CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Qual a diferença entre piso laminado e carpete de madeira?

Saiba quais são as principais diferença entre piso laminado e carpete de madeira na aplicação do piso em uma casa ou apartamento. Veja a explicação e as imagens mostrando a diferença. Conheça os tipos de porcelanato amadeirados ou que imita madeira, bem como os que imitam texturas. Veja os exemplos com fotos de várias casas usando esses produtos.

O acabamento de uma cada e mais precisamente o piso é de vital importância não só no aspecto da aparência, como também na praticidade, durabilidade e inclusive no aspecto valorização do imóvel. As pessoas podem usar o chamado piso frio ou cerâmico, assim como os derivados da madeira que são bastante úteis especialmente em quartos onde não há incidência de água no piso. Antigamente era comum usar o próprio piso de madeira que muitos também o chamavam de taco, mas recentemente é mais habitual o uso de carpete de madeira ou agora o piso laminado. Mas qual a diferença entre eles?

Carpete de madeira

Como o próprio nome diz, trata-se de um carpete ou um revestimento do próprio piso ou contrapiso e não é necessariamente um piso como os casos cerâmicos ou até o de madeira tradicional. Ele também não é colado ou parafusado e sim encaixado um ao outro. Sua espessura é bem fina e para muitas pessoas seu acabamento poderá dar a impressão de que está solto ou oco, podendo inclusive produzir ruídos.

Veja aqui uma galeria de fotos com exemplos de carpete de madeira

Piso laminado

O piso laminado é bastante parecido com o carpete de madeira e existem várias formas de aplicação. Mas a diferença está no fato de que ele recebe um revestimento ou acabamento de laminado melamínico, o mesmo material usado no Brasil para a fabricação de móveis, conhecido como a fórmica. Veja no vídeo abaixo como é feito a colocação do piso laminado.

Veja aqui uma galeria de fotos com exemplos de piso laminado

Porcelanato que imita madeira ou amadeirado e textura

O mercado de pisos, revestimentos e porcelanatos é formado por uma variedade muito grande de modelos, tamanhos e formatos que visam atender e agradar a todos os públicos. Desde os modelos neutros e tradicionais até aos mais ousados, há opções para todos os gostos e bolsos. Creio que os modelos que estão em alta no momento envolvem, entre outros, aqueles que imitam madeira e também as texturas.

Porcelanato que imita madeira

Esse tipo de porcelanato pode ser encontrado em diversos modelos, afinal o estilo de madeira não é único e as variações são normais. Portanto, ao procurar por este tipo de porcelanato, não espere encontrar uma, mas várias opções.

Onde posso usar o porcelanato amadeirado?

Geralmente em dormitórios. Parece que eles ficam melhor se colocado nos quartos, mas nada impede de usar em outras partes, inclusive na casa inteira.

É melhor usá-lo como piso ou revestimento?

Ambos ficam bons. O revestimento pode ser usado inclusive como detalhe na cozinha ou área de churrasqueira, por exemplo. Banheiros também podem ser revestidos com este tipo amadeirado.

E quanto ao tamanho?

Há várias opções, mas os modelos mais comuns são os retangulares, sendo mais finos e mais compridos. Este formato é mais comum ainda quando se trata de revestimentos.

Veja abaixo alguns exemplos de uso do porcelanato que imita madeira

Porcelanato textura

Outra invenção interessante é o porcelanato em forma de textura. Ele também é bastante diferenciado e pode apresentar várias formas de texturas. Seu uso deve ser mais restrito, embora existam modelos que pode ser usado em paredes inteiras ou no piso inteiro. Veja abaixo os vários exemplos

Perguntas relacionadas

É verdade que porcelanato mancha com facilidade?

Isto pode ser verdade, dependendo do produto que você tem instalado na sua casa. Infelizmente alguns modelos parecem ter mais facilidade de absorver impurezas que possa manchá-lo.

Normalmente alguns produtos de limpeza podem danificar o piso, bem como certos produtos químicos que caiam sobre ele. Não é possível determinar em que situações isso possa ocorrer, mas é certo de que precisa haver cuidados com alguns produtos de limpeza, bem como com qualquer tipo de produto químico que fique por muito tempo na superfície do piso.

Existe produto de limpeza que danifica porcelanato?

Sim, existe alguns produtos de limpeza que podem agredir a superfície do porcelanato e danificá-lo. Tenho uma colega de trabalho, que comprou um produto e aplicou na casa dela, vindo a manchá-lo de maneira muito significativa. Com isso, é preciso ter muito cuidado na escolha dos produtos que serão usados para limpeza diária. O ideal é usar detergente neutro ou algum produto que o próprio fabricante do porcelanato recomende para limpeza dele.

Piso frio ou de madeira, qual é melhor?

Cada um deles apresenta suas vantagens e desvantagens, assim cabe a cada pessoa avaliar o que é melhor para o seu ambiente. Em áreas molhadas como cozinha e banheiros, não resta dúvida que um piso frio é melhor. Para áreas mais reservadas como dormitórios, muitas pessoas optam por colocar um piso de madeira como o vinílico ou o carpete de madeira, especialmente em casos de apartamento.

Na minha casa optamos por colocar piso frio em toda a casa, embora em certo momento chegamos a considerar a possibilidade de colocar carpete de madeira nos quartos. Por fim a decisão foi manter o piso frio, uma vez que esse facilita a limpeza e não tem problema com umidade.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade