Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre hotel, pousada, resort e motel. Serviços de Hospedagem

Dormir ou acomodar-se, turismo, gastronomia, lazer, negócios e outros objetivos deste tipo geralmente termina ou começa em um hotel, pousada ou resort. Veja as diferenças entre eles e algumas classificações de hotéis, como os corporativos, turismo ecológico e outros.

Um bom turista e viajante deve conhecer suas opções, entre elas os diferentes tipos de hospedagem disponíveis. Hotéis, pousadas, resorts e motéis oferecem serviços personalizados em maior ou menor medida. As instalações oferecidas também são uma diferença notória. No Brasil, cada hospedagem recebe uma qualificação, que varia dependendo da qualidade do serviço recebido pelo usuário e do luxo do estabelecimento. Fiz esse post para mostrar o que é cada um e entender as diferenças entre eles.

Hotel

Hotel pousada serviços de hospedagem

Um hotel é um estabelecimento comercial dedicado a oferecer serviços especializados e acomodações de hospedagem. São qualificados de um a cinco estrelas de acordo com o conforto e luxo, oferecem usualmente serviços gastronômicos, contam com área de lazer e relax, e desenvolvem um atendimento personalizado que a maior qualificação oferece maiores possibilidades como concierge, transporte, SPA, entre outros.

Há diferentes tipos de hotéis que tem como finalidade atender a públicos diferenciados, mas normalmente eles têm muitas características em comum. Alguns deles se especializam em determinado público, isto levando em consideração a vocação de cada cidade ou região. Como exemplo podemos citar:

  • Corporativo: São hotéis cuja estrutura é pensada em atender o público corporativo e para isso incluem salas de reunião, espaço para convenções, auditórios e outros espaços que são úteis para empresas. Outro aspecto importante é a localização desses hotéis que geralmente ficam em grandes centros, especialmente naqueles com maior concentração de empresas. A cidade de São Paulo é um bom exemplo.
  • Viajantes: São os mais comuns, especialmente no interior e sua principal clientela são viajantes que estão de passagem pela cidade, seja a trabalho ou com outras finalidades.
  • Turismo religioso: Localizados em cidades e locais específicos, geralmente onde há algum atrativo religioso. A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo é um exemplo.
  • Turismo ecológico: Também chamados de hotéis fazendas, eles têm atraído muita gente que tem optado muito por este tipo de turismo. A proximidade de parques nacionais e estaduais é um bom exemplo de localização desses hotéis.
  • Turismo em geral: Mas o turismo em geral é um dos grandes fornecedores de clientes para os hotéis em geral. Seja uma região de praia, uma cidade turística, eventos e datas sazonais, dentre outros.

Pousada

Uma pousada é um estabelecimento comercial que oferece serviços de hospedagem e acomodações geralmente de menor custo. As pousadas também contam com uma classificação de um a cinco estrelas, como no caso dos hotéis. Geralmente são estabelecimentos menores que um hotel, com menor capacidade. Contam com habitações com banheiro privativo. Na pousada se destaca o charme da decoração, a privacidade e a adaptação ao médio natural.

As pousadas são comuns em cidades turísticas e especialmente naquelas que exploram o turismo de aventura ou turismo rural, por exemplo. No turismo de negócios, por exemplo, já é mais comum a presença de hotéis, especialmente das grandes redes hoteleiras.

Cidades e locais com grandes concentrações de pousadas, incluem: Ouro Preto em Minas Gerais, Campos do Jordão em São Paulo, Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, dentre outros locais.

Resort

As particularidades de um resort são varias, entre elas e essencial, a sua localização fora dos centros urbanos e em uma área de total contato com a natureza. Além disso um resort é um empreendimento de alto padrão dedicado ao turismo e lazer, que disponibiliza todos os serviços de alimentação, conforto, relax e entretenimento no mesmo estabelecimento, de forma que o hospede não precise sair das instalações, ou sair o menos possível. Outra particularidade é que as estadias em resorts são geralmente no regime de “all inclusive”, tendo acesso livre a todos os serviços, bebidas, gastronomia, etc.

Por outra parte, um resort pode se referir a uma cidade relativamente pequena que tem como principal atividade econômica o turismo.

Uma das grandes características dos resortes é o seu tamanho, pois eles são projetados para atender uma quantidade grande de pessoas e para que as pessoas fiquem hospedadas no resort sem precisar sair para outros atrativos. Assim ele não são apenas grandes, mas oferece muitas alterações dentro do seu espaço como uma espécie de parque de diversão, que inclui geralmente muitas piscinas e outros recursos de entretenimento.

Alguns exemplos de resorts no Brasil: Pousada do Rio Quente em Goiás, Cana Brava Resort em Ilhéus na Bahia, Salinas Maragogi em Alagoas, dentre outros.

Motel

Um motel é um estabelecimento de hospedagem com um formato e utilidade bastante diferente ao do hotel e resort. O motel pode ser ocupado durante certa quantia de horas até uma noite. Nos Estados Unidos o motel é visto como um hotel de beira de estrada, aqui no Brasil, além desta função seu objetivo muitas vezes é ser usado por casais para manter relações sexuais e não conseguir um serviço de hospedagem por estadia de viagem de lazer ou negócios, como pode ser no caso de um hotel, pousada e resort. Um motel oferece um serviço diferente, já que na maioria dos casos não existe um trato pessoal com a pessoa de atendimento. Inclusive as instalações e estrutura do estabelecimento são diferentes, com garagem, habitação com espelhos e hidromassagem, entre outras características. Também as habitações apresentam diferente nível de conforto e luxo, o que significa um maior ou menor custo.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hotel

https://www.resortsbrasil.com.br/resorts_brasil.aspx

https://pt.wikipedia.org/wiki/Motel

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade