Dicas e informações sobre casa e
construção

Vale a pena substituir o piso das áreas molhadas em apto?

Ao receber o apartamento da construtora temos a opção de manter o piso e revestimento das áreas molhadas ou podemos optar por trocar. O que compensa fazer?

Aqueles que compraram apartamento na planta o que pretendem comprar, já sabem que o apartamento é entregue faltando bastante coisa. Para ser mais exato, podemos até dizer que ele não está terminado, e isto é mais verdadeiro se considerarmos que acabamento faz parte do próprio apartamento.

O que acontece é que os apartamentos são entregues pela construtora com os itens essenciais apenas, isto inclui as pias do banheiro e da cozinha, pisos e revestimentos nas chamadas áreas molhadas, como cozinha e banheiros, por exemplo.

Como os apartamentos são entregues

O fato dos apartamentos serem entregues sem acabamento ou com acabamento em algumas partes apenas, ocorre pois a entrega deles precisa ser considerada para efeitos de habite-se da prefeitura.

Isto é, o apartamento precisa estar habitável, caso contrário a prefeitura não vai expedir o habite-se.

Então, a estratégia das construtoras é fazer um acabamento mínimo para que o habite-se seja expedido, cabendo ao novo proprietário, ou seja, ao comprador do apartamento, fazer a reforma final.

Esse acabamento mínimo pode ser sintetizado da seguinte forma:

Pia nos banheiros e cozinha

Os banheiros e a cozinha já vêm com as pias instaladas, com t. Evidentemente que é um item essencial para moradia e isto as construtoras já entregam.

Normalmente é uma pia bem simples e a torneira também, mas eles entregam com esses itens instalados e funcionando.

Vaso sanitário

O vaso sanitário nos banheiros e lavabo, quando houver, também já vem instalado e funcionando normalmente. O vaso sanitário também é um item básico e essencial para a moradia e, portanto, este item vem OK.

Pisos

O piso também já vem colocado nas chamadas áreas molhadas que inclui a cozinha, banheiros, lavabo, lavanderia e sacada.

Normalmente as construtoras colocam um piso mais simples e geralmente branco, mas ele já vem colocado e fica a seu critério manter ou substituir posteriormente.

Revestimentos das paredes.

Assim como o piso, revestimento também já vem colocados nas chamadas áreas molhadas, mas apenas em algumas paredes.

Normalmente no banheiro vai existir revestimento na área do box. Na cozinha, em cima da pia e na sacada, se houver pia, as vezes pode ser que tenha também o revestimento.

Mas esse item pode variar bastante de empreendimento para o empreendimento e de construtora para construtora.

Substituição do piso e revestimento nas áreas molhadas

Bem, acima fiz um panorama de como os apartamentos normalmente são entregues. É possível você optar por manter os itens que já estão colocados ou fazer a substituição deles.

Abaixo apresento algumas possíveis vantagens e desvantagens neste processo.

Vantagens da substituição

A principal vantagem de você substituir os pisos e revestimentos das áreas molhadas e poder aplicar o mesmo material que usou no restante do apartamento.

Como já foi citado acima, normalmente os pisos que a construtora deixa nas áreas molhadas e branco e obviamente que talvez você não queira colocar piso branco no restante do apartamento.

Se você for colocar um piso diferente do restante do apartamento, muitas pessoas optam por retirar o piso que as construtoras deixam e assim colocar o mesmo piso em todo o apartamento para ficar mais uniforme esteticamente e mais agradável.

Então além do fator estético, existe também a questão da própria valorização do imóvel, pois em caso de venda você terá uma valorização melhor se tiver uma colocação de piso mais uniforme.

Possíveis desvantagens

Como possíveis desvantagens podemos citar a questão do custo que vai ser elevar bastante, uma vez que você terá de retirar o piso colocado e depois colocar outro. Haverá o custo de retirada do piso, compra e colocação do outro piso.

Além disso, existe um fator importante especialmente aplicado aos banheiros que é a impermeabilização. Se você retirar os pisos, precisará fazer uma boa impermeabilização novamente antes de colocar os novos pisos para que a água do chuveiro, por exemplo não filtre para o apartamento de baixo.

Eu citei o banheiro, mas a impermeabilização precisa ser feita em todos os cômodos das áreas molhadas, ou seja, cozinha, lavanderia, sacada e banheiros. Principalmente nos banheiros.

Além da questão do custo e essa questão da impermeabilização, existe obviamente todo o trabalho que dá para fazer isso, uma vez que você vai ter que tirar muito entulho do apartamento. Tirar entulho de apartamento é mais complicado do que se fosse em uma casa.

Conclusão

A opção por manter os pisos e revestimentos no apartamento como a construtora deixa ou fazer a substituição dele é obviamente de cada pessoa.

Aqueles que preferem gastar menos vão tentar manter o que já está, o que faz bastante sentido do ponto de vista econômico.

Aqueles que pensam em uma melhor valorização do imóvel e especialmente em uma reforma mais ampla, certamente vão pensar em substituir.

Há vantagens e desvantagens em cada uma das abordagens e além dos pontos que observei acima é preciso ver também a qualidade dos produtos que a construtora deixou. Se for de boa qualidade as vezes não compensa trocar.

Em um apartamento que compramos, fizemos uma boa reforma e nele optamos por manter o piso nos banheiros e trocar na cozinha, lavanderia, sacada e lavabo. No nosso caso fez bastante sentido esta abordagem e pode ser que sirva de modelo para outras pessoas também.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.