Dicas e informações sobre casa e construção

Posição do sol influencia no preço de uma casa?

Como o sol poderá influenciar no preço de uma casa ou apartamento? Veja um exemplo de Nova Iorque a a nossa realidade aqui no Brasil nos projetos de casa em relação a posição do sol.

O sol é um dos elementos vitais para a vida humana, animal e vegetal na terra, precisamos dele para várias coisas e sua influência na vida das pessoas é muito grande. Será que o sol influencia também no mercado imobiliário a ponto de provocar alteração no preço de uma casa ou apartamento, por exemplo?

Um exemplo de Nova Iorque

Nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque parece que sim, pelo menos é o que podemos ler nesta notícia da Folha que mostra que em Nova Iorque o lado da rua que bate sol custa mais caro. É uma lógica que faz sentido considerando que a notícia faz referência a uma região muito comercial e me parece que aplica-se apenas a este caso. Por outro lado pode ser também que o fato da cidade ter invernos bem mais rigorosos que o nosso também venha causar esta influencia maior nos preços.

E no Brasil?

No Brasil não conheço casos específicos e generalizados de que o sol venha a influenciar nos preços de casas, mas creio piamente que em situações pontuais há uma influencia sim, principalmente nos últimos anos que temos notado uma sensível elevação da temperatura e como sabemos o sol é o grande responsável pelo calor na terra.

Lado do sol

Imagine uma casa onde os quartos recebem o sol da tarde. A consequência disso é o calor noturno no ambiente de dormir, isto traz desconforto, já quem em uma noite muito quente é mais difícil dormir e a falta de sono trazem muitos problemas para a saúde, sem contar que nos atrapalha no trabalho, estudos e outras atividades cotidianas.

Mas o sol é importante em uma casa, como por exemplo na lavanderia e área de serviço, por isso ao criar o projeto de uma casa é preciso levar em conta o fator sol e pensar de que forma elaborar a planta da casa para evitar problemas como ele a ponto dele influenciar o valor do imóvel no futuro.

Veja aqui os fatores que influencia no preço dos imóveis.

Manta térmica

Quando não for possível evitá-lo ou minimizar sua ação sobre a casa, uma alternativa é colocar a manta térmica no telhado, pois ela bloqueia os raios solares e impede a absorção do calor dentro da casa. É uma alternativa que pode não resolver todos os problemas, mas certamente ajudará bastante no conforto térmico interno.

Sol da tarde ou pôr-do-sol

Recentemente conversando com um colega que é corretor de imóveis, ele me disse que atualmente eles têm usado o termo pôr-do-sol ao invés de sol da tarde, como uma estratégia mais amigável na venda de apartamentos.

Como todos devem saber, no caso de apartamentos, aqueles que recebem a incidência do sol da tarde tende a ser os menos procurados e por isso essa mudança de nomenclatura tende a oferecer um ponto positivo e de certa forma atenuar o lado negativo de ter a incidência do sol da tarde nas janelas do apartamento.

Inverno e verão

Mas um fator importante a considerar é que os efeitos do sol são diferentes dependendo da época do ano. Na época do verão a incidência é muito mais forte em praticamente todas as regiões do Brasil, já no inverno além de você ter menos horas de sol durante o dia, a incidência não é tão direta, isso muda um pouco o reflexo que o sol tem em uma moradia.

Um caso real

Na minha casa, temos um problema com o sol da manhã e não da tarde. Como eu fiz uma porta balcão de vidro na cozinha, de manhã o sol tem uma incidência direta e acaba atingindo não apenas a área gourmet que é aberta, mas também a cozinha que tem essa porta de vidro.

No meu caso, eu teria de criar alguma barreira que impedisse a incidência do sol direto. Já tentei com uma árvore que funcionou bem por um tempo, mas depois por outros motivos tive que remover. Atualmente plantei uma outra árvore que não está crescendo na velocidade que eu esperava.

De qualquer forma, influi influenciando direto ou não no preço de um imóvel, uma coisa é certa: O sol tem influência sim na maneira como vivemos e isso de alguma forma vai impactar o interesse ou não por determinado imóvel.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade