Dicas e informações sobre casa e construção

O que é para-raios e sua importância de ter em casa?

Para-raios são hastes de alumínio ou cobre que são utilizados para reter as descargas elétricas proferidas pelos temporais, e assim as canalizar até o solo. Entenda a importância deles para o uso em casa.

As mudanças climáticas em muitos momentos da história podem ter sido vistas como verdadeiras catástrofes. Isso porque a natureza é algo imprevisível, e nesse sentido, é impossível para o ser humano identificar quais serão os efeitos dos fenômenos naturais na vida do ser humano. Chuvas, tsunamis, terremotos e demais ações da mãe natureza ajudam a deixar um ambiente mais hostil para o ser humano.

Nesse sentido, é impossível mensurar todos os possíveis efeitos da natureza sobre a vida do ser humano. Dessa forma, hoje você vai saber um pouco mais sobre os raios, mais especificamente os mecanismos que você pode utilizar para tentar diminuir os seus impactos no cotidiano do ser humano. Continue lendo e confira o que é um para-raios e qual a sua importância para a residência.

O que é para-raios?

Relampagos

De modo geral, os para-raios são hastes de alumínio ou cobre que são utilizados para reter as descargas elétricas proferidas pelos temporais, e assim as canalizar até o solo. Nesse sentido, os para-raios podem ser vistos como verdadeiras proteções de residências e edifícios, visto que o mesmo sempre está presente no ponto mais alto desses imóveis.

O uso de para-raios ao longo dos anos tem diminuído de forma considerável as incidências de acidentes causados por raios. Somado a isso, além de ajudar a proteger a vida das pessoas, os para-raios também têm desempenhado papel fundamental para a garantia da vida útil de aparelhos eletrônicos durante as famosas chuvas de raios. Isso porque esses aparelhos são os primeiros afetados com esse tipo de descarga, o que os fazem queimar e assim ficarem inadequados para serem reutilizados, inclusive podendo gerar um acidente de maior proporção, como são os casos dos incêndios.

Qual a importância dos para-raios em casa?

Os para-raios desempenham papel fundamental para a garantia da segurança e qualidade de vida de diversas pessoas. Isso não somente por ser um metal responsável por reter as descargas elétricas, mas também por garantir que situações piores não sejam iniciadas a partir disso. Dessa forma, ter para-raios em casa é fundamental para evitar que as descargas elétricas atinjam a sua residência e cause acidentes graves, como diversas vezes já ocorreu em residência ao longo de todo o país.

Somado a isso, os para-raios são de suma importância para prolongar o período de vida útil de seus eletrodomésticos. Quando uma residência é atingida por uma descarga elétrica, esses objetos de casa são os primeiros a serem atingidos com a descarga elétrica, o acaba causando a sua sobrecarga e a sua consequente inutilidade.

Além disso, os raios desencadeiam uma série de outros efeitos negativos nas residências. Rachaduras, incêndios e a morte de animais é mais um dos efeitos nefastos que podem ser apontados pela ausência de para-raios.

Como instalar um para-raios?

Quando se deseja instalar um para-raios em sua residência ou edifício, é precisa que você tenha algumas informações em mente. Primeiramente será necessário avaliar o perfil da sua construção para saber da real necessidade de um para-raios. É óbvio que os para-raios são fundamentais nas residências, por isso, para que um para-raios seja instalado em sua residência é necessário que um engenheiro faça uma avaliação da sua construção para saber como o para-raios pode ser instalado.

Nesse mesmo sentido, o corpo de bombeiros também pode realizar a instalação de um para-raios em sua residência. Mas para isso, alguns aspectos serão levados em consideração para que a instalação seja concluída, confira quais são eles:

  • Sua construção precisará conter materiais inflamáveis;
  • A construção precisará ter pelo menos 30 metros de altura;
  • Em caso de estrutura isolada, ela necessita ter um tamanho mínimo de 25 metros de altura;
  • E alguns outros requisitos levados em consideração.

Vale ressaltar que os bombeiros não podem realizar uma análise completa da sua construção e por isso oferecem requisitos mais restritivos para que a instalação dos para-raios seja feita.

Sobre a manutenção do para-raios

A manutenção deve ser feita por um engenheiro e sempre deve ser levado em consideração o período de vida do para-raios. Isso quer dizer que de modo geral não existe uma data de validade para os para-raios, o mesmo deve ser trocado sempre que apresentar precariedade.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade