Dicas e informações sobre casa e construção

Como economizar água e reaproveitar a chuva?

Perguntas e respostas sobre como economizar água na máquina de lavar, reaproveitando a água da chuva e evitando o desperdício em torneiras, descarga, bem como em outros usos.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

A água é um recurso finito e embora esteja disponível em grande quantidade, apenas uma pequena quantidade é doce, ou seja, própria para o consumo. Além disso, boa parte desta água doce está concentrada em certas regiões, muitas delas distante da maioria da população.

O Brasil é um país que tem muita água, um dos mais bem abastecidos, mas boa parte deste volume está na região norte do país, no Rio Amazonas e seus afluentes. O problema é que a maioria da população brasileira vive no centro-sul do país, logo a água está longe.

Em 2014/15, o estado de São Paulo e especialmente e Grande São Paulo viveu um período de grande estiagem, o que levou os governos a tomarem medidas de racionamento no fornecimento e incentivar a população a tomar medidas no sentido de economizar.

Foi nesta época, em especial, que a questão do reaproveitamento da água da chuva ganhou mais atenção. Veja então algumas perguntas e respostas sobre este tema.

Por que devemos economizar água?

Existe abundância de água no planeta e a boa notícia é que ela não acaba, ou seja, existe um ciclo onde a água está sempre em movimento, mas ela não é um recurso em extinção. Mas ainda assim devemos economizar, pois na maioria dos locais com grande concentração populacional, a quantidade de água disponível naquele local está cada vez menor, se considerarmos o crescimento da população e a estabilidade na quantidade da água ou até a queda em alguns locais.

Quer dizer que vai faltar água?

Já falta em muitos locais e é possível que esta falta aumente ainda mais. Não por que a água está acabando, como já explicado acima, mas porque a população demanda cada vez mais água e ai a tendência é faltar.

Atualização: Na data de atualização deste artigo em agosto de 2021, estamos vivendo um período de muita seca aqui no Sudeste. Depois de meses com chuvas abaixo da média, os reservatórios e fontes de captação de água de muitas cidades estão muito baixos e as notícias são de um possível racionamento no fornecimento de água em muitas cidades.

Não bastasse isso, os reservatórios das usinas hidrelétricas também sofrem com a falta de água e agora já se fala em risco no fornecimento de energia elétrica. Isto porque o Brasil tem nas usinas hidrelétricas sua principal fonte de produção de energia.

Como economizar água?

Quando a crise hídrica se formou em São Paulo entre 2013 e 2015, houve uma corrida por iniciativas e estratégias que visassem a economia do recurso. O que aprendemos desta época e que pode ser colocado em prática, são algumas das seguintes ideias.

Como economizar água da máquina de lavar?

A máquina de lavar usa muito água, na minha casa a quantidade passa de 500 litros por lavagem. Isto é muita coisa. Eu comprei um tambor de 240 litros e com isso reaproveito pelo menos parte da água que depois é usada para regar plantas, lavar o quintal e outros usos.

Realmente é muita água que essas máquinas usam e com certeza precisa ser reaproveitada em vários locais como para lavar o quintal, garagem, frente da casa, regar plantas e jardins, lavar o carro, dentre outros usos que podem ser feito.

Como economizar água reaproveitando a chuva?

Reaproveitamento água chuva

A chuva cai e a água vai embora, mas ela pode ser reaproveitada. Eu coloquei duas caixas de água na minha casa, uma delas ligada apenas com as descargas dos banheiros e torneiras externas. Eu pretendo fazer uma piscina que será alimentada com a água da chuva do telhado e com uma bomba pretendo tirar a água da piscina e encher esta caixa que uso para a descarga. Desta forma, vou reaproveitar a água da chuva que cai no telhado para encher a piscina e usar da piscina para encher a caixa e usar finalmente na descarga e quintal.

Há outros métodos, como conectar os condutores de água do telhado diretamente a uma caixa dágua ou reservatório qualquer. O importante é criar métodos para reter esta água que cai e vai embora.

Só para se ter uma ideia, veja o seguinte cálculo:

Minha casa tem 160 metros de área construída e segundo informações dos sites de previsão do tempo em minha cidade chove aproximadamente 1400 mm por ano. Sabemos que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado, assim, se multiplicar 160 x 1450 chegaremos a 232.000 litros de água.

Para se ter uma ideia o meu consumo mensal é em torno de 15 m/3, ou seja, 15.000 litros mês ou 180.000 litros por ano.

Se eu reaproveitasse toda a água do telhado não precisaria comprar um litro sequer e ainda sobraria bastante.

Que outras formas podem ser aplicadas para economizar água?

Além das estratégias acima citadas é preciso reduzir o uso e pensar sempre em alguma forma de reaproveitamento, como:

Usar vasos sanitários com descarga ecológica: São aqueles modelos de vasos que tem um duplo botão de acionamento, sendo possível assim acionar menos água quando não houver muita sujeira no vaso;

Tomar banhos rápidos: Este é um clássico exemplo onde é possível economizar bastante água, pois os banhos são diários e muitas pessoas tomam dois por dia. Logo, se eles forem longos o consumo de água no final do mês tende a ser alto.

Não deixar torneiras abertas enquanto escova os dentes ou ensaboa as louças: As torneiras também podem consumir muita água, até porque as vezes não nos damos conta que para lavar a louça, podemos ficar com elas abertas por muito tempo. Assim, usar de maneira racional é uma forma bastante eficaz de economizar.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.