Dicas e informações sobre casa e construção

Quais os tipos de geladeiras, refrigeradores ou freezer?

Refrigerador e geladeira são dois nomes para o mesmo eletrodoméstico, que ajuda a conservar os alimentos em baixas temperaturas. Há contudo inúmeros tipos ou aplicações como duplex, side by side, frost free, frigobar e outros.

Minha geladeira queimou o motor e precisei ficar uma semana sem ela até que fosse consertada. Neste período é que percebi a importância dela e como é complicado conservar os alimentos sem o sistema de refrigeração.

Mas existem muitos tipos de geladeiras, como nomes diferentes, modelos, níveis de refrigeração e principalmente com aplicações ligeiramente diferentes. Freezer, geladeira, refrigerador, frigobar e outros termos são usados para uma grande variedade de modelos. Veja abaixo os principais.

Tamanhos de geladeira

Tipos de freezer

Com o freezer é possível guardar os alimentos por bom tempo sem estragar. Ele pode funcionar separado da geladeira, como no caso da geladeira duplex ou como um eletrodoméstico à parte, como um freezer horizontal. A temperatura é bem menor do que a de um refrigerador, com temperatura média de -20ºC para maior durabilidade dos alimentos. Eles podem ser:

Freezers domésticos verticais

Esse tipo de freezer doméstico fica na posição vertical se parecendo com uma geladeira. Ele consegue deixar os alimentos bem mais gelados e pode atingir até -25º C. Existem alguns menores com capacidade de 131 litros e alguns maiores com 246 litros.

Veja exemplos

Freezers domésticos horizontais

São indicados para quem quer um maior espaço para poder conservar os alimentos. Eles são bem maiores e, por isso, precisam de bastante espaço dentro de casa. Há modelos para armazenar mais de 500 litros, mas há menores de 60 litros.

Veja exemplos

Freezers comerciais verticais

Esse tipo de freezer é indicado para estabelecimentos comerciais, como lanchonetes, bares, etc. São diversos modelos para escolher, como os de porta de vidro para que os clientes possam visualizar os produtos que desejam comprar sem ter que abrir. Há alguns modelos que possuem capacidade para mais de 500 litros, proporcionando muito mais espaço para a mercadoria, e que podem ter uma ou duas portas.

Freezers comerciais horizontais

Nos freezers horizontais comerciais é possível guardar bem diferentes tipos de comida. Eles são muito grandes, com uma capacidade maior do que 500 litros. Há modelos com e sem uma separação interna, porta de vidro, rodinhas, entre muitas coisas mais.

Tipos de geladeiras ou refrigeradores

Refrigerador e geladeira são dois nomes para o mesmo eletrodoméstico, que ajuda a conservar os alimentos em baixas temperaturas. Os principais tipos são:

Geladeira de 1 porta

Esse é o modelo mais comum e muito procurado. Ela possui um espaço interno bem menor, sendo indicado para quem mora só, para casais que não tenham filhos e para quem tem pouco espaço na cozinha. O freezer dela fica dentro, por isso não é indicada para quem gosta de congelar uma grande quantidade de comida.

Veja exemplos

Geladeira duplex

Ela é uma geladeira dupla, ou seja, tem duas portas, sendo uma para a parte do freezer e outra para a geladeira. A parte do freezer fica na parte superior, conservando melhor os alimentos congelados e possui um freezer maior que o do modelo de 1 porta.

Veja exemplos

Geladeira inverse

Assim como o duplex, também tem duas portas, só que no inverse, o freezer fica na porta de baixo, sendo mais prático para pegar os alimentos que são mais consumidos.

Veja exemplos

Geladeira side by side

É um modelo para quem possui uma cozinha com bastante espaço. Possui duas portas como o duplex e o inverse, porém elas ficam lado a lado, em um lado a geladeira e do outro um freezer com bastante espaço de armazenamento.

Veja exemplos

Geladeira french door

Esse modelo possui um bom espaço, sendo a mistura de um inverse com um side by side, onde o freezer fica na parte de baixo, de cima, com um refrigerador de duas portas. O destaque desse modelo é a maior facilidade de organização.

Geladeira de degelo manual

A geladeira que possui o sistema de degelo manual precisa ser desligada para poder descongelar o freezer, com uma certa frequência.

Geladeira de degelo semiautomático

Ela se parece com a de degelo manual, só que não precisa ser desligada da tomada para isso. O modelo tem um compartimento para onde a água vai e é evaporada, sem encher a cozinha de água.

Geladeira de cycle defrost

Com uma geladeira dessas, só é necessário fazer o descongelamento por duas vezes durante o ano, pois possui um sistema que aumenta o período de degelo

Geladeira frost free

Ela é muito procurada por causa de seu sistema que não forma gelo, e não precisa ser descongelada nunca.

Frigobar

É um modelo mais compacto, sendo indicado para servir como um apoio, podem ficar no quarto, escritório, etc.

Veja exemplos

Antes de fazer a escolha por um dos modelos, o tamanho deve ser levado em conta para poder atender melhor à todas as necessidades de armazenamento de alimentos, e também, do espaço no qual ficará.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade