Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a diferença entre piso laminado e carpete de madeira?

Saiba quais são as principais diferença entre piso laminado e carpete de madeira na aplicação do piso em uma casa ou apartamento. Veja a explicação e as imagens mostrando a diferença.

O acabamento de uma cada e mais precisamente o piso é de vital importância não só no aspecto da aparência, como também na praticidade, durabilidade e inclusive no aspecto valorização do imóvel. As pessoas podem usar o chamado piso frio ou cerâmico, assim como os derivados da madeira que são bastante úteis especialmente em quartos onde não há incidência de água no piso. Antigamente era comum usar o próprio piso de madeira que muitos também o chamavam de taco, mas recentemente é mais habitual o uso de carpete de madeira ou agora o piso laminado. Embora o produto acabado possa ter uma aparência semelhante, a madeira dura e o laminado são na verdade muito estruturalmente diferentes. Isso faz com que a maneira de instalá-lo, repará-lo e limpá-lo seja variável. Ambos têm uma lista de seus prós e contras, por isso, se você deseja instalar qualquer um desses produtos em sua casa,é importante entender as diferenças e os benefícios para cada um deles.O piso de madeira é feito de madeira 100%, enquanto o laminado é feito de papelão com um padrão fotográfico colocado no topo.As camadas são fundidas em conjunto sob uma camada protetora clara que adiciona durabilidade e proteção contra umidade.Por este motivo, o laminado pode por vezes ser confundido com madeira de engenharia, mas, novamente, são dois produtos completamente diferentes.Mas qual a diferença entre eles?

Carpete de madeira

Como o próprio nome diz, trata-se de um carpete ou um revestimento do próprio piso ou contrapiso e não é necessariamente um piso como os casos cerâmicos ou até o de madeira tradicional. Ele também não é colado ou parafusado e sim encaixado um ao outro. Sua espessura é bem fina e para muitas pessoas seu acabamento poderá dar a impressão de que está solto ou oco, podendo inclusive produzir ruídos.

Design e contras dos pisos de madeira

Os pisos de madeira  são bonitos, duráveis ​​e fáceis de limpar, embora tenham requisitos de manutenção exclusivos. Eles adicionam elegância e autenticidade às cozinhas, salas de jantar e espaços familiares. O que falta, no entanto, é a absorção de ruído e o calor. Para aproveitar ao máximo os pisos de madeira:

Faz:

  • Use pisos de madeira como um elemento de design para amarrar seus quartos juntos.
  • Escolha cores de piso leves para abrir espaços apertados ou madeiras mais escuras para tornar espaços grandes mais íntimos.
  • Par madeira dura com tapetes de área para definir espaços funcionais.Não faça:

    • Combine pisos de madeira e armários de madeira, escolhendo tons complementares.
    • Use madeira em áreas de alto tráfego se você tiver cães ou usar saltos.

O vídeo abaixo mostra como e feito o processo de colocação do carpete de madeira.

Piso laminado

O piso laminado é bastante parecido com o carpete de madeira e existem várias formas de aplicação. Mas a diferença está no fato de que ele recebe um revestimento ou acabamento de laminado melamínico, o mesmo material usado no Brasil para a fabricação de móveis, conhecido como a fórmica. Veja no vídeo abaixo como é feito a colocação do piso laminado.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade