Meu filho decidiu estudar fora do Brasil e eu não tinha dinheiro para bancar seus estudos, mas eu tinha uma casa, a casa que nós morávamos. A solução encontrada foi vender o imóvel.
Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas colocam seus imóveis à venda. O meu exemplo mostra uma necessidade específica, mas não cabe aqui analisar esses motivos que outras pessoas tenham. Contudo um dado importante que precisa ser levado em conta é considerar o momento certo para realizar a venda.
Este momento certo a que me refiro tem muito a ver com o sucesso que você terá na realização da venda. Colocar o imóvel à venda em um momento errado pode trazer prejuízo, dores de cabeça e consequentemente um arrependimento.
Mas como descobrir qual é o momento certo para vender um imóvel?
Embora esta seja uma pergunta bastante complicada para se responder, oferecerei abaixo algumas sugestões que poderão nortear sua decisão e determinar o melhor momento certo de realizar a venda.
Em primeiro lugar é preciso entender as motivações para a venda do imóvel. É uma necessidade específica que não pode ser adiada? Você quer aproveitar o bom momento do mercado e assim obter maiores ganhos? Você está fazendo a venda atrelado ao outro negócio que envolve a compra de outro imóvel outro bem qualquer?
Muitas outras perguntas poderiam ser feitas e a depender da resposta de cada uma delas podemos concluir se o momento é adequado ou não.
Existem casos que agimos por extrema necessidade e aí não tem muito o que esperar, mas há casos em que é preciso parar e pensar um pouco e talvez os próximos pontos possam ajudar um pouco nesse sentido.
Embora as negociações com imóveis acontecem o tempo todo, existem momentos em que o mercado está mais aquecido em outros nem tanto.
Aproveitar o bom momento do mercado pode ser interessante no sentido de obter maior demanda e consequentemente o melhor valor de venda.
Vale lembrar que este bom momento do mercado pode ser a nível nacional ou a nível local. Existem diversos fatores que podem influenciar no bom desenvolvimento do mercado imobiliário em uma localidade específica. É importante ficar atento para o que acontece na sua cidade região entender que impacto isso poderá ter no mercado imobiliário local.
Alguns fatores que podem impulsionar o mercado em uma localidade:
Como está o seu imóvel em termos de conservação da edificação?
Vender um imóvel em más condições é bem mais difícil e desanima bastante os compradores. Então se você tem alguns problemas no seu imóvel, talvez o melhor momento seria promover uma boa reforma e deixá-lo em condições melhores que agrade os futuros compradores.
Esta avaliação extremamente importante e ela irá determinar maior demanda pelo imóvel.
As vezes uma boa pintura no imóvel já é o suficiente para mudar bastante as características dele. Mas é importante ficar atento as questões estruturais que geralmente são aquelas que impactam mais na conservação do imóvel e que chama mais atenção dos compradores.
Outro ponto de grande importância a questão documental do imóvel. Vender uma casa, apartamento, terreno com outro imóvel qualquer que esteja com a documentação enrolada ou com problemas de documentação é bastante complicado e limita bastante as opções que você terá.
Me lembro de uma casa que fomos ver para comprar em uma certa ocasião e ela estava em inventário. O corretor comentou que havia mais de 30 herdeiros e aí fiquei pensando o quão difícil seria concluir a documentação deste móvel.
Mas os problemas com documentação podem ser muitos, pois existem casas sem escritura, sem registro de averbação, com averbação de apenas parte do imóvel, com dívidas com a prefeitura, INSS, condomínio, dentre outros.
Resolver esses problemas é de grande importância pois dará mais transparência ao negócio e evitará a fuga de compradores.
Diz um velho ditado que a pressa é inimiga da perfeição. Isto se aplica certamente na questão de negociação de imóveis, pois quanto mais pressa você tem, mais risco você corre de perder dinheiro e fazer uma negociação ruim.
Por isso, a necessidade de vender uma casa rápida pode indicar que não é um bom momento e nesse caso é necessário tomar muito cuidado para que a pressa não atropele a razão e você acabe fazendo um negócio ruim.
Avalie nesses casos se não há uma alternativa que possa te ajudar a pelo menos esperar mais um pouco e vender sem muita pressa, visando conseguir uma negociação melhor.
Por fim não menos importante é preciso perguntar onde você pretende morar depois que vender o seu imóvel, isto estou supondo que se trata da venda do seu único imóvel de residência. Se for outro imóvel que você não utilize para moradia, então tudo bem.
Mas quando vendemos nossa casa ou apartamento, ainda que seja por uma necessidade específica e justa, sempre temos que atrelar esse negócio a perspectiva de moradia depois da venda.
Certamente com esses fatores em mente, você poderá raciocinar melhor e assim determinar o melhor momento para a venda. Eu desejo boa sorte!