Dicas e informações sobre casa e
construção

Vale a pena trocar casa por apartamento? Vantagens e desvantagens

Veja um relato da minha experiência depois de ter trocado a moradia em uma casa por um apartamento. Listo algumas vantagens e desvantagens que observei nesta troca.

Depois de muitos anos morando em casas, recentemente vendi minha casa e comprei um apartamento. A troca não foi necessariamente uma opção, mas quase uma necessidade.

A venda da casa foi motivada por uma necessidade, o apartamento foi uma escolha. Já que íamos vender a casa, minha esposa e eu concordamos em tentar morar em um apartamento para ver se acostumávamos.

Depois de um tempo já morando aqui no apartamento, gostaria de oferecer a minha opinião se vale ou não a pena trocar uma casa por um apartamento.

De cara posso dizer que isto depende de vários fatores e também de pessoa para pessoa. Portanto o que eu vou colocar aqui é apenas a minha experiência daquilo que eu consigo identificar.

Como existem pontos positivos e negativos, resolvi listar aqui que acredito que seja vantajoso e aquilo que não é vantajoso na troca da casa por um apartamento.

Vantagens de trocar casa por apartamento

Sem quintal para limpar

A primeira vantagem de trocar uma casa por um apartamento fica bem evidente: não ter quintal para limpar. Esse é um argumento que a minha esposa usa bastante e de fato chama bastante atenção. Especialmente no nosso caso que morávamos em uma casa com um terreno de 480 m/2, onde tinha muita grama, uma enorme garagem aberta, e diversas áreas para limpar.

Menos pó e sujeira dentro de casa

Eu não sei se isso aplica a todos os apartamentos, mas pelo menos no nosso caso que moramos no 11º andar, pude perceber que junta sujeira dentro do apartamento.

Quando eu morava na casa térrea, juntava muito pó dentro de casa e era necessário ficar limpando constantemente. No apartamento eu percebi que isso é bem menos, talvez pela altura que eu esteja também.

Segurança

O aspecto segurança eu não notei muita diferença, afinal já morava em uma casa que era dentro de um condomínio fechado. Contudo, para pessoas que moram em bairro aberto, a mudança para um apartamento pode significar bastante em termos de segurança e pode ser notório esta diferença.

Quando eu digo segurança, seja em casa em condomínio ou em apartamento, ela é bastante relativa, mas é melhor do que morar em um bairro aberto.

Vista

Eu costumo pensar que a vista do meu apartamento é um dos pontos mais positivos que eu tenho aqui. No 11º andar você está numa posição bastante alta e consigo ter uma vista bem ampla de parte da cidade, com direito a pôr do sol ou ver a chuva chegando, por exemplo.

É claro que nem todos os apartamentos vão ter uma vista assim, especialmente aqueles que estão nos primeiros andares.

Ventilação

Outro aspecto que me chamou bastante atenção e que eu considero muito positivo e a excelente ventilação que você tem no apartamento. Embora eu tenha colocado ar-condicionado em todos os cômodos, inclusive na sala, na prática basta você abrir as janelas e você tem ventilação muito boa.

A ventilação é um ponto bastante importante pois ela proporciona conforto térmico.

Privacidade

Assim como acontece com a segurança, no apartamento você tem um pouco mais de privacidade em relação à moradia em uma casa em um bairro aberto.

Mesmo no meu caso que já morava em casa de condomínio, não notei muita diferença também, mas acredito que aqueles que veem de bairro aberto podem perceber isso muito claramente.

Custos menores

Embora não faça tanto tempo que estejamos no apartamento, acredito que ele terá um custo bem menor do que eu tinha na casa que morava no condomínio.

Isso inclui o IPTU mais baixo, menos uso de material de limpeza, menos gastos com reformas e manutenção, dentre outros.

No meu caso a taxa de condomínio foi praticamente equivalente ao que eu já pagava anteriormente na casa no condomínio. Mas aqui é necessário fazermos uma observação, pois em muitos apartamentos a taxa de condomínio costuma ser cara.

Isso acontece especialmente em prédios que tem apenas uma torre, isto é, com poucos apartamentos que acabam tendo que ratear todas as despesas e aí o valor do rateio acaba ficando mais alto. Fique atento a isso.

Desvantagens de trocar casa por apartamento

Mas nem tudo são flores. Na troca da casa por um apartamento eu pude perceber também diversas desvantagens que precisam ser levadas em conta na hora de tomar essa decisão.

Espaço apertado

O primeiro deles e talvez um dos mais evidentes seja a questão do espaço. Como eu disse, eu morava em uma casa com um terreno muito amplo e a construção também era ampla. Portanto no meu caso, espaço não era problema.

O apartamento que eu comprei é relativamente grande, mas ainda assim é um espaço bem mais apertado. Mas em geral os apartamentos têm sido construídos com plantas muito pequenas isto realmente é um item que você precisa considerar bastante.

Limitações de uso

Além do tamanho, existem limitações quanto a forma de você usar um apartamento e isso pode ser um problema para algumas pessoas.

Por exemplo: em um apartamento de 50 ou 60 m/2, fica difícil pensar em fazer uma festa, reunir os amigos ou a família no final de semana para um almoço.

A saída para casos assim geralmente eu uso dos salões de festas ou área churrasqueira que tem muitos empreendimentos. Contudo, como são espaços comunitários, nem sempre você poderá usar.

Limitação com reformas

Se existem limitações quanto ao uso, existem também limitações quanto à reformas. Pelo menos foi o que eu percebi pois no meu caso eu precisei reformar o apartamento, uma vez que ele foi entregue pela construtora naquele padrão sem acabamento.

Fica muito limitado a fazer furos nas paredes, fazer modificações adaptações no apartamento, incluir mais tomadas, maior dificuldade para instalação de ar-condicionado, dentre outros.

Elevadores / escadas

Os elevadores podem ser problemas em alguns momentos, especialmente quando você está fazendo a reforma e precisa utilizar bastante eles para transportar materiais construção. É bem trabalhoso fazer isso precisa de muita paciência.

Outra situação é quando você está com um pouco de pressa e precisa ficar esperando elevador. As vezes ele pode demorar um pouquinho e no dia a dia isto acaba impactando um pouco. Problema este que você não teria se estivesse morando em uma casa onde poderia sair com muito mais facilidade.

Para aqueles apartamentos que não tem elevador problema é outro: a escada. Nesse caso o problema não é a demora e sim o esforço físico que você precisará empregar para descer e subir, especialmente quando tiver filhos pequenos para carregar, estiver com compras ou outros objetos.

Barulho

Por fim e não menos importante existe a questão do barulho. Esse tem sido meu principal problema e a minha maior queixa de trocar a casa por um apartamento.

Primeiro que você tem os barulhos comuns na própria edificação como reformas no andar de cima ou coisa desse tipo. Mas isto é pouco, especialmente no meu caso o maior problema com barulho é o que vem de fora.

Moro próximo do anel viário da minha cidade onde passa carros, caminhões e motos com muita frequência. Tem uma oficina de caminhão lados, sem contar alguns bares que promovem uma certa bagunça nos finais de semana.

Se você mora em uma casa próximo a esses locais, as demais edificações de certa forma funcionam como uma barreira e atenuam um pouco barulho. Mas no 11º andar você está numa altura onde não há obstáculos e esses barulhos ficam muito evidentes.

Conclusão

Minha conclusão é a seguinte: Hoje, eu não trocaria a casa que tinha por apartamento. Inclusive já penso em fazer o caminho de volta, isto é trocar o apartamento por uma casa, talvez menor do que a que eu tinha. Já minha esposa não tem dado sinais que compartilha esta mesma ideia.

Sei que cada caso é um caso. Dependo da casa que você mora e do apartamento para onde irá morar, a troca pode ser excelente.

Eu desejo boa sorte e espero ter contribuído um pouco com minha experiência.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.