Dicas e informações sobre casa e
construção

Ventilador de teto: 5 vantagens e 3 desvantagens

Veja uma análise sobre o uso de ventiladores de teto, mostrando cinco vantagens e três desvantagens, como a melhor distribuição do ar, o uso da ventilação reversa, bem como a possibilidade de fazer mal à saúde.

Considerando que o Brasil é um país bastante quente, a adoção de ventiladores em casa ou em ambientes de trabalho é uma prática extremamente comum e muito justificável. Existem vários tipos de ventiladores, tamanhos e potências que podem atender as mais diversas necessidades.

Dentre os tipos de ventiladores, um dos modelos mais comuns é o ventilador de teto, que pode ser usado tanto em ambientes residenciais como em escritórios ou ambientes de trabalho.

Ventilador de teto

Abaixo, relaciono cinco vantagens e três desvantagens da adoção desse tipo de ventilador para tentar amenizar um pouco o calor.

Cinco vantagens

Começaremos mostrando algumas vantagens bastante evidentes que o ventilador de teto tem em relação aos demais modelos de ventiladores.

1 - Ventilação bem distribuída

Por ventilação bem distribuída, devemos entender que a posição que ele fica proporciona a distribuição do ar de uma maneira mais igualitária por todo o cômodo.

Nos modelos de mesa ou de pé, normalmente você tem obstáculos como móveis e outros objetos que podem atrapalhar a circulação do ar. Já nos modelos de teto isto não acontece, desta forma a ventilação vai acontecer em todo o cômodo isto é sem dúvida alguma vantagem grande.

2 - Não ocupa espaço útil

Por espaço útil devemos considerar o uso do piso e das paredes que normalmente é onde colocamos os móveis ou penduramos algum tipo de objeto.

O teto de uma casa é normalmente pouco utilizado e, portanto, colocar um ventilador ali significa liberar espaço no piso e nas paredes. Isto constitui uma vantagem significativa, especialmente nos casos em que o cômodo é pequeno e o espaço útil deve ser mais bem aproveitado.

3 - Mais silencioso

Embora não seja uma regra, muitos ventiladores de teto tendem a ser mais silenciosos do que os ventiladores de mesa ou de pé, por exemplo.

O fato deles serem um pouco maiores e talvez pela forma como eles são construídos, favoreça uma ventilação mais silenciosa, especialmente quando você estiver utilizando em baixa rotação. O barulho nos ventiladores de teto fica mais forte quando você coloca em alta rotação.

4 - Ventilação reversa

Para quem usa ventilador de teto no quarto e costuma deixar ligado à noite enquanto dorme, uma função bastante interessante é utilizar a ventilação reversa, isto é, a invés dele soprar para baixo, ele sopra para cima.

Muitas pessoas não gostam da ideia de dormir com o ventilador sobrando diretamente no rosto, assim utilizar essa função reversa permite que o ar não circule diretamente no rosto, sendo, portanto, uma opção bastante interessante para ser usada no quarto a noite.

5 - Acionamento por controle remoto

A possibilidade de acionar o ventilador de teto por controle remoto não é uma função nativa, pelo menos não nos modelos em que eu conheço.

Mas você pode comprar um controle remoto e instalar junto com o ventilador de teto e assim você passa a ter controle dele de onde você estiver. Isto se aplica a ligar e desligar, mudar as velocidades, inverter a ventilação, bem como ligar e desligar a lâmpada.

Eu coloquei controle remoto nos ventiladores de teto da minha casa e confesso que é um recurso bastante interessante, pois facilita o uso dele e pode-se assim controlá-lo sem precisar sair do lugar onde você está.

Três desvantagens

Mas como quase qualquer outra coisa, um ventilador de teto apesar de ter muitas vantagens, não está livre de algumas desvantagens. Abaixo relacionei pelo menos 3 delas.

1 - Pode fazer mal à saúde

Este não é um problema específico do ventilador de teto, mas dos ventiladores em geral. O fato de ter um aparelho sobrando o ar em cima de você pode trazer algum tipo de problema de saúde, especialmente para algumas pessoas.

Como nós sabemos o ar não é totalmente puro e em muitos casos contém substâncias que não são boas para nossa respiração. Assim, um ventilador sobrando o ar com essas impurezas diretamente para nós pode sim trazer algum tipo de problema de saúde.

Vale lembrar que é importante que as pás do ventilador passem por limpeza periódica, isto ajuda para evitar a circulação de pó, por exemplo.

Também existe o fato da mudança repentina de temperatura. Como é o que acontece com pessoas que dormem com ventilador ligado, pois no meio para o final da noite a temperatura geralmente cai e aí ele começa soprar um ar mais frio o que pode também levar alguns problemas de saúde.

Essa queda de temperatura a noite é vai evidente em locais com altitudes maiores ou em certos períodos do ano.

Como disse, este não é um problema específico do ventilador de teto, mas também pode ser aplicado a ele.

Usar o ventilador na função reversa pode ser uma alternativa interessante, mas para muitos casos é mais indicado um ar-condicionado do que eu uso de ventiladores.

2 - Mais difícil de fazer a limpeza

O fato dele estar posicionados no teto pode ser um problema maior para fazer a limpeza dele. Neste caso é necessário o uso de escadas e isso também agrava o risco de acidentes quando está fazendo a limpeza dele em função da sua posição.

3 - Pouco eficaz em dias/noites muito quente

Assim como todos os ventiladores, a sua taxa de eficácia vai depender muito da temperatura do ambiente. Em dias ou noites muito quentes os ventiladores não conseguem cumprir a função de refrescar o ambiente, uma vez que ele vai soprar o ar quente, que além de não refrescar, pode em algumas situações até aumenta a sensação de calor.

Para locais muito quentes a melhor alternativa é de fato um aparelho de ar-condicionado, que é naturalmente uma opção mais cara, mas pelo menos vai resolver o problema do calor.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.