Dicas e informações sobre casa e construção

Revestimentos para cozinha, banheiro, fachada e churrasqueira

Veja aqui exemplos e modelos de revestimentos para parede de cozinha, banheiro, fachada de casas áreas de churrasqueira. Conheça os tipos e veja exemplos já aplicados em vários locais.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Os revestimentos são amplamente usados em várias paredes de uma casa. Eles ajudam não só na proteção da parede, mas também no aspecto visual, proporcionando efeitos de decoração e tornando o ambiente mais agradável. Cozinhas, banheiros e área de serviço, por exemplo, tem ainda a necessidade de uso de revestimento pelo fato de serem áreas molhadas o que sugere o revestimento para evitar infiltração, bem como permitir lavar a parede.

Revestimento para fachada

A fachada de uma casa é um local onde muitas pessoas tem usados revestimento como forma de decoração. Geralmente nesses locais não se usa revestir a parede inteira, mas criar faixas, colunas ou locais de destaques, como entorno de portas. Ainda assim há casos em que é possível cobrir toda uma parede da fachada.

Veja aqui exemplos de revestimentos em fachadas de casas

Revestimento para cozinha

Na cozinha geralmente o uso é geral, isto é, normalmente se usa revestir todas as paredes da cozinha, isto porque sabemos que neste cômodo existe o acúmulo de gordura em função do preparo dos alimentos. Com isso é necessário lavar as paredes e isto sugere uma cobertura resistente à água.

Veja aqui exemplos de revestimentos em cozinha

Revestimento banheiro

O banheiro também é um cômodo onde habitualmente se reveste todas as paredes, muito embora recentemente tem se adotado a prática de revestir apenas a área do box. Também é comum usar vários tipos de revestimentos no banheiro para criar efeitos variados com o uso de faixas de pastilhas ou tonalidades diferentes.

Veja aqui exemplos de revestimentos em banheiro

Revestimento para churrasqueira

A área da churrasqueira é também um local propício para o uso de revestimentos nas paredes do seu entorno. Nesses locais também está em alta o uso de revestimento decorados, como mosaicos, modelo retrô, ladrilhos e outros tipos diferenciados para criar um ambiente mais agradável.

Veja aqui exemplos de revestimentos em churrasqueira

Algumas perguntas

Revestimento em pé ou deitado?

Antigamente usava-se bastante o revestimento em pé, isto quando ele tinha um modelo retangular, já que nos modelos quadrados tanto faz. Atualmente com os modelos maiores de revestimento, normalmente eles são colocados na horizontal. Contudo esta é uma discussão que não pode ser definida pelo sim ou pelo não, pois vai depender do projeto e da proposta que você tem para cada ambiente.

Revestimento em meia parede é usual?

Primeiro precisamos entender qual é a finalidade do revestimento. Normalmente ele é usado em áreas molhadas, como banheiro, cozinha, lavanderia e outros. Sua finalidade é, portanto, de proteger a parede contra umidade permitindo assim que possa ser inclusive lavado. Ao colocar e meia parede, especialmente na parte de baixo você atende de certa forma essa questão, mas no caso do banheiro, quando você toma banho toda a parede fica umedecida. Portanto não acredito que seja uma boa alternativa, a menos que você faça um bom tratamento na parede, na parte que não recebeu o revestimento para evitar que ela retenha a umidade.

Revestimento escuro fica bom?

O revestimento em cor escura pode ser útil em alguns ambientes, como banheiros outras áreas. Com tudo isso deve ser feito de acordo com a proposta geral do projeto. Colocar revestimento escuro sem um propósito e sem levar em consideração se ele combina ou não com ambiente pode ser perigoso e trazer resultados não muito desejados.

Revestimento na mesma cor do piso fica bom?

Esta é uma estratégia que pode ser um pouco perigosa e gerar um efeito estético não muito agradável. Normalmente se usa revestimento em cor diferente do piso, claro que combinando um com outro, mas colocar na mesma cor pode não ser a melhor coisa a fazer. Uma boa estratégia é você visitar as lojas de pisos e revestimentos onde normalmente eles têm ambientes decorados com piso e revestimento colocados. Perceba que nesses casos sempre há uma diferenciação de cores.

Revestimento 3D está na moda?

Sim, o revestimento 3D está na moda e deve ganhar ainda há bastante espaço. Inclusive o revestimento de concreto com efeitos 3D bem acentuado tem sido muito utilizado para fachadas de casa, detalhes em paredes de sala e outros ambientes que precisam de muito destaque. É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de estratégia e receber uma orientação de um arquiteto para que seja feito uso correto em locais adequados para não prejudicar a estética do seu imóvel.

Revestimento retrô fica com?

O revestimento retrô pode ser uma boa alternativa, desde que ele esteja combinando com o restante do imóvel. Se você fez uma construção moderna, não tem como você colocar um revestimento retrô. Exceto por alguns detalhes, mas ainda assim com muito cuidado. Portanto eles não devem ser usados de maneira generalizada e normalmente tem que atender a uma proposta que tem que ser definida de acordo com o projeto. Converse com o arquiteto que poderá orientar melhor sobre isso.

Comentários

Veja o que algumas comentaram e deram suas opiniões sobre revestimento de parede banheiro:


A opção mais clássica para o revestimento de parede de banheiro são os azulejos, que permitem muita eficiência no controle da umidade do cômodo, pois reduzem a absorção de água pelas paredes, evitando o descascamento da tinta. Ainda, a limpeza do material é mais simples. Projetos mais atuais, no entanto, têm diversificado mais no revestimento das paredes de banheiro, incluindo porcelanato, granito, mármore e pastilhas coloridas.

A grande desvantagem de revestir o banheiro com um material como mármore, por exemplo, será o custo total, que tende a ser bastante elevado. As pastilhas coloridas, apesar de darem um efeito visual legal, precisam ser colocadas por meio de procedimento de qualidade, sob pena de começarem a "despencar" no cômodo, ocasionando até mesmo risco de acidentes. O granito, por sua vez, pode acabar manchando gravemente em razão do uso ou da colocação proposital ou acidental de determinados produtos, com shampoos, cremes, desinfetantes e detergentes.

Bruna, Porto Alegre, RS


Produto essencial para o banheiro, eu uso a decoração no tipo liso em um banheiro recomendo cores mais claras porque dá uma vida melhor no lugar e mostra sempre que está limpo. O revestimento ajuda também na temperatura do banheiro notei que ficou mais frio e agradável pós a colocação do revestimento, tem ampla variedade de tamanho e modelos de geometria, em um outro banheiro coloquei um modelo tipo quadradinho também ficou excelente lindo e bem decorativo o produto.

Pode ser achado em quaisquer loja especializada.

O produto aguenta bem anos de uso sem demonstrar desgaste basta apenas ter um cuidadinho que aproveitará bastante seu banheiro.

O produto do tipo que é meio crespo é muito bonito porem as vezes eu noto que acumula uns lodos indesejável mesmo limpando e cuidando da mais trabalho do que com o revestimento liso.

Alexandre de Araújo, Recife PE


Revestimento de parede para banheiro, muito bonito e excelente para banheiro, na cor branco quadriculado, muita durabilidade e resistente para o uso no dia a dia, eficaz e praticidade na instalação do revestimento na parede do banheiro.

Revestimento cerâmicas branca, com boa durabilidade e qualidade trazendo ao banheiro mais charme e facilidades, na instalação do revestimento das paredes do banheiro verificar o metrô quadrado do banheiro para a melhor metragem de revestimento ideal para o banheiro.

Super eficiente e alto acabamento cerâmicas super resistentes e fácil instalação e de fácil limpeza, recomendável somente pano macio úmido e detergente neutro para não danificar as partes do revestimento do banheiro com o uso de produtos abrasivos como alvejantes.

Super indico e recomendo.

Adenilton Farias da Silva, Guarujá

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.