Dicas e informações sobre casa e construção

Quanto tempo leva para chegar o Construcard?

Veja a experiência de um cliente na caixa sobre o prazo para chegar o cartão Construcard a partir do momento que é assinado contrato e como você pode fazer as compras no cartão.

O Construcard é o cartão da Caixa Econômica Federal destinado a compra e financiamento de materiais de construção. Ele é uma ótima alternativa para pessoas que já têm o terreno, mas precisa de dinheiro para comprar o material de construção para fazer sua casa. Ele não é uma modalidade de financiamento habitacional tradicional, mas apenas um cartão de débito ou crédito, mas que tem como característica a possibilidade de ser usado apenas para compra de material para construção em lojas conveniadas e credenciadas pela Caixa.

Liberação do Construcard

Para adquirir o cartão é necessário ir à Caixa e formalizar uma proposta que passará por uma avaliação de crédito e o tempo para este procedimento dependerá muito agência onde você fizer a solicitação. No meu caso eu levou em média 2 dias para que fosse feita esta avaliação, mas depois que eu assinei o contrato ainda levou mais dois ou três dias para que fosse feita a liberação do uso do Construcard. Embora o cartão ainda não tenha chegado, mas a liberação do uso do cartão é mais ou menos nesse prazo e a partir daí penas com o número do cartão você já conseguiu comprar os materiais de construção.

Quando tempo leva para chegar o Construcard

Quando assinei o contrato foi informado de que levaria mais ou menos 15 dias para que o Construcard chegar, mas na verdade este prazo já passou e ele não chegou ainda. Isto não chega a ser um problema porque você não precisa necessariamente do cartão em mãos para fazer suas compras, basta você ter o número do cartão e a senha que é a mesma do seu cartão de débito na conta corrente Caixa. Com essas informações você consegue fazer suas compras normalmente nas lojas conveniadas se portanto não é necessário esperar o Construcard chegar para começar a comprar o material de construção

Quanto tempo você tem para usar o Construcard?

Quando você vai assinar o contrato no Construcard você pode optar por 2 meses ou por 6 meses como o prazo de utilização do cartão, eu optei por 6 meses o que significa que a partir daquela data eu passei a ter 6 meses de prazo para fazer a compra do material de construção que eu preciso e o pagamento das prestações do cartão só irão acontecer a partir do sétimo mês, neste período utilização você paga apenas os juros referentes aos valores que já usou.

Vale a pena fazer o Construcard?

Eu já disse aqui no site em algumas postagens e reafirmo aqui que ele é uma boa alternativa, quando você não tiver outra alternativa. Com isso eu quero dizer que ele é útil, mas não deve ser visto como a sua primeira opção na obtenção de crédito para construção e reforma da sua casa. A minha justificativa para isso é o fato dele ter uma taxa de juros que eu considero alta e o valor que ele libera as vezes não contempla tudo que você precisa, como pode ser visto nas questões abaixo.

Dá para comprar de tudo com ele?

Dá para comprar tudo que estiver disponível nas lojas conveniadas. Este é um ponto muito importante, embora a proposta dele seja para compra de materiais de construção, você só pode fazer o uso dele em lojas que estejam conveniadas com a caixa para receber este cartão. Se a loja estiver conveniada, logo tudo que estiver disponível para venda naquela loja você poderá utilizar para fazer o devido pagamento.

Dá para pagar a mão de obra da construção?

Não, o Construcard não é usado para pagamento de mão-de-obra da construção civil, e este talvez seja um dos pontos que eu cito como ele não pode ser visto como uma primeira alternativa, a menos que você tenha dinheiro para pagar a mão-de-obra e precise do dinheiro apenas para comprar o material de construção. Contudo, existem casos de alguns serviços que podem ser pagos com o Construcard, desde que a empresa que presta esse serviço esteja conveniada com a Caixa para receber o cartão como forma de pagamento.

Quais as alternativas?

Se você está fazendo a construção e precisa de dinheiro, a melhor alternativa é você fazer o financiamento da obra pela Caixa. Existe uma linha de crédito específica para isso que cobre não apenas o custo com material de construção, como também a mão-de-obra e todo custo envolvendo a sua obra. A taxa de juros é bem mais baixa, porém o processo de aprovação é um pouco mais complicado não serve para reformas, apenas para construções novas.

Conclusão

Como exposto acima, o Construcard é uma alternativa que precisa ser considerado, mas não deve ser visto como primeira alternativa, nem deve ser usado antes de esgotar outras possibilidades. A razão: a taxa de juros que eu considero muito alta, bem como as limitações de uso que ele tem e que já foi explicado acima.

O planejamento é sempre necessário para entender se você vai precisar do Construcard e quando isso eventualmente irá ocorrer, ou seja, em que fase do projeto.

Com um bom planejamento em mãos é possível ponderar entre quais alternativas de crédito seja mais viável.

Por exemplo: Se você entender que irá precisar do Construcard muito cedo em relação ao tempo de execução do projeto, talvez seja melhor pensar em financiar a obra como um todo. A Caixa dispõe de linhas de crédito para compra da casa pronta, compra de terreno, construção da obra inteira e agora possibilita também a compra do terreno + financiamento.

São alternativas com taxas de juros bem mais baixas, mais prazo de pagamento, valor mais alto a ser financiado e podendo ser feito para a obra como um todo, isto é: materiais e mão de obra.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade