no meu caso em uma parede nos banheiros o encanamento que leva água o chuveiro e o vaso é escondida por uma parede de gesso que depois recebeu o revestimento em cima. O mesmo acontece na lavanderia.

Sendo assim, a estratégia de utilizar paredes de gesso ou sancas no teto está relacionado a estética para que encanamento, fios elétricos, tubulação de ar-condicionado, dentre outros não fiquem expostos dentro do apartamento.

Tudo isso é necessário porque aquilo que você precisar colocar no apartamento precisa ficar dentro do próprio apartamento. Não dá para utilizar a estrutura externa, então tudo tem que ser feito internamente.

Conclusão

Desta forma eu concluo fazendo um alerta para você que comprou ou pretende comprar um apartamento na planta. Guarde dinheiro, pois você vai gastar bastante para deixar o apartamento “habitável”, vamos assim colocar.

É verdade que ele já vem com pisos e revestimentos nas áreas molhadas, bem como com pias dos banheiros e cozinha. Mas muito mais que isso precisará ser feito e os gastos podem ser elevados.

Quanto à questão do gesso, como foi explicado acima ele acaba tendo uma função estética e portanto em certos casos não dá para economizar ou deixar de fazer.

O ideal é contratar um arquiteto que irá pensar o projeto da reforma interna do apartamento como um todo. Até porque você vai precisar de um ART emitido por um arquiteto ou engenheiro para que você possa fazer modificações no apartamento ou reformas quaisquer.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.