Dicas e informações sobre casa e
construção

Vale a pena ar-condicionado multi split para 2 ou 3 máquinas?

Veja uma análise, baseado em minha experiência, sobre a melhor opção de ar-condicionado em casa. Se o uso de aparelhos multi split ou os modelos convencionais.

Uso de aparelhos de ar-condicionado em casa já ocupa boa parte das residências no Brasil e é uma tendência que não deve parar de crescer.

Inicialmente tínhamos os aparelhos de ar-condicionado de janela, mas o modelo que mais se destaca atualmente é o split. Esse nome refere-se a aqueles aparelhos que são divididos em duas partes, sendo a condensadora que fica do lado externo e a evaporadora que fica do lado interno.

Tradicionalmente, o modelo no split usa-se uma evaporadora para uma condensadora, mas existe também a possibilidade de você utilizar os aparelhos multi split, isto é, uma única condensadora para várias máquinas evaporadoras internas.

Existem modelos para 2, 3 ou mais evaporadoras.

Na casa onde eu morava, eu tinha quatro aparelhos de ar-condicionado, todos no modelo tradicional, ou seja, uma evaporadora para uma condensadora. Como vendi minha casa e comprei um apartamento, uma das opções seria utilizar o sistema multi split, pois eles são mais indicados para o uso de apartamento.

No final das contas acabei desistindo da ideia, pois entendi que ela não seria melhor opção para o meu caso. Mas em outras situações pode ser útil.

Vamos analisar abaixo algumas vantagens e possíveis desvantagens dos modelos multi split.

Espaço para instalação

Talvez o maior argumento a favor dos modelos multi split seja exatamente a limitação de espaço externo para instalação das máquinas condensadoras. Esse é o típico cenário de apartamento, especialmente quando ele não tem área técnica e nesse caso é necessário instalar a máquina condensadora na sacada.

Então, ao invés de colocar três ou quatro máquinas externas na sacada, utiliza-se uma só, economizando muito espaço e viabilizando a instalação. Em alguns casos esta é praticamente a única alternativa. Em outros, talvez seja necessário avaliar se é a melhor alternativa ou não.

Como no meu caso havia uma área técnica e ela era relativamente grande, foi possível fazer a instalação das quatro máquinas externas. Mas como comentei acima, em outros casos as vezes isso não é possível.

Custo de aquisição

Se a questão do espaço conta a favor das máquinas multi split, no preço a história é outra.

Entre comprar quatro máquinas isoladas e uma multi split para atender a quatro pontos, vale mais a pena comprar o primeiro. Este foi provavelmente o principal motivo que me levou a adotar as máquinas no modelo tradicional.

Então utilizar máquinas multi split pode ser vantajoso em alguns aspectos, mas não na questão do preço. Elas são bem mais caras se comparado com os preços das individuais somadas.

Custo de instalação

No custo de instalação acredito não haver muita diferença entre um modelo e outro. Talvez seja um pouco mais tranquilo de fazer a instalação do multi split, uma vez que você precisa fixar apenas uma máquina externa.

Fora isso, o restante da instalação segue o mesmo padrão, pois precisa passar as mesmas tubulações e instalar as máquinas internas. Sob esse aspecto não há diferença.

Em caso de defeito

Além da questão do preço que citei acima, o técnico que fez a instalação, fez algumas observações que eu julguei relevantes e me ajudou a tomar a decisão.

Uma delas foi em relação a casos de defeitos na máquina externa. Se você tem quatro máquinas externas e uma delas venha a dar defeito, você fica com as outras três ainda funcionando. Mas no caso do multi split, se a máquina externa der defeito você para todas as máquinas internas e fica sem ar-condicionado.

Este detalhe me fez refletir e a repensar a questão do modelo multi split.

Custo da manutenção

Outra informação muito relevante que o técnico passou para mim foi que a manutenção das máquinas multi split são mais difíceis de fazer. Inclusive, ele citou que em alguns casos ele nem faria sendo necessário remover a máquina e levar para um técnico especializado. Isto obviamente tornaria a manutenção mais cara.

Coisa que não acontece geralmente com os modelos tradicionais que são mais fáceis de fazer a manutenção.

Então caso desse defeito em uma máquina e parar todo sistema de ar-condicionado, poderia ser um problema, mas se isso pudesse ser resolvido rapidamente até que tudo bem. O problema é retirar a máquina, levar para um técnico e isso demorar um pouco. Neste caso eu poderia ficar um bom tempo ser ar-condicionado. Definitivamente este seria um problema e conclui que não valeria muito a pena arriscar.

Conclusão

Assim eu concluo com essa sugestão para que você possa avaliar caso você esteja pensando em instalar os modelos multi split.

Se você tiver condição de instalar os modelos individuais, eu acredito que seja mais vantajoso pelos motivos que citei acima. Se não for possível, ou seja, se o multi split for a única ou a melhorar alternativa, então nesse caso OK.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.