Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a melhor época do ano para começar uma construção de uma casa

Considerando o clima e a época das chuvas, qual seria o melhor período para iniciar a construção de uma casa sem ter grandes problemas com interrupções e outros problemas.

O planejamento para construção de uma casa envolvem muitos fatores e precisa ser feito com bastante cuidado com atenção a detalhes que às vezes passam despercebidos, mas que podem ser importantes no decorrer do desenvolvimento da obra. Normalmente existe a preocupação com a planta da casa, os materiais de construção que serão usados, a contratação da mão de obra, os processos burocráticos e documentação necessários, entre outros. Mas há uma preocupação que precisa ser levada em conta que diz respeito à época do ano de começar a construção, principalmente quando existe presa em terminar a obra e portanto qualquer tipo de atraso pode ser prejudicial.

Dentre os diversos fatores que devemos considerar na construção de uma casa, uma delas e não menos importante é o período ou a época do ano em que é melhor para iniciar uma construção. Para isso devemos fazer algumas considerações sobre o clima e como ele poderá interferir nas etapas de construção de uma casa. Para isso, veja o gráfico abaixo que mostra as temperaturas mínimas e máximas do ano, bem como o acumulado de chuvas. Esses dados são históricos de 1960 a 1990 e foram compilados e disponibilizados pelo site TempoAgora / Somar.

chuvas temperaturas minima maxima

De posse desta informação, temos de levar em conta que o período inicial de uma construção envolve a preparação do terreno, construção do alicerce, levantamento das paredes, etc. Todas essas etapas são feitas em tempo aberto e estão sujeitas a ação do tempo, logo, fica fácil imaginar que iniciar uma construção no mês janeiro não é uma boa ideia, já que a quantidade de chuva tende a ser grande e poderá haver serviço perdido ou pelo menos dificultar muito o trabalho dos construtores.

Qual a melhor época do ano para começar a construção?

Para dizer qual a melhor época do ano para começar a construção de uma casa é preciso levar em conta quais são os fatores que podem atrapalhar o processo, uma vez que eles estão ligados a fatores naturais, como a chuva. No início da obra o trabalho concentra-se principalmente na fundação e alvenaria e estas etapas requer o tempo bom, ou seja, se for período de muita chuva é complicado e em muitos casos pode haver atrasos e às vezes até perder o serviço foi feito dependendo do caso.

Início do outono

Desta forma é possível afirmar que a melhor época do ano para iniciar a construção de uma casa logo após o término do verão ou o início do outono, geralmente no mês de abril onde normalmente haverá um bom período tempo mais firme e com chuva menos frequente, desta forma você terá um prazo até um mês de outubro mais ou menos para fazer a parte de alvenaria e deixar a casa com a cobertura pronta. Desta etapa em diante a chuva já não interfere tanto uma vez que possível continuar trabalhando mesmo com tempo de chuva, pois a casa já estará coberta.

Abril em diante

O melhor período então para iniciar a construção é certamente a partir do mês de abril onde as chuvas tende a diminuir e as condições de trabalho passam a ser mais favoráveis, pelo menos no aspecto da chuva. Contudo é preciso levar em conta também a questão da velocidade da construção, pois mesmo que você inicie no mês de setembro que é bastante seco, mas siga em ritmo muito lento, quando chegar a época da chuva você terá os mesmos problemas.

Planejamento

O planejamento da época de início da construção deve levar em conta não apenas o início, mas também as etapas seguintes, tendo como preocupação não apenas a chuva, mas também sua disponibilidade para acompanhar a obra, encontrar mão de obra disponível e outros fatores importantes.

O planejamento deve levar em conta também a forma de guardar os materiais de construção, como cimento, argamassa e outros materiais sensíveis a umidade, tudo isso deve ser parte da preocupação de definir o momento certo e as condições ideais para o início da obra.

Algumas observações importantes

Vale observar que a dica acima leva em consideração a região sudeste do Brasil com o seu regime de chuvas anuais. Como sabemos outras partes do Brasil tem regimes de chuvas diferentes, inclusive os meses mais chuvosos do ano não são necessariamente os mesmos que ocorre no sul e sudeste do país. Portanto é preciso levar isto em consideração.

As condições climáticas impactam muito na construção civil, e creio que depois da agricultura, seja o segmento que mais é afetado por condições climáticas extremas. Então ficar atento a esses detalhes é importante para se obter um bom resultado no início e no desenvolvimento da obra, evitando paradas desnecessárias, perdas financeiras e atraso na conclusão da obra.

Apesar de termos um ciclo anual de chuvas, isto não significa que ele será igual em todos os anos, mas é comum haver disparidades quanto aos períodos mais chuvosos, bem como quanto a intensidade das chuvas sejam elas no volume, bem como na quantidade de dias consecutivos em que elas ocorrem.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade