Dicas e informações sobre casa e construção

Cozinha com churrasqueira integrada. Vale a pena fazer?

Será que fazer uma churrasqueira ligada com a cozinha é uma boa ideia? Quais as vantagens desta proximidade entre eles para o uso diário ou esporádico nas reuniões de famílias e amigos, almoço do domingo e outras ocasiões.

Ter uma churrasqueira em casa é um recurso bastante comum em boa parte das residências no Brasil. O churrasco é uma das nossas comidas preferidas e embora existam várias formas de preparar a carne, de uma forma ou de outra as pessoas gostam de carne assada, seja para acompanhamento de um almoço ou apenas para reunião com alguns amigos para comer uma boa carne.

Existem vários tipos de churrasqueira, inclusive muitas delas móveis que podem ser deslocados de um local para o outro. Contudo o modelo preferido ainda é o de alvenaria e em alguns casos ela pode ser feita de maneira integrada com a cozinha.

Janela cozinha

Neste artigo iremos analisar esse tipo de churrasqueira quando feito de forma integrada com a cozinha, seus benefícios e alguns pequenos inconvenientes também que ela possa trazer.

Vantagens

As vantagens desse tipo de construção são muito maiores do que os inconvenientes que ela traz, assim, podemos afirmar categoricamente que faz sentido fazer uma churrasqueira integrada com a cozinha e os benefícios serão bastante, mas dentre eles gostaria de destacar alguns pontos

Apoio no preparo das refeições

Ao ter uma churrasqueira integrada com a cozinha, a mesma pode ser usada como apoio no preparo das refeições e assim enquanto você cozinha alguns alimentos no fogão, pode assar outros na churrasqueira. Isto não requer um planejamento muito grande, muito menos reunião de muitas pessoas, dependendo do tamanho da churrasqueira de como ela é projetada, dá para você usar ela como uma extensão do seu próprio fogão. Isto é particularmente útil para pessoas que tem família grande e costuma cozinhar para várias pessoas.

É evidente que você não vai acender a churrasqueira para assar um bife, por isso este uso da churrasqueira com o apoio ao fogão deve ser usada quando você tem um volume um pouco maior de carne para assar ou em um dia específico onde você precisa de um reforço para o fogão.

Pequenos almoços

Com uma cozinha integrada com uma churrasqueira, é possível fazer pequenos almoços ou almoços para poucas pessoas da sua família tendo a churrasqueira como o principal recurso no preparo da carne. Assim você pode usar o fogão para cozinhar uma panela de arroz e paralelamente fazer um pouco de salada, não precisa mais que isso.

Ideal para o almoço do domingo quando você não quer cozinhar muita coisa ou para reunião com os membros da sua família.

Reunião familiar e amigos

Quando você tem uma aglomeração um pouco maior de pessoas com a presença de amigos e outros familiares formando um grupo maior, ter uma churrasqueira integrada com a cozinha também ajuda nesse sentido pois você pode preparar a carne na churrasqueira e usar a cozinha como complemento. Então veja que em um momento a churrasqueira apoia a cozinha, em outro a cozinha apoia a churrasqueira.

Mas para que isso aconteça é necessário que ambos estejam próximos e integrados para dar facilidade de locomoção e permitir mobilidade entre as pessoas que estão no preparo dos alimentos.

Desvantagens

Manutenção integrada

Talvez o único inconveniente desse tipo de integração seja o fato de que ao usar as duas você tem mais coisas para limpar e talvez acumule um pouco mais de sujeira.

É evidente que uma churrasqueira é um convite para juntar pessoas e onde há pessoas, evidentemente acaba sujando mais louça, o chão e outros ambientes que vão precisar de um pouco mais de atenção para a limpeza.

Mas esse é um inconveniente bastante justificável e aceitável, afinal de contas isso faz parte de um processo de reunião de pessoas.

Conclusão

Para concluir responder à pergunta inicial: sim, vale muito a pena fazer uma cozinha com churrasqueira integrada.

Eu fiz isso na minha casa e confesso que o resultado é bastante positivo. Apesar de eu não usar tanto a churrasqueira, nas vezes em que usei a integração é muito boa e permitir de fato você trabalhar com churrasco e comida cozida ao mesmo tempo usando essa facilidade de locomoção, integração e possibilidade de trabalhar com as duas coisas ao mesmo tempo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade