Dicas e informações sobre casa e construção

Qual o significado de WC e o que é um lavabo?

Você sabe o que significa a sigla WC usada normalmente em banheiros públicos? Na sua casa tem um lavado ou você acha que deveria ter? Veja as explicações sobre esses termos, sua importância e diversas informações sobre o famoso banheiro.

Você muito provavelmente já viu a sigla WC em vários lugares, e talvez já tenha se perguntado qual é o significado de WC e o que afinal essas duas letras juntas querem dizer.

Bem, saber o significado de siglas é difícil mesmo, especialmente porque muitas são oriundas de palavras em outros idiomas, que ninguém é obrigado a conhecer.

Qual o significado de WC?

WC é uma sigla em inglês para expressão “Water Closet”. A tradução literal dessa expressão não faz muito sentido nos nossos dias atuais. Significa “gabinete de água”!

O significado real é banheiro público, que não conta com chuveiro, vale dizer. Trata-se de um local que conta com vaso sanitário, pia para lavar as mãos e só!

As mudanças

O significado de WC hoje não é tão discutido, porque a maioria dos banheiros públicos (ao menos no nosso país) não conta mais com essa denominação, que é considerado por muitas pessoas como grosseira e chula.

Assim, embora o WC ainda possa existir em muitos banheiros públicos, há outros termos que são mais largamente empregados nesses locais. As palavras utilizadas hoje são normalmente Damas ou Cavalheiros, Masculino ou Feminino e ainda Homens ou Mulheres. Há ainda a opção de banheiro família, normalmente voltada para pais com crianças pequenas.

WC masculino e feminino

Diferenças entre banheiros públicos

Banheiro público

Primeiro é preciso definir que público é público, ou seja, o acesso a esses locais é de todos. Também é preciso levar em conta que eles podem estar dentro de ambientes particulares, como shopping center, igrejas, bancos, dentre outros.

De modo geral é separado pelos gêneros sexuais. No caso das mulheres são colocados vasos sanitários, e no caso dos homens vasos sanitários e também mictórios!

Além do banheiro família, que comentamos anteriormente, o banheiro para deficiente físico também é muito utilizado nos locais públicos, sendo um ambiente adaptado às necessidades desse tipo de público, que são bastante específicas!

Banheiro químico

banheiro químico

Os banheiros químicos são espaços que normalmente são usados em eventos de música, em obras e em outros lugares ao ar livre. Geralmente em grandes feiras, praias, festivais de música e outros eventos onde haverá a necessidade temporária apenas dos banheiros.

Eles não são conectados a nenhum sistema de tratamento de desejos ou tubulação, então a limpeza se dá através de serviço químico, afim de apenas eliminar o cheiro que se acumula.

E o lavabo, o que é?

O lavabo é apenas um lugar onde você encontra vaso sanitário e pia. A ideia é que a pessoa possa fazer suas necessidades e uma higiene rápida, porque não há chuveiro ou banheira.

Normalmente ele se encontro próximo a entrada das casas, com o objetivo de que os visitantes o utilizem assim que chegarem, sem a necessidade de utilizarem o banheiro próprio da família!

Também é comum em áreas de lazer como espaços de churrasqueiras, piscinas e outros locais onde a pessoa não irá tomar banho, apenas fazer o uso do vaso e pia para lavar as mãos, por exemplo.

Perguntas e respostas

Toda casa precisa ter lavabo?

Não. Na verdade, ao menos no Brasil, a maioria das casas contam apenas com um único banheiro, que cumpre tanto a função de lavabo quanto a função de uma higiene um pouco mais aprimorada, que envolva banho e afins!

Na verdade o lavabo existe apenas em construções maiores onde há espaço para a sua construção e também a proposta de separar o banheiro social daquele de uso comum.

Qual a importância do banheiro família?

Normalmente crianças pequenas e bebês precisam de mais espaço para fazerem as suas necessidades, e estão sempre acompanhados dos pais. Sendo assim, mantê-los nos banheiros comuns não é uma boa ideia, porque ocuparia mais espaço do que o necessário e atrapalharia os outros usuários dos banheiros públicos comuns.

É melhor usar a sigla WC ou separar por gêneros?

Claramente é melhor separar por gêneros, já que o significado de WC não condiz com o entendimento da maioria das pessoas no Brasil e acaba facilitando que haja uma série de confusões absolutamente desnecessárias, então é melhor separar por gênero mesmo.

Ultimamente tem surgido algumas ideias estranhas de você ter um banheiro comum, ou seja, não separados por gênero e isto ocorre em meio ao avanço da chamada ideologia de gênero que não reconhece a diferença entre os sexos. Essa ideia é absurda não deve ser acatado nem por órgão público ou privado.

Se eu colocar um chuveiro em lavabo ele deixa de ser lavabo?

Sim. Neste caso ele passaria ser o que chamamos de banheiro social. Lavabo é aquele que não tem chuveiro, normalmente apenas uma pia para lavar as mãos e o vaso sanitário. Se você acrescentar ali o chuveiro você teria exatamente o que existe na maioria das casas que é o banheiro social.

Qual o tamanho mínimo de um lavabo?

Como ele é um espaço para usos específicos e terá utensílios bem definidos, creio que o tamanho mínimo dele deva ser o suficiente para caber um vaso sanitário e um lavatório de mãos. Contudo, é muito importante levar em conta às necessidades das pessoas, que obviamente não são as mesmas.

Pessoas de grande estaturas, obesos ou pessoa com deficiência poderá requerer espaços mais amplos a fim de atender suas condições. Enfim, falar em tamanho é sempre algo complicado e precisa observar vários aspectos.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade