Dicas e informações sobre casa e construção

Chuveiro de parede ou de teto. Vantagens e desvantagens

Veja uma comparação entre os modelos de chuveiro de parede ou de teto. Quais as características e benefícios de cada um deles para um banho agradável e quais as dicas na hora de projetar e escolher o tipo de chuveiro para uso em casa?

Existem vários modelos de chuveiros que podem ser usados no banheiro da sua casa, eles variam tanto em modelos, potência, formato, dentre outras classificações. Uma das classificações comuns é a diferenciação que existe entre chuveiro de parede e os de teto. Você sabe qual a diferença entre eles, bem como as vantagens e desvantagens de cada um?

Chuveiro convencional para banho

Veremos abaixo algumas das suas características para você compreender melhor as diferenças entre eles.

Chuveiro de teto

Este é o chuveiro tradicional que certamente você conhece, pois com quase toda certeza ele existe na sua casa ou você já morou em alguma casa que tivesse esse tipo de chuveiro.

Entre a suas vantagens está o fato de haver uma enorme quantidade de modelos disponíveis, portanto, é fácil você encontrar para comprar e também a maneira tradicional de fazer a instalação. Com isso ele vai ser encontrado em praticamente quase todas as casas.

Conta ainda a favor desses modelos o fato de ter modelos baratos e mais simples, enquanto o que é possível encontrar outros bem mais sofisticados. Portanto aqui há bastante diversidade que pode atender a todos os tipos de pessoas, gostos e bolsos.

Veja aqui modelos de chuveiro de parede

Chuveiro de parede

O chuveiro de teto tem como sua principal característica o formato diferenciado e geralmente modelos bastante sofisticados. Não é um chuveiro popular, especialmente no preço, logo, não é incomum ele ser usado em construções de médio e alto padrão.

Um detalhe importante para usar esse tipo de chuveiro é que ele precisa ser pensado na construção da casa, já que o encanamento virar pelo teto e não pela parede, como acontecem os demais modelos convencionais.

Uma das grandes vantagens desse chuveiro é o fato de você poder colocá-lo onde você quiser, como por exemplo no meio do box. Isto pode ser muito útil e trazer maior conforto na hora do banho, já que você não precisaria ficar tão próximo da parede como acontece em muitos casos os chuveiros de parede.

Como desvantagem está o preço, pois geralmente os modelos são bem mais caros, sem contar que é necessário, conforme já explicado, ter sido pensado na construção para que o encanamento seja adequado para a saída da água pelo teto.

Veja aqui modelos de chuveiro de teto

Perguntas e respostas

Modelo simples de chuveiro funciona como os mais sofisticados?

O funcionamento de um chuveiro não está relacionado com o modelo ou com a simplicidade ou sofisticação do mesmo. Todos os chuveiros desde os mais simples até as duchas mais sofisticadas cumprem o seu papel principal que é prover a água aquecida para o banho. O que muda entre os modelos geralmente á a potência, a quantidade de água que é distribuída, a pressão, direção e outros recursos.

Qual a diferença de chuveiro e ducha?

O chuveiro é o modelo mais tradicional que simplesmente recebe a água e distribui ele de forma natural, ele tende a ter pouca pressão e, portanto, é o modelo mais simples. As duchas podem variar bastante e tem várias aplicações diferentes, mas normalmente ela trabalha com uma pressão de água maior, podendo inclusive direcionar o fluxo da água, entre outros recursos. Alguns modelos de duchas incluem luz de LED, controle remoto e até opção de tocar música, o que foge bastante do propósito desde aparelho.

Vale a pena colocar um aquecedor a gás?

Um aquecedor a gás é visto por muitos como uma boa alternativa ao sistema elétrico tradicional. Ele é um pouco mais caro e a sua instalação pode justificar se a pessoa não sentir segura com sistema elétrico, ou mesmo quando ele quiser um processo de aquecimento mais contínuo, já que segundo muitos usuários, o sistema gás tende a ter um aquecimento da água melhor do que o sistema elétrico.

Qual a diferença de chuveiro elétrico e chuveiro solar?

Na verdade, não existe muita diferença entre uma coisa e outra, já que o mesmo chuveiro pode servir para as duas situações. Chuveiro elétrico recebe energia elétrica como fonte de alimentação afim de produzir o calor para aquecer a água. Já um chuveiro solar recebe água já quente que é proveniente do reservatório e portanto não há no chuveiro nenhum processo de aquecimento, ficando apenas a função do chuveiro de distribuir a água para o seu devido fim. É muito comum as pessoas utilizarem o mesmo chuveiro com alimentação elétrica e ao mesmo tempo com o aquecedor solar, em muitos casos combinando as duas coisas ou utilizando um ou o outro dependendo da necessidade e da disponibilidade de água quente ou não.

Quais os riscos do chuveiro elétrico?

Lembro de uma conversa que vi de alguns americanos e brasileiros sobre a questão das diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos e uma das coisas que eles apontaram exatamente o fato de usarmos o chuveiro elétrico e da maneira como usamos aqui no Brasil. Pelo visto eles tem mais o hábito de usar chuveiro a gás que segundo ele seria um pouco mais seguro.

O problema do chuveiro elétrico é que você tem eletricidade água muito próximos e como sabemos a combinação desses dois pode ser perigoso. Portanto é importante providenciar uma instalação correta do seu chuveiro e no menor sinal de problema na fiação, é preciso fazer o devido reparo.

Modelo simples de chuveiro funciona como os mais sofisticados?

O funcionamento de um chuveiro não está relacionado com o modelo ou com a simplicidade ou sofisticação do mesmo. Todos os chuveiros desde os mais simples até as duchas mais sofisticadas cumprem o seu papel principal que é prover a água aquecida para o banho. O que muda entre os modelos geralmente á a potência, a quantidade de água que é distribuída, a pressão, direção e outros recursos.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade