Dicas e informações sobre casa e construção

Pintura de paredes internas e externas. Dicas

Veja algumas dicas para quem pretende pintar a própria casa, como aplicação de textura e grafiato, massa corrida, salvador reuso de tintas baratas. Confira as dicas a seguir.

A pintura de uma casa é um processo que muitas pessoas se arriscam fazer por conta própria e não fazem a contratação de um profissional de pintura. Eu mesmo fui um deles, afinal, quando estava terminando a minha casa o orçamento já havia estourado muito, então a parte da pintura eu mesmo resolvi fazer visando economizar um pouco de dinheiro. Com isso tive que aprender várias coisas, muitas delas aprendi na prática com o próprio erro. Sendo assim, segue algumas dicas para amadores de pintura.

Massa corrida

Antes de fazer pintura nas paredes internas o ideal é você nivelar as paredes com massa corrida, este processo é tão importante quanto a própria pintura e com a sua aplicação a parede fica lisinha e além de absorver melhor a tinta, terá um resultado final mais agradável.

Massa corrida interna e externa

Um fato importante a se considerar é que existem massa corrida para ser aplicado nas paredes internas e outro tipo que é chamado de massa acrílica que deve ser usada para paredes das áreas externas.

A diferença entre elas está na sua resistência, uma vez que a área externa recebe incidência de sol, chuva e outros fatores naturais que exigem um produto de maior resistência. Já na parte interna, o produto é um pouco mais maleável, sendo inclusive mais fácil de aplicar, lixar e dar acabamento.

Textura e grafiato

Nas paredes externas geralmente não se aplica massa corrida, mas atualmente é muito comum o pessoal aplicar textura ou grafiato para dar um acabamento melhor do que o simples reboco como era comum até então. Se você não tem muita habilidade, eu recomendo você aplicar textura na parte externa ao invés do grafiato. A razão para isso é que a textura é mais fácil de aplicar, enquanto que o grafiato exige um pouco mais habilidade e como a área externa pode ser muito grande, você teria muito trabalho a fazer se optar por grafiato.

Selador

Quando você for pintar uma parede que estiver direto no reboco se ela for nova, aplique primeiro uma demão de selador para depois fazer aplicação da tinta. O selador além de ser mais barato, ele tem a função evitar que você consuma muita tinta depois da aplicação, já que a primeira demão acaba sendo sugada pela parede.

Tintas baratas

Cuidado com tintas baratas, pois a sua aplicação pode ser mais difícil do que uma tinta de boa qualidade, isto é, você terá que dar mais demãos e terá de usar pouca diluição para produzir resultado similar. Tanto nas paredes internas, como nas paredes internas, vale a pena gastar um pouquinho mais e comprar uma tinta de qualidade pois seu rendimento também compensa. Não precisa ser nem as tintas de primeira linha, mas precisa ter qualidade. Eu usei a linha Rende Muito da Coral e confesso que gostei do resultado.

Cores

Um detalhe muito importante é a escolha correta das cores que você irá usar para pintar as paredes da sua casa. Nas paredes internas o ideal é usar cores bem claras para garantir que você consiga depois uma boa iluminação interna. Nas paredes externas é possível usar tons mais escuros, mas eu não gosto de cores muito escuras e acabei optando por tons bem claros também na parte externa. O ideal é usar uma paleta de cores para fazer uma boa combinação e assim conseguir um resultado adequado.

Tinta lavável

Existem alguns tipos de tinta que são conhecidos como lavável, esse tipo de material é muito indicado para ser aplicado em áreas que podem receber a maior umidade ou mesmo quando você deseja uma pintura de uma qualidade superior em toda a casa.

A tinta lavável permite que você possa por exemplo, passar um pano molhado na parede, para tirar marcas de mãos e outras sujeiras superficiais, sem danificar o remover a tinta da parede. O preço dessa tinta é geralmente mais alto do que a látex fosco comum, porém o custo benefício é muito alto e a qualidade final da pintura também é bem mais elevado.

Papel de parede

O papel de parede um recurso que muitos decoradores utilizam para dar contraste em um ambiente, especialmente quartos, escritórios e salas. Com ele é possível você fazer a pintura comum nas paredes e um quarto e uma delas você aplicar o papel de parede, geralmente em cores mais escuras para fazer um contraste bacana com a pintura. Papel de parede não é pintura e deve ser fixado em cima de uma parede já pintada.

Teste fácil

Recentemente descobri que já foi lançado os chamados “teste fácil” que é uma ideia muito bacana para escolher a cor da tinta que você quer usar na parede da sua casa. No passado tínhamos que comprar 1 litro de tinta para testar e se você não gostasse da tinta, perderia o litro inteiro. O teste fácil é uma bisnaguinha bem pequena que vem com uma quantidade suficiente para você aplicar na parede e verificar se aquela cor é a desejada. Se não for, pelo menos você não perde a tinta, evitando assim o desperdício. Eu usei essas bisnaguinhas durante a reforma da minha casa onde queríamos testar algumas cores, salvo engano paguei R$15 em cada uma, o que é bastante acessível e dá a possibilidade de você fazer vários testes até encontrar a cor desejada.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade