Dicas e informações sobre casa e construção

Mitos e verdades na compra de uma casa

Encontrar uma casa para comprar exige muita paciência. Será que isso é mito ou verdade? Avaliar o valor do imóvel é difícil! Financiar uma casa é fácil! Veja essa e outras verdades e mitos

Estamos todos familiarizados com o caminho que você deveria seguir como adulto.Primeiro você vai para a faculdade para conseguir um emprego.Após a formatura,você começa a trabalhar e a viver sozinho pela primeira vez.Depois de alguns anos economizando,é hora de comprar uma casa para que você possa começar a se acalmar.É uma rotina que dificilmente é questionada, embora haja várias razões pelas quais o aluguel pode bater a compra de uma casa.                                                                                                   A atividade de comprar uma casa está rodeada de alguns mitos e verdades que ouvimos por aí e embora não seja corretor de imóveis, tenho experiência de quem comprou de quem vendeu e portanto gostaria de oferecer algumas dicas relacionadas ao processo de compra de uma casa, separando aquilo que de fato é verdade daquilo que mais parece com mito.

Encontrar uma casa exige paciência

Verdade. Encontrar uma casa exige bastante paciência, especialmente quando você tem um imóvel muito bem definido como proposta. Passei por isso por um bom tempo e como sabia muito bem o tipo de casa que queria comprar, confesso que foi bastante complicado o processo de busca e avaliação, que no final das contas acabei não encontrando o imóvel que precisava.

checagem descanso paciência

Comprar uma casa é fácil

Mito 1: possuir uma casa é sempre melhor do que alugar

Quando você esta crescendo pode ter sido dito a você que comprar é uma jogada financeira melhor  do que jogar dinheiro fora em aluguel.É um conselho comum que é dado com frequência e muitas pessoas seguem esse conselho sem questioná-lo ou tentar validar seu nível de verdade.

Na realidade,comprar ou alugar pode ser melhor para você, mas depende da sua própria situação. Existem várias perguntas que você deve fazer a si mesmo durante uma decisão de compra versus aluguel, incluindo:

  • Quanto tempo você planeja morar na casa?Em geral, você precisará possuir a casa por pelo menos 5 anos,a fim de compensar os custos de compra e venda.Se você planeja estar lá por menos de 5 anos,o aluguel é provavelmente a melhor escolha devido aos custos de transação envolvidos na compra e venda.
  • Você quer as responsabilidades de possuir uma casa? Possuir uma casa pode dar muito trabalho e leva tempo.Você pode ou não querer lidar com coisas como manter a casa ou o quintal.
  • Quanta flexibilidade você precisa?O aluguel lhe dá mais flexibilidade para viajar e se mover.Você não precisará esperar e vender uma casa antes de poder se mudar.

Mito 2:Se encontrar um imóvel não é fácil, comprá-lo também não. Muita burocracia, análise de documentação,negociação com o proprietário e corretores, sem contar a dificuldade que é avaliação de preço e condições do imóvel. Naturalmente que existem exceções mais de boa parte dos casos o processo de compra é complicado e exige muita calma e sabedoria para tomar a decisão certa.

Mito 3: Comprar uma casa é um investimento sem risco

A propriedade é geralmente considerada um investimento seguro pelo público em geral.Enquanto o valor do imóvel geralmente aumenta durante um longo período de tempo,ainda há algum risco envolvido na compra de uma casa.Não apenas você corre o risco de diminuir os valores de propriedade, mas também há o risco de grandes despesas imprevistas de manutenção ou reparo.

Mito 4: Alugando significa que você não precisa pagar impostos imobiliários e seguro residencial

Uma das razões pelas quais as pessoas às vezes presumem que alugar é mais barato do que comprar é porque acham que não terão que pagar impostos sobre a propriedade ou seguro residencial se alugarem.Embora os locatários não paguem diretamente esses custos,os locadores os considerarão como sendo o preço que cobram pelo aluguel,o que significa que os locatários ainda estão essencialmente pagando o custo.

Também é uma prática recomendada pagar seguro para locatários ao alugar uma casa,para proteger você e seus entes queridos.De fato, algumas propriedades exigem isso.É normalmente muito mais acessível do que o seguro residencial,mas muitas vezes é negligenciado.

Mito 5: Sua casa deve ser seu maior investimento

Embora seja verdade que a casa própria pode ajudá-lo a construir riqueza por um longo período de tempo,existem outros tipos de investimentos que podem lhe dar um retorno melhor.

Uma casa é um lugar para morar.Você deve considerar as implicações financeiras de comprar e possuir uma casa,mas não a veja como um investimento que irá proporcionar sua aposentadoria.

Se você precisar vender sua casa para financiar sua aposentadoria, ainda precisará pagar por um teto sobre sua cabeça.É por isso que é importante que você aprenda a orçar e investir seu dinheiro para que sua casa não seja seu único ativo.

Avaliar o valor do imóvel é difícil

Verdade. Quanto vale de fato uma casa? Esta é uma pergunta difícil de responder e quando você está comprando a tendência natural é mirar em um valor mais baixo do que o que está sendo pedido, mas às vezes não temos muito parâmetros para fazer uma comparação mais sensata do vale real que o imóvel tem.O ideal sempre é observar junto com outras imobiliárias o valor de imóveis que foram vendidos com as mesmas características para tentar determinar o valor médio de imóveis na mesma região e com as mesmas características.

mitos e verdade

Financiar uma casa é fácil

Mito e Verdade. Por verdade devemos considerar o fato de haver bastante opção para financiamento de imóvel nos dias atuais. A Caixa, por exemplo é o maior banco financiador casas apartamentos em outros imóveis no Brasil, então desde que o comprador, proprietário e o imóvel atenda aos critérios definidos o processo de fato não é difícil. Mas é um mito o fato de muitos acreditam que podem financiar uma casa sem passar pela enorme burocracia da avaliação do comprador, do vendedor e sobretudo do imóvel que servirá de garantia para financiamento.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade