Dicas e informações sobre casa e construção

Apartamentos na praia, vale a pena ter um para temporada?

Veja algumas dicas para quem pretende comprar um apartamento na praia para moradia, temporada ou locação. Será que vale a pena ter um para temporada ou para moradia?

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Um apartamento na praia, belas vistas, praia bem próxima, descanso e tranquilidade. Estas são as imagens que passam pela nossa cabeça quando pensamos comprar um apartamento na praia para moradia ou para uso em temporadas. Mas será que vale a pena investir em imóvel em uma cidade litorânea, veja abaixo algumas dicas para quem pretende fazer esse tipo de investimentos.

Apartamento para moradia na praia

Se a sua pretensão é comprar um apartamento na praia para mordia é preciso avaliar em primeiro lugar se você pretende mesmo morar lá. Lembro-me da história do meu sogro que sempre gostou muito de praia e em certa ocasião resolveu comprar um apartamento na Praia Grande e depois de certo tempo alugou a casa que tinha no interior e vou morar na praia. Ele ficou mais ou menos 2 meses lá e voltou. O motivo? Não tinha nada para ele fazer lá e aquela imagem de descanso e tranquilidade logo deu lugar ao tédio e descobriu que praia era muito bom para finais de semana e temporada apenas.

  • Vantagem: Você mora na praia e se você gosta disso, então está no lugar certo. Como muitas pessoas deslocam de várias partes do estado ou do país para ir à praia, significa que morar em uma cidade litorânea já é meio caminho andado e teria ainda um fator positivo que é o fato de você não ter que gastar com viagens e arcar com os custos de aluguéis de temporadas que geralmente são altos.
  • Desvantagem: Pode ser útil para lazer, mas em muitos casos não é bom para trabalho ou mesmo em muitas cidades não há boa infraestrutura para residentes permanentes. Uma coisa é você visitar a praia no final de semana ou um período de férias, outra é morar lá. O dia a dia é diferente de período de temporada e você precisa avaliar a infraestrutura da cidade, opções de trabalho que normalmente são escassos em muitas cidades litorâneas, dentre outros itens que precisam ser considerados.

Apartamento para uso próprio em temporada

Mas vale a pena ter um apartamento na praia para usá-lo nos finais de semana, em feriados prolongados ou para passar férias. O inconveniente disso são os custos com condomínio e manutenção por um imóvel que ficará maior parte do tempo fechado. Vale ainda observar que você terá um capital investido ali e exceto a questão da valorização do imóvel, ele não dará retorno. Então este tipo de compra é ideal para quem pode comprar e quer usar o apartamento como investimento e claro aproveitar dele nos momentos oportunos.

Praia de Peruibe em são Paulo

  • Vantagem: Você aproveita o melhor dos dois mundos, como trabalho e dia a dia na sua cidade e lazer nos finais de semana ou períodos de férias, por exemplo. De fato esta é uma alternativa bastante interessante para aqueles que podem manter uma casa um apartamento na praia. Você não fica dependente de encontrar ou não um imóvel para o período que você deseja, pois sempre vai ter a garantia sua casa ou apartamento estará lá disponível para quando você precisar usar.
  • Desvantagem: Manter um apartamento fechado é complicado em alguns casos, pois há custo com condomínio, sem contar o valor investido no imóvel que fica parado. De fato o custo para manter um imóvel nesses casos precisa ser levado em consideração e em muitos casos pode ser uma desvantagem muito grande. A menos que você use com bastante frequência, mas se for apenas para períodos curtos pode não ser tão atrativo assim.

Apartamento para aluguel de temporada

Já a compra de um apartamento na praia para aluguel de temporada é uma alternativa que precisa ser melhor avaliada se vale a pena ou não. Diferente do exemplo anterior, aqui além do fator investimento você terá o lucro imediato com os aluguéis. Mas muitas coisas precisam ser consideradas, como o tipo de pessoa que você alugará, especialmente para apartamentos novos ou de padrão mais elevado, onde o mau uso poderia causar mais prejuízo do que lucro. Além disso existirá os custos de limpeza que precisará ser feito sempre que um inquilino deixar o imóvel, custo com anúncios e propagandas, manutenção, sem contar a administração dos aluguéis que dependo de onde você morar terá de ser feito tudo a distância, via telefone e internet.

  • Vantagem: Pode ser uma alternativa interessante visto que a demanda por aluguel de apartamento na praia é altíssimo e em altas temporadas você só consegue alugar se for com bastante antecedência. Neste caso é muito importante levar em consideração a localização do imóvel, como por exemplo uma cidade que seja bastante procurada por turistas para períodos de férias e que tenha uma boa praia por perto.
  • Desvantagem: Todo aluguel pode causar algum tipo de dor de cabeça, seja na depreciação do imóvel por má uso, problemas com certos inquilinos, limpeza, logística de entrega e recebimento das chaves, entre outros. Com o surgimento de aplicativos de aluguéis de temporada como é o caso do Airbnb, isso fica um pouco mais fácil mas ainda assim há pontos críticos para serem analisados que podem variar de caso a caso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.