Dicas e informações sobre casa e construção

Compensa financiar casa ou apartamento?

Comprar imóvel financiado é uma boa alternativa? Será que compensa financiar casa ou apartamento? Quais as principais características desta operação que uma pessoa precisa saber?

Financiar casa ou apartamento pode até ser uma boa opção, e acredito que a decisão não seja assim tão difícil de ser tomada, mas deve-se avaliar primeiramente se compensa tal financiamento e para essa avaliação muitos fatores devem ser analisados, como por exemplo os fatores pessoais de cada família, situação financeira, entre outros assuntos, e pode ser que em alguns casos possa compensar e em outros casos não, portanto é uma resposta um pouco difícil de responder sem prévia consulta.

Na maioria dos casos é possível afirmar que vale a pena financiar um imóvel sim, especialmente nos últimos anos quando as condições de financiamentos melhoraram bastante no Brasil, embora ainda não seja exatamente um quadro ideal onde se possa fazer um planejamento sem preocupações, a taxa de juros continua crescendo no quesito moradia.

De acordo com a (Abac) Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios há mais R$ 96 bilhões prontos para serem usados por cotistas que ainda não escolheram seus imóveis, e atualmente existem 887.500 participantes ativos.

O modelo reúne pessoas em grupos para fazer uma poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços, não existem juros, e nem entradas ou intermediárias, a formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central, o valor do bem ou do serviço é diluído em um prazo determinado e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período, mensalmente a administradora contempla por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou serviço contratado, até que todos sejam atendidos. ( Fonte: www.extra.globo.com - Imóveis-)

Quando vale a pena financiar um imóvel?

Acredito valer a pena financiar um imóvel quando uma família que não possui a casa própria ainda consegue honrar as suas despesas básicas e mesmo assim guardar um capital para não ter que depender do compromisso de pagar aluguel mensal a vida toda.

Eu particularmente já paguei aluguel durante muito tempo e sei que não é o tipo de coisa que traga benefícios no que diz respeito à investimento de longo prazo, financeiramente não é um bom negócio, e ao mesmo tempo você acaba não tendo muita tranquilidade uma vez que a qualquer momento pode ser obrigado a desocupar o imóvel se o mesmo não for quitado em dia.

Em situações como esta pensar em comprar uma casa própria através de financiamento acaba sendo a melhor alternativa, uma vez que em muitos casos praticamente o valor que você paga de aluguel é basicamente o valor que irá pagar em parcelas, sem contar que no caso do imóvel financiado quando terminar de pagar você ficará com o mesmo, ou seja estará pagando algo que será seu próprio, diferentemente do aluguel, que você poderá morar 50 anos numa casa e ao final desse período a casa ainda assim não será sua.

Resumidamente, vale a pena financiar quando:

  • Você paga aluguel e entende que não é a melhor opção e que gostaria de ter a casa própria;
  • A situação financeira permitir fazer um compromisso de longo prazo com o pagamento das prestações da casa própria;
  • Houver linha de crédito disponível com taxas de juros razoáveis e demais condições em padrão aceitáveis de mercado
  • Houver estabilidade de emprego e renda que dê garantia e segurança para assinar um contrato de financiamento de longo prazo.

Quando não vale a pena financiar um imóvel?

Embora seja bastante atrativa a ideia de fazer um financiamento e investimento a longo prazo para se obter a tão sonhada casa própria, é preciso levar em consideração que haverá casos em que talvez não seja o momento para tal negócio, e para isso eu acredito que cada pessoa, cada família precisa avaliar se realmente tem como administrar o compromisso financeiro da compra do imóvel próprio. Não é nada atrativo fazer um financiamento quando as condições de compra lhe obrigam a pagar taxas de juros muito altas, como pode acontecer em algumas situações, taxas de juros caras e abusivas podem tornar o valor das prestações muito além do custo real do imóvel.

As vezes vale a pena guardar um pouco de dinheiro em uma poupança por exemplo para comprar no futuro um imóvel mais barato à vista, do que fazer um negócio com um preço mais alto onde você no final das contas irá pagar muito mais do que vale aquele bem. Na verdade cada pessoa precisa refletir e planejar qual é o melhor momento de fazer esse investimento e se é viável fazê-lo. Creio que os motivos acima mostrados possam ser úteis nesta avaliação.

Resumidamente, não vale a pena financiar quando:

  • Apesar de pagar aluguel, você entende que é a melhor alternativa. Há especialistas que defendem que economicamente, pagar aluguel não é tão ruim assim e que pode ser melhor do que comprar a casa própria;
  • As linhas de crédito disponíveis não oferecer taxas de juros adequadas ou condições que justifique tal operação;
  • Não houver condições de comprovação de renda, bem como valor de entrada para a compra do imóvel. Lembre-se que os bancos, especialmente a Caixa, não financiam 100% do imóvel.

Por Casa Dicas. Revisão: Carolina dos Santos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade