O que significa a expressão em inglês: home sweet home? Qual a importância deste termo e como as pessoas em geral usa para fazer referência ao seu lar ou sua casa. Veja neste artigo uma série de dicas para manter sua casa mais agradável, tanto no aspecto físico de móveis e organização, como no convívio familiar.
Home » Bem-Estar
O ambiente de casa, para grande parte das pessoas, é considerado com um abrigo, ou seja, onde é possível encontrar segurança e aconchego. Então, muitos acabam utilizando o termo lar doce lar, que é a tradução da expressão home sweet home como uma forma de simbolizar a importância da moradia.
A expressão em inglês “home sweet home” é empregada quando se deseja referenciar um ambiente de tranquilidade e onde está o que você mais ama, que é a sua família, seja ela como for. Também pode ser dita como um sentimento que faz você retornar todos os dias para esse mesmo lugar.
E pensando dessa forma, existem meios e técnicas pelas quais você criar um ambiente mais aconchegante e acolhedor dentro da sua própria casa, que é uma das funções que os arquitetos e decoradores buscam oferecer para os seus clientes.
Por isso, se você quer criar um espaço que tenha o resgate dos termos home sweet home ou lar doce lar, continue acompanhando esse artigo e veja como transformar o seu ambiente doméstico e deixá-lo de acordo com as suas necessidades e personalidade.
Como transformar a nossa casa em um lar doce lar?
Nenhuma casa é como outra e muitas das vezes os fatores que as diferenciam não é uma bela arquitetura ou objetos sofisticados com decoração cara e etc. Há inúmeros fatores que podem tornar uma casa muito agradável sem precisar gastar muito dinheiro. Abaixo algumas dicas que podem ser úteis:
- Plantas: As plantas tem papel importante para dar mais vida a um determinado ambiente. Existem plantas que precisam ficar na parte externa, pois necessitam de sol, mas existem outras que podem ser usadas dentro de casa. Mas é bom não exagerar na parte interna, já na parte externa é possível ir mais longe.
- Iluminação: Poucas coisas causam tanto impacto no ambiente de uma casa como uma boa iluminação. E por boa iluminação, quero dizer em usar as lâmpadas certas e nos lugares certos. Abajur é um excelente exemplo de objeto de decoração e iluminação que muda a cara do ambiente. Spots, pendentes e "iluminação escondida" também são excelentes recursos para melhorar o bem estar em uma casa.
- Móveis planejados: O conceito de móveis planejados veio para trazer um novo conceito de moradia. Hoje temos apartamentos bem pequenos, bem como muitas casas apartadas. Planejar os móveis em locais assim permite o bom aproveitando dos espaços e agrega valor ao imóvel. Você pode planejar guarda-roupas, armários de cozinha e banheiro, lavanderia, painéis de TV, dentre outros.
- Pintura e decoração de parede: Uma casa com uma pintura ruim ou mal feita, sem dúvidas causa uma sensação ruim. Por isso, fazer uma boa pintura é de grande importância para o conforto em uma casa. Escolher a cor certa é a primeira parte da etapa. Além disso, o uso de papel de parede é muito bem vindo, bem como paredes com revestimentos 3D. Mas tudo isso deve ser feito com harmonia.
- Limpeza: Sim, há muita coisa que pode ser feita em uma casa para torná-la mais agradável, mas a limpeza é sem dúvida a joia da coroa. Quando digo limpeza, quero usar o termo em sua forma mais ampla que inclui não apenas a limpeza de sujeira no chão ou no pó em cima dos móveis, mas a limpeza geral que inclui toda a parte externa. Isto se aplica ainda a manter as coisas organizadas como parte do processo mais amplo de limpeza.
Importância da família
Diz o ditado que uma casa é uma construção de tijolos e um lar é uma construção de valores e laços familiares.
Apesar de existir aspectos arquitetônicos e decoração, como vistos acima, na prática um lar doce lar tem como principal elemento a convivência familiar de maneira saudável. Nenhuma mansão trará felicidade e sensação de bem estar se a família estiver em guerra e não houver boa convivência.
Abaixo algumas dicas importantes para o bom convívio no lar:
- Conserve o respeito por todos os membros da família, independentemente de quem seja;
- Crie o hábito de fazer pelo menos uma refeição por dia em família. Não é apenas a questão da comida em sí, mas a comunhão que isso gera. Certa vez li em um site que o tempo que se passa em volta de uma mesa não se envelhece;
- Desenvolva o hábito de conversar, dialogar e assim estabelecer um vínculo mais forte entre as pessoas da família;
- Se você tem o costume de receber visitas, procure elaborar um cantinho em que seja gostoso de conversar, como uma mesa na varanda com uma vista legal, no quintal de casa debaixo de uma árvore iluminada ou até mesmo umas almofadas no chão da sala para descontrair;
- Sempre que possível faça uma viagem em família, isto ajuda a criar novos ambientes e novos ares, permitindo também as pessoas saírem um pouco da rotina. O retorno ao lar traz a sensação do home sweet home, ou lar doce lar;
- Valorize cada momento em família. Seja uma conversa, um momento de lazer, um telefonema, entre outros;
- Família é um projeto de Deus e portanto os valores cristãos devem ser nutridos em família, como a leitura da Bíblia, a oração e frequentar uma igreja. Faça isso e colherá bons frutos.
Gostou? Compartilhe