Dicas e informações sobre casa e construção

Tomar água: Benefícios de beber água antes de dormir

Quanta água beber durante todo o dia? Sempre ouvimos recomendações de médicos e especialistas da área sobre a importância de hidratar bem o corpo com a ingestão de água, mas isto também inclui a noite, especialmente antes de dormir.

Beber vários copos de água durante o dia é muito importante para o bom funcionamento do organismo. O corpo é composto por aproximadamente 80% de água e não há como aguentar ficar mais de três dias sem.

Ela é fundamental para todos processos desempenhados pelo corpo, como absorção de nutrientes, reações químicas, digestão, metabolização de proteínas, e por aí vai. A água regula a temperatura corporal, protege do sistema nervoso, ajuda no amortecimento das articulações e cuida da umidade da pele.

A falta de água no corpo causa fadiga ao longo do dia e até confusão na memória de curto prazo e para focar na tela do computador ou em uma página impressa.

Purificador de água

Benefícios

A água representa cerca de 70% do corpo de um adulto e está presente nos nossos músculos, órgãos, etc., e, após períodos prolongados, pode até levar a morte. Alguns benefícios de beber água de forma correta são...

A água regula a temperatura mantendo-a em 35,6ºC. Por isso ao fazer exercícios físicos ou quando está quente é preciso ingerir mais água, já que o organismo irá necessitar de uma maior quantidade desse líquido para conseguir manter a temperatura do corpo estável.

Ela ajuda a transportar substâncias importantes e nutrientes ingeridos para todo o organismo por meio da corrente sanguínea. Ela, também, é utilizada durante os processos de excreção e de redução de toxinas pelo suor e urina, limpando o sangue.

A água ajuda a revitalizar as células do corpo através de um processo de hidratação, deixando a pele mais bonita, sem descamar.

Além de tudo isso, a falta de água é capaz de afetar o humor de uma pessoa e causando dor de cabeça.

Beber água antes de dormir

As pessoas precisam se manter bem-hidratadas durante todo o dia, mas tomar água perto da hora de dormir pode fazer com que uma pessoa se levante mais vezes, e tenha a qualidade do sono atrapalhada. Por outro lado, existem vantagens de beber água de antes de dormir, pois ajuda o corpo a repor os fluidos de forma natural que é perdida por conta das atividades ao longo do dia.

A noite de sono o corpo não trabalha tanto quanto durante o dia, o que evita a necessidade de eliminar tantos fluidos. Dessa forma, quando o corpo obtém água antes da hora de dormir, ocorre a reposição dos níveis necessários de água.

Além disso, beber um copo de água gelada antes de ir dormir ajuda a queimar calorias. Quando uma pessoa toma água gelada, o organismo precisa trabalhar com um maior esforço para aumentar a temperatura do corpo. Para isso, o metabolismo age mais rápido levando a queima das calorias.

Se você beber água antes de dormir, o corpo aumentará o ritmo conseguir se aquecer durante o sono. Mas, o copo de água gelada vai ajudar a gastar só umas oito calorias que não é uma quantidade.

O hábito, também, ajuda a equilibrar os hormônios, os níveis de energia, os músculos e as articulações, etc. Isso vai auxiliar na hora de relaxar, acordando mais descansado no dia seguinte, porque os nutrientes da água já puderam agir em todo o corpo. A água limpa o corpo de forma natural, atraindo as várias toxinas absorvidas durante o dia.

Dicas:

  • Leve uma garrafa de água e deixe ao lado da cama
  • Se você tem o hábito (como eu) de acordar muitas durante a noite, aproveite para tomar um pouquinho de água
  • Se você tem problema (como eu) com garganta seca, este hábito poderá ser muito útil também
  • Se você mora em uma região (como eu) onde no inverno é muito seco, este hábito será muito útil.
  • Se você dorme com o ar condicionado ligado (como eu), este hábito será bastante recomendado.

Quanta água beber durante todo o dia

A água é essencial para que todas as funções do organismo sejam realizadas da forma certa. Os dois litros de água que se recomenda a beber por dia, é a quantidade que o corpo usa ao longo de 24 horas para fazer a transpiração, produzir a urina e outras funções essenciais.

Muitas pessoas só bebem água quando sentem sede. Mas isso não é o suficiente. O corpo acaba absorvendo uma quantidade de água abaixo do que é necessário para um funcionamento correto, levando a uma desidratação. O organismo não consegue fazer um armazenamento de água suficiente por um longo período de tempo. É importante se reidratar com certa frequência, mesmo que não sinta sede.

Mas, parte da hidratação pode ser feita por meio do consumo de sucos, água de coco, chás, sopas, leite, etc., não precisa ser só água. Bebidas alcoólicas e refrigerantes não contam para isso.

Algumas perguntas

Porque a água é importante para todos?

Porque a água é tão importante para a vida humana e outros seres vivos na terra? Quais os riscos que corremos com uma possível falta de água ou a má distribuição dela dentro do planeta você nosso país?

Água assim como os demais alimentos, são vitais para a permanência da vida humana ou qualquer outro tipo de vida animal sobre a terra. É uma questão de sobrevivência e sem ela não conseguiríamos vamos viver por mais alguns dias, portanto ela é um fator de extrema importância e de primeira necessidade para o homem e para os demais animais questão sobre a face da terra.

Na verdade existe muita água em nosso planeta, o problema é que ela está concentrada em algumas regiões e nos locais com maiores população já há indícios da falta de água que teríamos nos próximos anos. No Brasil por exemplo, há uma grande concentração de água na região da floresta amazônica e do pantanal matogrossense, mas sabemos que nessa região há uma pequena parte da população apenas, afinal os Brasileiros estão na região sul, sudeste e pela costa nordeste. Nessas regiões estão concentradas a maioria das pessoas no Brasil e é exatamente nesse ponto onde há maior necessidade de água para suprir toda esta demanda. A crise água de 2014 observada no estado de São Paulo é um importante indício de possíveis problemas que podem ocorrer nos próximos anos.

Como funciona o tratamento da água?

Como funciona o tratamento da água nas empresas de água e esgoto em nossas cidades? Esse processo é manual ou automatizado?

O tratamento da água antes de ser distribuída à população é um processo de grande importância para a qualidade final da água que recebemos e consumimos. Embora possa existir diferenças de uma operadora para outra, mas normalmente o processo é o seguinte:

  • Primeiro é feito a captação da água em rios ou represas e transferidas através das adutoras até a estação de tratamento.
  • Nesta estação são feitos processos para a retirada de partículas e impurezas da água, através de um processo chamado de decantação. Existe também a adição de flúor na água, filtragem, adição de cloro e ajuste de PH. Esses processos ocorrem para eliminar as impurezas da água, bem como enriquecê-la como acontece com o caso do flúor que é importante para os dentes.
  • Depois de passado por esses e possivelmente outros processos, a água é envidada para os reservatórios e dali distribuída para toda a população.

Quais os estados físicos da matéria e da água?

A água é um bem enorme e sem ele a vida tornaria impossível. Mas a água, assim como outras matérias tem seus estados. Quais os estados físicos da matéria e da água?

A matéria como conhecemos é formado por átomos que se agrupam e se organizam em diferentes maneiras de acordo com a quantidade de energia presente no meio.

Assim como qualquer outro elemento a água também é formada por átomos e por isto obedece as mesmas leis que regem outros elementos físicos podendo ser encontrada em 3 estados principais.

Listaremos abaixo os 3 estados físicos de acordo com o grau de energia contida em cada um deles.

  • O estado sólido da matéria é um estado com menor nível energético onde os átomos se encontram em relativo repouso e próximo uns dos outros, para alcançar este estado falando mais especificamente da água ela precisa perder energia, ate chegar ao ponto de congelamento em torno de zero graus Celsius.
  • No estado líquido a água recebe energia térmica e isto faz com que suas moléculas se afastem uma das outras levemente tornando o elemento líquido.
  • No estado gasoso a água recebe ainda mais energia térmica e suas moléculas agora carregadas de energia se afastam mais ainda uma das outras o que faz com que a água se expanda adquirindo característica gasosa na forma de vapor de água.

Por Redação e G Produções Editoriais

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade